A organização da pré-escola brasileira
Uma análise dos dirigentes dos estabelecimentos privados de ensino em 1989 no XXII CONEPE
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v17i1.15392Palavras-chave:
Ensino privado, Organização da pré-escola brasileira, Conepe, Intelectuais, Constituição Federal de 1988Resumo
Este artigo tem como objetivo debater e fazer um histórico do ensino pré-escolar brasileiro partindo de uma discussão feita pelos dirigentes do ensino privado no XXII Congresso Nacional dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (CONEPE). Para isso focalizamos a conferência “Política, Estrutura e Organização da Pré-escola”, proferida por Fernando Caramuru Bastos Fraga, sendo essa uma das temáticas de destaque desse evento. Esses congressos dos dirigentes de estabelecimento particulares aconteciam desde o ano de 1944, e foram utilizados como forma de articular estratégias para o setor privado na educação a fim de criar consenso em torno de reformas educacionais e da própria conduta dessas instituições frente aos problemas da sociedade brasileira. A composição dos sujeitos desses eventos era heterogênea, desde empresários até membros de grupos religiosos, que com a nova Constituição Brasileira de 1988 buscavam outros espaços de atuação. Nos pautando em Gramsci, Bobbio e Thompson, entendemos os sujeitos presentes nesse processo como intelectuais que atuavam em busca de sua hegemonia na sociedade.
Downloads
Referências
BRUNELLO, Yuri. Hegemonia. In: ALMEIDA, Maria Candida Ferreira de. (org.). Mais definições em trânsito. Salvador: UFBA, 2007.
CONGRESSO NACIONAL DOS ESTABELECIMENTOS PARTICULARES DE ENSINO, 22., 1989, Salvador. Anais [...] Salvador, 1989.
GRAMSCI, Antônio. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011. v. 2.
SAVIANI, Dermeval. Política e educação no Brasil. São Paulo: Ed. Cortez, 1987.
SCARFONI, Eduardo Norcia. Os Congressos Nacionais dos Estabelecimentos Particulares de Ensino – CONEPE (1944 – 1964): a construção do consenso pela continuidade dos subsídios do Estado ao ensino privado. 2012. Dissertação (Mestrado na área de Educação) – Universidade Católica de Santos, Santos, 2012.
SEMERARO, Giovanni. O marxismo de Gramsci. In: A obra teórica de Marx: atualidade, problemas e interpretações. São Paulo: Xamã, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Eduardo Norcia Scarfoni
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.