A organização da pré-escola brasileira

Uma análise dos dirigentes dos estabelecimentos privados de ensino em 1989 no XXII CONEPE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i1.15392

Palavras-chave:

Ensino privado, Organização da pré-escola brasileira, Conepe, Intelectuais, Constituição Federal de 1988

Resumo

Este artigo tem como objetivo debater e fazer um histórico do ensino pré-escolar brasileiro partindo de uma discussão feita pelos dirigentes do ensino privado no XXII Congresso Nacional dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (CONEPE). Para isso focalizamos a conferência “Política, Estrutura e Organização da Pré-escola”, proferida por Fernando Caramuru Bastos Fraga, sendo essa uma das temáticas de destaque desse evento. Esses congressos dos dirigentes de estabelecimento particulares aconteciam desde o ano de 1944, e foram utilizados como forma de articular estratégias para o setor privado na educação a fim de criar consenso em torno de reformas educacionais e da própria conduta dessas instituições frente aos problemas da sociedade brasileira. A composição dos sujeitos desses eventos era heterogênea, desde empresários até membros de grupos religiosos, que com a nova Constituição Brasileira de 1988 buscavam outros espaços de atuação. Nos pautando em Gramsci, Bobbio e Thompson, entendemos os sujeitos presentes nesse processo como intelectuais que atuavam em busca de sua hegemonia na sociedade.

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Biografia do Autor

Eduardo Norcia Scarfoni, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória – ES – Brasil

Pesquisador Bolsista de Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação - (PPGE). Financiamento: Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES/CAPES). Doutor em Educação: História, Politica, Sociedade (PUC-SP).

Referências

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Publicado

02/01/2022

Como Citar

SCARFONI, E. N. A organização da pré-escola brasileira: Uma análise dos dirigentes dos estabelecimentos privados de ensino em 1989 no XXII CONEPE. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 1, p. 0136–0146, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i1.15392. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15392. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos