Educação escolar do Paraguai
Organização, gênero e docência masculina
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.16155Palavras-chave:
Educação paraguaia, Gênero dos docentes, Professores homensResumo
Esta pesquisa teve como objetivo identificar e analisar o que foi publicado em forma de livros e artigos científicos no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamentos de Pessoal de Nível Superior (CAPES) sobre o primeiro nível da educação pública paraguaia, com ênfase para as relações de gênero, mais especificamente sobre a docência masculina no Paraguai. O trabalho, de natureza qualitativa, mostrou em seus resultados que o professor homem inicialmente era presença predominante na docência do Paraguai, porém este fator foi mudando ao longo dos anos, com o direito ao acesso à educação para as mulheres. Houve a feminização do magistério, e atualmente à docência masculina está em maior proporção na zona rural. Até o momento de finalização do presente estudo foi percebida a ausência de referenciais teóricos que abordem à docência masculina no país.
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