Evidências de validade de conteúdo da Escala de Atitudes perante as Avaliações Externas aplicadas em larga escala (EAAE)
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v17i3.16191Palavras-chave:
Escala de atitudes, Avaliações externas aplicadas em larga escala, Validade de conteúdo, Avaliação educacional, PsicometriaResumo
Este estudo teve como objetivo desenvolver e verificar as evidências de validade de conteúdo da Escala de Atitudes perante as Avaliações Externas aplicadas em larga escala (EAAE). Esse instrumento foi construído de modo a capturar o que os professores da educação básica pensam, sentem e como se comportam mediante esse tipo de avaliação. Trata-se de um estudo com abordagem quantitativa, estruturado em duas vertentes: avaliação de juízes especialistas com base no cálculo do Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC); e aplicação piloto, realizada com uma amostra da população-alvo. A versão final da escala contou com 30 itens, cujo CVC geral mostrou-se em 0,92, evidenciando sua validade de conteúdo e sinalizando para a clareza de linguagem, pertinência prática e relevância teórica do instrumento. Espera-se que este trabalho abra perspectivas para novas pesquisas, com vistas a dar continuidade ao processo de validação da EAAE e, consequentemente, possibilitar seu uso em estudos sobre avaliação educacional.
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