Os saberes produzidos nos processos formativos em Educação Física para a saúde na escola
O estado da questão
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v17i3.16580Palavras-chave:
Educação física, Escola, Formação, Práxis pedagógica, SaúdeResumo
Este artigo tem por objetivo evidenciar as produções e discussões acerca da temática saúde na Educação Física escolar. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, a partir do levantamento bibliográfico, amparada metodologicamente no Estado da Questão (NÓBREGA-THERRIEN; THERRIEN, 2010). O levantamento de dados foi feito no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tendo como interstício temporal as publicações entre 2004 e 2021. Como resultados, constatou-se mediante análise das produções coletadas a preocupação com a necessidade de ampliar as discussões e reflexões acerca da interface saúde, educação e Educação Física, reconhecendo que uma Educação Física para a saúde no âmbito escolar deve permitir a emancipação dos alunos, favorecendo e estimulando a reflexão crítica sobre a temática saúde. Portanto, entendemos que para que esta problematização seja possível é imprescindível que a formação dos professores impulsione novas reflexões acerca da tematização ampliada da saúde para o desenvolvimento da práxis pedagógica na escola.
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