Atendimento educacional especializado – AEE na educação infantil: entraves e possibilidades.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.1.12204

Palavras-chave:

Educação especial, Educação infantil, Formação de professores, Atendimento educacional especializado, Sala de recurso multifuncional.

Resumo

O trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou compreender o Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil em Dourados/MS. Caracterizada como um Estudo de Caso de cunho qualitativo, a coleta de dados contou com sessões de observação e aplicação de dois questionários diferentes.  Utilizou-se ainda de um checklist para verificar quais os materiais disponíveis para o serviço e as anotações do caderno de campo que registrou as observações. Os resultados apontaram que falta adequação dos materiais oferecidos pelo MEC para o AEE da Educação infantil e a necessidade de mais professores especializados para realizar este atendimento. Concluímos que existe necessidade de maiores investimentos em recursos humanos, tanto para mais contratação quanto para formação.

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Biografia do Autor

Gabriela Machado, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados - MS - Brasil. Doutoranda em Educação.

Morgana de Fátima Agostini Martins, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados - MS - Brasil. Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGEdu. Professora Associada de Educação Especial da Faculdade de Educação.

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Publicado

01/04/2019

Como Citar

MACHADO, G.; MARTINS, M. de F. A. Atendimento educacional especializado – AEE na educação infantil: entraves e possibilidades. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. esp.1, p. 746–759, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14iesp.1.12204. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12204. Acesso em: 28 mar. 2024.