Operacionalização da meta 4 do PNE (2014/2024) no estado do Amazonas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.16626

Palavras-chave:

Implementação, Meta 4, PNE (2014/2024), Educação Inclusiva, Amazonas

Resumo

Os estudos do artigo integram os resultados de uma das categorias da Tese intitulada: A implementação da meta 4 do Plano Nacional de Educação (2014/2024) em 18 Planos Municipais de Educação no estado do Amazonas. Objetivou-se investigar como ocorreram as ações para operacionalizar o PNE no território nacional em consonância/dissonância com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – PNEEPEI (2008). Ao analisar as estratégias para atingir a Meta 4 do PNE, foi possível descobrir se ocorreu ou não a implementação dessa política nos municípios investigados. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica na legislação pertinente e entrevistas semiestruturadas com 25 agentes educacionais. Considerou-se, portanto, que a pesquisa revelou entraves como a ausência de cooperação técnica entre os entes federados, a escassez de salas de recursos multifuncionais e os baixos investimentos de recursos financeiros na educação especial, negligenciando a efetiva implementação das ações previstas pelo PNE (2014/2024).

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Biografia do Autor

Maria Almerinda de Souza Matos, Universidade Federal do Amazonas

Docente do Programa de Pós-graduação em Educação. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial (NEPPD/FACED/UFAM). Doutorado em Educação (UFRGS).

Cátia de Lemos, Universidade Federal do Amazonas

Pesquisadora do CNPq no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial (NEPPD/FACED/UFAM). Doutorado em Educação (UFAM).

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Publicado

01/01/2023

Como Citar

MATOS, M. A. de S.; LEMOS, C. de. Operacionalização da meta 4 do PNE (2014/2024) no estado do Amazonas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023011, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.16626. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16626. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos