Gênero e diversidade na escola e sua interface na formação de professores/as

A experiência do GDE/UFPB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.16681

Palavras-chave:

Gênero, Diversidade, Formação docente, GDE

Resumo

Este texto trata do Curso de Especialização Gênero e Diversidade na Escola (GDE), uma proposta pioneira, de âmbito nacional, destinada à formação de educadoras/es. Inicialmente, recupera a proposta de oferta desse curso de formação docente continuada, situando-a em seu contexto político. Em seguida, apresenta a experiência do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulher e Relações de Sexo e Gênero, do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, em sua primeira oferta, em 2014-2015. Focaliza, então, a experiência recente de sua segunda turma em 2020-2021, no formato à distância, durante o isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19, e descreve seu alunado, suas motivações e expectativas, com base em um questionário aplicado em julho de 2021. Neste momento de ataque aos estudos e às políticas de gênero, especialmente na educação escolar, finaliza argumentando sobre a importância da inclusão da perspectiva de gênero na formação docente.

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Biografia do Autor

Jeane Felix da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Professora Adjunta do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas. Doutorado em Educação (UFRGS).

Maria Eulina Pessoa de Carvalho , Universidade Federal da Paraíba

Professora Titular no Departamento de Habilitação Pedagógica. Pós-doutorado na Universidade de Valencia, Espanha.

Joseval dos Reis Miranda, Universidade Federal da Paraíba

Professor Associado no Departamento de Metodologia da Educação. Doutorado em Educação (UnB).

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Publicado

12/12/2023

Como Citar

SILVA, J. F. da; CARVALHO , M. E. P. de; MIRANDA, J. dos R. Gênero e diversidade na escola e sua interface na formação de professores/as: A experiência do GDE/UFPB. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023127, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.16681. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16681. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos