Burocracia de Médio Escalão e avaliação educacional
Relações entre iniciativas do estado do Ceará e do Governo Federal
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.3.16694Palavras-chave:
Burocracia de médio escalão, Burocracias públicas, Ceará, Avaliação educacional, Política de avaliaçãoResumo
O objetivo deste trabalho é compreender como Burocratas de Médio Escalão cearenses se inserem na relação entre políticas públicas educacionais nacionais e cearenses, com foco no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece), no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Observou-se que a organização da Secretaria de Educação cearense tem estrutura “semi-horizontal”, permitindo autonomia dos profissionais e afetando positivamente a qualidade técnica das ações desenvolvidas. As avaliações estão presentes nas ações estatais e nas escolas, consolidando-se por meio da coleta de dados realizada diretamente pelo Estado e pela criação da Coordenadoria de Avaliação e Acompanhamento da Educação (Coave). Observa-se cuidado da gestão estadual com a garantia do princípio de equidade entre os alunos da rede cearense. Na visão dos entrevistados, é impossível que governos subnacionais não estabeleçam relações com o governo federal na implementação de políticas educacionais.
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