Uso das ferramentas digitais em tempos de educação remota
Uma análise a partir da perspectiva da racionalidade hermenêutica
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17011Palavras-chave:
Ferramentas digitais, Ciberespaço, Educação remota, Racionalidade hermenêuticaResumo
Este artigo discute o uso das ferramentas digitais no período da educação remota emergencial implementada na pandemia de COVID-19 e a necessidade de reconstrução dos sentidos das tecnologias na educação à luz da racionalidade hermenêutica. Para isso, recorre-se a uma revisão bibliográfica objetivando apresentar a racionalidade hermenêutica como uma possibilidade de compreensão teórico-conceitual acerca do uso das tecnologias digitais no ensino remoto. Com base na pesquisa realizada, foi possível concluir que a utilização das ferramentas digitais analisadas sob a perspectiva da racionalidade hermenêutica permite trazer a historicidade e a linguagem como base para acesso ao mundo e para o desenvolvimento dos educandos por meio da compreensão e do diálogo, em um processo de encadeamento semântico entre a tradição e a inovação do conhecimento.
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