Uso das ferramentas digitais em tempos de educação remota

Uma análise a partir da perspectiva da racionalidade hermenêutica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17011

Palavras-chave:

Ferramentas digitais, Ciberespaço, Educação remota, Racionalidade hermenêutica

Resumo

Este artigo discute o uso das ferramentas digitais no período da educação remota emergencial implementada na pandemia de COVID-19 e a necessidade de reconstrução dos sentidos das tecnologias na educação à luz da racionalidade hermenêutica. Para isso, recorre-se a uma revisão bibliográfica objetivando apresentar a racionalidade hermenêutica como uma possibilidade de compreensão teórico-conceitual acerca do uso das tecnologias digitais no ensino remoto. Com base na pesquisa realizada, foi possível concluir que a utilização das ferramentas digitais analisadas sob a perspectiva da racionalidade hermenêutica permite trazer a historicidade e a linguagem como base para acesso ao mundo e para o desenvolvimento dos educandos por meio da compreensão e do diálogo, em um processo de encadeamento semântico entre a tradição e a inovação do conhecimento.

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Biografia do Autor

Maria Porcina de Macedo Santos, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Educação.

Meirylane Lopes da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Educação.

Tânia Rodrigues Palhano, Universidade Federal da Paraíba

Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação. Pós-Doutorado em Educação.

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Publicado

04/05/2023

Como Citar

SANTOS, M. P. de M.; SILVA, M. L. da; PALHANO, T. R. Uso das ferramentas digitais em tempos de educação remota: Uma análise a partir da perspectiva da racionalidade hermenêutica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023022, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17011. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17011. Acesso em: 18 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos