Uso das ferramentas digitais em tempos de educação remota

Uma análise a partir da perspectiva da racionalidade hermenêutica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17011

Palavras-chave:

Ferramentas digitais, Ciberespaço, Educação remota, Racionalidade hermenêutica

Resumo

Este artigo discute o uso das ferramentas digitais no período da educação remota emergencial implementada na pandemia de COVID-19 e a necessidade de reconstrução dos sentidos das tecnologias na educação à luz da racionalidade hermenêutica. Para isso, recorre-se a uma revisão bibliográfica objetivando apresentar a racionalidade hermenêutica como uma possibilidade de compreensão teórico-conceitual acerca do uso das tecnologias digitais no ensino remoto. Com base na pesquisa realizada, foi possível concluir que a utilização das ferramentas digitais analisadas sob a perspectiva da racionalidade hermenêutica permite trazer a historicidade e a linguagem como base para acesso ao mundo e para o desenvolvimento dos educandos por meio da compreensão e do diálogo, em um processo de encadeamento semântico entre a tradição e a inovação do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Porcina de Macedo Santos, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Educação.

Meirylane Lopes da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Educação.

Tânia Rodrigues Palhano, Universidade Federal da Paraíba

Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação. Pós-Doutorado em Educação.

Referências

ADAMS, A.; JUNGES, F. C. Hermenêutica: Pela história da hermenêutica. 1. ed. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2013.

BRASIL. Medida Provisória n. 934, de 01 de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Brasília, DF: Presidência da República, 2020. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/mpv/mpv934.htm. Acesso em: 08 fev. 2022.

CORDEIRO, K. M. A. O Impacto da pandemia na educação: A utilização da tecnologia como ferramenta de ensino. Repositório institucional, Manaus, 2020. Disponível em: https://dspace.sws.net.br/jspui/handle/prefix/1157. Acesso em: 07 nov. 2021.

DAL MAGO, L. Gadamer: Hermenêutica Filosófica e Educação. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2009. Disponível em: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/649. Acesso em: 15 fev. 2020.

DOTTA, S. C. et al. Abordagem dialógica para a condução de aulas síncronas em uma webconferência. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 10, 2013, Belém. Anais [...]. Belém: Unirede/UFPA, 2013.

FERREIRA, L. M. A hermenêutica contemporânea: Entre texto e vida. Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia, v. 11, n. 27, p. 76-98, maio 2019. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/8922. Acesso em: 09 nov. 2020.

FRADE, I. C. A. S. Alfabetização e Letramento em digitais: Pressupostos de avaliação aplicados ao software HagáQuê. In: RIBEIRO, A. E.; VILLELA, A. M. N.; COURA SOBRINHO, J.; SILVA, R. B. (org.). Linguagem, tecnologia e educação. São Paulo: Editora Peirópolis, 2010.

GADAMER, H. Verdade e método I: Traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Tradução: Flávio Paulo Meurer. 10. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

HEIDEGGER, M. Ontologia: Hermenêutica da facticidade. Tradução: Renato Kirchner. 2. ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2013.

HEIDEGGER, M. Ser e tempo. Campinas, SP: Editora da Unicamp; Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2014.

HERMANN, N. Hermenêutica e educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

LEMOS, A. Cibercultura, cultura e identidade: Em direção a uma “Cultura Copyleft”? Contemporânea, v. 2, n. 2, p. 9-22, dez. 2004. Disponível em: https://facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/copyleft.pdf. Acesso em: 10 fev. 2022.

LENHARDT, T. E agora? Qual o papel do professor em tempos de pandemia? Portal Eletrônico Scaffold Education, São Paulo, 2020. Disponível em: https://scaffoldeducation.com.br/e-agora-qual-o-papel-do-professor-em-tempos-de-pandemia/. Acesso em: 24 dez. 2020.

LEVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2010.

MATTAR, J. Design educacional: Educação a distância na prática. 1. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2014.

NERING, É. M. O aprendizado na margem hipermidiática: Aproximações hermenêuticas no cotidiano da pós-modernidade. 2015. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação e Artes) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-06022018-093824/en.php. Acesso em: 26 mar. 2020.

PALHANO, T. R.; SOUZA, J. M. O. As tecnologias da informação e comunicação na educação e a racionalidade hermenêutica. Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, v. 25, e020026, 2020. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/7042. Acesso em: 05 nov. 2021.

RIBEIRO, A. E. F. Tecnologia Digital. In: FRADE, I. C. A. S.; VAL, M. G. C.; BREGUNCI, M. G. C. (org.). Glossário CEALE*:Termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para Educadores. Belo Horizonte, MG: UFMG, 2014.

SCHMIDT, L. K. Hermenêutica. Tradução: Fábio Ribeiro. 3. ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2014.

SENHORAS, E. M. Ensino remoto e a pandemia de COVID-19. Boa vista: Editora IOLE, 2021.

SICHELERO, J. J. Linguagem, hermenêutica e educação. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 24, e240012, 2019. Disponível em: http://old.scielo.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100206&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 06 jun. 2022.

Publicado

04/05/2023

Como Citar

SANTOS, M. P. de M.; SILVA, M. L. da; PALHANO, T. R. Uso das ferramentas digitais em tempos de educação remota: Uma análise a partir da perspectiva da racionalidade hermenêutica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023022, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17011. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17011. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos