A identidade das pedagogas formadoras da Rede Municipal de Ensino de Curitiba

Os sentidos das narrativas (auto)biográficas para o desenvolvimento profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17102

Palavras-chave:

Identidade profissional, Pedagogo(a) formador(a), Pesquisa-formação, Narrativas (auto)biográficas, Desenvolvimento profissional

Resumo

Este artigo analisa a identidade profissional do(a) pedagogo(a) formador(a) de Núcleos Regionais de Educação de Curitiba, propõe situar e identificar os desafios pedagógicos, sociais e culturais presentes na sua formação e desenvolvimento profissional. A investigação realizada com oito pedagogas formadoras iniciou com procedimentos da pesquisa qualitativa de André e Gatti (2008) e requisitou a metodologia de narrativas (auto)biográficas, a partir de Josso (2007) e Souza (2014) foi desenvolvida em encontros de pesquisa-formação, com base nos Ateliês Biográficos de Projeto de Delory-Momberger (2006). Na análise da pesquisa, a identidade profissional se apresentou como processo contínuo e dinâmico, de transformação pessoal e profissional, levando em conta os processos culturais das escolas. Destacou-se, nesta dimensão, o sentido do trabalho mediador que desenvolvem com os(as) pedagogos(as) e professores das escolas a que atendem. Emergiram, das análises, referenciais a serem considerados no desenvolvimento profissional das participantes, visando a atuação das pedagogas na escola municipal contemporânea.

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Biografia do Autor

Claudia Binotto, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Educação.

Regina Cely de Campos Hagemeyer, Universidade Federal do Paraná

Professora sênior colaboradora do PPGE, na linha de pesquisa: Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação. Doutorado em Educação (USP).

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Publicado

04/05/2023

Como Citar

BINOTTO, C.; HAGEMEYER, R. C. de C. A identidade das pedagogas formadoras da Rede Municipal de Ensino de Curitiba: Os sentidos das narrativas (auto)biográficas para o desenvolvimento profissional. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023023, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17102. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17102. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos