O conceito de dislexia em diálogo com gestores, professores, familiares e estudantes da educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18iesp.1.17182

Palavras-chave:

Dislexia, Inclusão, Formação Docente, Educação básica

Resumo

Este artigo, de abordagem qualitativa, é resultado de uma pesquisa que busca compreender de que forma gestores, professores de Língua Portuguesa, família e os próprios escolares compreendem o conceito de Dislexia. O aporte teórico-metodológico inscreve-se na perspectiva enunciativa-discursiva, a qual fundamenta as análises dos registros coletados, envolvendo 15 sujeitos (estudantes, familiares, professoras de Língua Portuguesa e gestoras de duas escolas da rede pública). Os resultados apontaram para sujeitos que desconhecem ou pouco sabem o que é a Dislexia, compreendendo-a a partir de uma perspectiva biológica/organicista e distanciando-se de uma visão sociocultural. Além disso, também desconhecem sobre as políticas e leis de inclusão. Considera-se, a partir desta pesquisa, que há necessidade de formação interdisciplinar que envolva tanto gestores, educadores e profissionais da saúde para que se possa lançar um olhar para práticas pedagógicas voltadas para processos de ensino e aprendizagem de forma integrada, considerando a singularidade constitutiva dos aprendizes.

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Biografia do Autor

Sandra Pottmeier, Universidade Regional de Blumenau

Pós-doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (FURB). Doutora em Linguística (UFSC). Professora na rede pública estadual de Santa Catarina (SED/SC).

Ana Paula Santana, Universidade Federal de Santa Catarina

Fonoaudióloga. Doutora em Linguística (UNICAMP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística e da Graduação e Pós-Graduação em Fonoaudiologia (UFSC). 

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Publicado

19/09/2023

Como Citar

POTTMEIER, S.; SANTANA, A. P. O conceito de dislexia em diálogo com gestores, professores, familiares e estudantes da educação básica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. esp.1, p. e023077, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18iesp.1.17182. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17182. Acesso em: 23 dez. 2024.

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