O conceito de dislexia em diálogo com gestores, professores, familiares e estudantes da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18iesp.1.17182Palavras-chave:
Dislexia, Inclusão, Formação Docente, Educação básicaResumo
Este artigo, de abordagem qualitativa, é resultado de uma pesquisa que busca compreender de que forma gestores, professores de Língua Portuguesa, família e os próprios escolares compreendem o conceito de Dislexia. O aporte teórico-metodológico inscreve-se na perspectiva enunciativa-discursiva, a qual fundamenta as análises dos registros coletados, envolvendo 15 sujeitos (estudantes, familiares, professoras de Língua Portuguesa e gestoras de duas escolas da rede pública). Os resultados apontaram para sujeitos que desconhecem ou pouco sabem o que é a Dislexia, compreendendo-a a partir de uma perspectiva biológica/organicista e distanciando-se de uma visão sociocultural. Além disso, também desconhecem sobre as políticas e leis de inclusão. Considera-se, a partir desta pesquisa, que há necessidade de formação interdisciplinar que envolva tanto gestores, educadores e profissionais da saúde para que se possa lançar um olhar para práticas pedagógicas voltadas para processos de ensino e aprendizagem de forma integrada, considerando a singularidade constitutiva dos aprendizes.
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