Formação inicial e continuada

A elaboração de tarefas de aprendizagem profissional para o estudo do conceito de função

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17242

Palavras-chave:

Conceito de função, Tarefas de aprendizagem profissional, Tarefas matemáticas, Modelo PLOT, Conhecimento do professor

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar as Tarefas de Aprendizagem Profissional elaboradas sobre o conceito de função como um recurso que pode possibilitar oportunidades de aprendizagem profissional vinculadas aos conhecimentos matemáticos e didáticos para professores que ensinam matemática e futuros docentes dessa disciplina. Para a elaboração das Tarefas de Aprendizagem Profissional foi escolhido o modelo Professional Learning Opportunities for Teachers, que teve as características das componentes da dimensão conceitual estabelecidas com base nos conceitos fundamentais e nos aspectos de aprendizagem do conteúdo de funções, definidos pelo material de apoio ao trabalho dos professores. Nesse aspecto, a apresentação das Tarefas de Aprendizagem Profissional indica elementos de estruturas e possibilidades para o desenvolvimento inicial e contínuo da aprendizagem do professor fundamentada na prática, de maneira que a formação inicial e a formação continuada de professores permitam a (re)significação dos conhecimentos do professor mediante a interação com experiências práticas profissionais.

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Biografia do Autor

Caroline Miranda Pereira Lima, Universidade Federal do ABC

Mestra em Ensino e História das Ciências e Matemática.

Vinícius Pazuch, Universidade Federal do ABC

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela ULBRA. Docente do Centro de Matemática, Computação e Cognição da Universidade Federal do ABC.

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Publicado

28/12/2023

Como Citar

LIMA, C. M. P.; PAZUCH, V. Formação inicial e continuada: A elaboração de tarefas de aprendizagem profissional para o estudo do conceito de função. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023166, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17242. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17242. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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