Experiência estética

Autonomia e submissão tramada de medo e ousadia na tecedura da “Colcha de Retalhos”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i4.17455

Palavras-chave:

Experiência estética, Autonomia e submissão, Colcha de retalhos

Resumo

Busca-se compreender o lugar da experiência estética no contexto do trabalho docente e na formação inicial de pedagogos/as, por meio do sentido da autonomia e submissão, nas narrativas (Auto) Biográficas de 45 alunas, produzidas no Curso de Pedagogia por meio do dispositivo investigativo e formativo Colcha de Retalhos, em 2018. O referencial teórico adotado assenta-se no conceito de Experiência Estética, em Adorno (2008), da estética, em Schiller (2017), e a estética como pilar da autonomia, em Freire (1996). As narrativas mostram que a autonomia aparece limitada em seu silêncio, e se revela submissa, podendo atuar dentro de um limite imposto pela hierarquização da razão sobre a sensibilidade, por meio do medo. Considerando toda a violência e medo, a experiência estética denuncia a feiura do sistema e revela maneiras para que, com ousadia, encontremos caminhos de desenvolvimento da autonomia como processo de humanização dos sujeitos.

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Biografia do Autor

Margaréte May Berkenbrock-Rosito, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), São Paulo – SP – Brasil

Docente no programa de pós-graduação em Educação. Doutorado em Educação (UNICAMP).

Kiara Maia de Oliveira, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), São Paulo – SP – Brasil

Mestrado em Educação.

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Publicado

30/12/2022

Como Citar

BERKENBROCK-ROSITO, M. M.; OLIVEIRA, K. M. de. Experiência estética: Autonomia e submissão tramada de medo e ousadia na tecedura da “Colcha de Retalhos”. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 4, p. 2918–2936, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i4.17455. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17455. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos