Projeto ComuSaúde
Estratégias de comunicação ao idoso não alfabetizado
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18iesp.1.17524Palavras-chave:
Alfabetização, Saúde, Idosos não alfabetizadosResumo
O texto em tela materializa parte de pesquisa que vem sendo realizada no âmbito do grupo de pesquisa e como parte de pré-requisitos para obtenção de título de pós-doutorado em educação. Tem como objetivo analisar as estratégias de comunicação utilizada no campo da saúde com idosos não alfabetizados. A partir da perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano se tece explicitações acerca do projeto ComuSaúde realizado com idosos não alfabetizados moradores de um município do Oeste de Santa Catarina. Por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa, etnográfica, com observações e registros nos momentos de orientações acerca de medicações aos idosos. Como resultados, esta pesquisa destaca o projeto ComuSaúde como uma via de resgate da dignidade humana aos sujeitos frutos da exclusão do direito a apropriação da linguagem escrita.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoievski. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.
BECALLI, F. Z. O ensino da leitura no programa de formação de professores alfabetizadores (PROFA). 2007. 251 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2007.
BRASIL. Pactonacional pela alfabetização na idade certa. Brasília, DF: MEC, 2012b. Disponível em: http://pacto.mec. gov.br/2012-09-19-19-09-11. Acesso em: 13 fev. 2023
BRASIL. PNA Política Nacional de Alfabetização. Brasília, DF: MEC, SEALF, 2019. 54 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/images/banners/caderno_pna_final.pdf. Acesso em: 12 out. 2022.
DANGIÓ, M. C.; MARTINS, L. M. Contribuições do ensino na educação infantil para o processo de alfabetização. Revista Brasileira de Alfabetização, n. 5, 2017.
FRIGOTTO, G. Os circuitos da história e o balanço da educação o Brasil na primeira década do século XXI. Revista Brasileira da Educação. v. 16, n. 46, 2011, p. 235-274.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2014.
GALUCH, M. T. B.; SFORNI, M. S. F. Aprendizagem conceitual e apropriação da linguagem escrita. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 20, n. 42, p. 111-124, jan./abr. 2009.
GRAFF, H. J. Os labirintos da alfabetização: reflexões sobre o passado e o presente da alfabetização. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. Tradução: Carlos Nelson Coutinho, Luiz Sergio Henrique e Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, v. 5, 2002.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (BRASIL). Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira. Rio de Janeiro: IBGE, 2010. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101459.pdf. Acesso em: 26 jun. 2011.
LIBÂNEO, J. C. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e pesquisa, v. 38, p. 13-28, 2012.
LURIA, A. R. O desenvolvimento da escrita na criança. In: VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução: Maria de Penha Villalobos. 12. ed. São Paulo: Ícone: Editora da Universidade de São Paulo, 2012, p. 59-83.
MORTATTI, M. R. L. A “Política Nacional de Alfabetização”(Brasil, 2019): uma “guinada”(ideo) metodológica para trás e pela direita. Revista Brasileira de Alfabetização, v. 1, n. 10, 2019.
MORTATTI. M. R. L. História dos métodos de alfabetização no Brasil. Brasília: Conferência proferida durante o Seminário "Alfabetização e letramento em debate", promovido pelo Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, 2006.
SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 2. ed. São Paulo: Cortez e Autores Associados, 1991.
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução: José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto e Solange Castro Afeche. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
VIGOTSKI, L. S. Historia del desarollo de las funciones psíquicas superiores. Habana: Editorial Científico-Técnica, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Marineiva Moro Campos de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.