Alfabetização e mediação lúdica

Um estudo a partir da teoria histórico-cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18iesp.1.17528

Palavras-chave:

Alfabetização, Teoria histórico-cultural, Intervenção psicopedagógica, Mediação, Brincar

Resumo

O artigo apresenta parte de uma pesquisa acerca do processo de alfabetização de crianças de terceiro ano do ensino fundamental. Embasada na Teoria Histórico-Cultural, objetiva descrever e discutir a repercussão de uma intervenção psicopedagógica por mediação lúdica no processo de alfabetização, bem como refletir sobre o brincar e interesses nesta fase do desenvolvimento infantil. Trata-se de estudo qualitativo do qual participaram dois alunos de terceiro ano de uma escola pública da região metropolitana de Porto Alegre, RS. A pesquisa ocorreu no segundo semestre de 2020, período da pandemia de Covid-19. Os dados foram construídos em 10 sessões psicopedagógicas com cada aluno, utilizando predominantemente metodologia lúdica e dialogada. Na análise dos dados constatou-se que os alunos estavam transitando entre a fase cuja atividade principal é o brincar e a fase cuja atividade principal são os estudos. Além disso, entendiam o sistema fonema-grafema e o uso social da escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábia Daniela Schneider Lumertz, Universidade Feevale

Doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social (Feevale).

Lisiane Machado de Oliveira-Menegotto, Universidade Feevale

Professora do programa de pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social (Feevale). Doutora em Psicologia (UFRGS).

Referências

CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE. Resolução n. 510, de 07 de abril de 2016. Trata do consentimento e do assentimento livre e esclarecido no art. 15, que também estabelece diferentes modalidades de registro, respeitando-se a maior diversidade possível e legítima de formas de interação com os participantes das pesquisas. 2016. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf. Acesso em: 10 jul. 2021.

DEHAENE, S. Os neurônios da leitura. Porto Alegre: Penso, 2012.

ELKONIN, D. B. Desarollo psíquico del niño desde el nascimiento hasta el ingresso em la escuela. In: SMIRNOV, A. A. et al. (org.). Psicologia. México: Grijalbo, 1960.

ELKONIN, D. B. Problemas psicológicos del juego em la edad pré-escolar. In: DAVIDOV, V.; SHUARE, M. (org.). La psicologia evolutiva e pedagógica en la URSS (Antologia). Moscou: Progresso, 1987.

LAVILLE, C; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.

LEONTIEV, A. N. Os princípios psicológicos da brincadeira pré-escolar. In: VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 13. ed. São Paulo: Ícone, 2014.

LUMERTZ, F. D. S. Abordagem psicopedagógica por mediação lúdica a partir do estudo de caso de duas crianças de terceiro ano em processo de alfabetização. 2021. Dissertação (Mestrado em Diversidade Cultural e Inclusão Social) –Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, 2021.

LURIA, A. R. O desenvolvimento da escrita na criança. In: VYGOTSKY, L. S.; LURIA. A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone/Edusp, 1988.

MARTINS, L. M.; MARSIGLIA, A. C. G. As perspectivas construtivistas e histórico-críticas sobre o desenvolvimento da escrita. Campinas, SP: Autores Associados, 2015.

MARTINS, O. B.; MOSER, A. Conceito de mediação em Vygotsky, Leontiev e Wertsch. Intersaberes, [S. l.], v. 7, n. 13, p. 8-28, 2012. DOI: 10.22169/revint.v7i13.245. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/245. Acesso em: 23 jul. 2021.

MELLO, S. A. A literatura infantil e a formação da atitude leitora nas crianças pequenas. In: CHAVES, M. (org.). Práticas pedagógicas e literatura infantil. Maringá: EdUEM, 2011. p. 41-54.

MELLO, S. A. Infância e humanização: algumas considerações na perspectiva histórico-cultural. Perspectiva, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 83-102, 2007. DOI: 10.5007/%25x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/1630. Acesso em: 20 jul. 2021.

SOARES, M. B. Letramento: uma temática em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

VIGOTSKI, L. S. Obras Escogidas. 2. ed. Madrid: Visor, 1997.

VIGOTSKI, L. S. Obras escogidas: problemas del desarrollo de la psique. Madrid: Visor, 2000. t. III.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

VIGOTSKII, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2003. p. 103-116.

VYGOTSKY, L. S. Obras escogidas. Madrid: Visor, 2001. t. II.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Publicado

19/09/2023

Como Citar

LUMERTZ, F. D. S.; OLIVEIRA-MENEGOTTO, L. M. de. Alfabetização e mediação lúdica: Um estudo a partir da teoria histórico-cultural. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. esp.1, p. e023069, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18iesp.1.17528. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17528. Acesso em: 22 nov. 2024.