Alfabetização e mediação lúdica

Um estudo a partir da teoria histórico-cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18iesp.1.17528

Palavras-chave:

Alfabetização, Teoria histórico-cultural, Intervenção psicopedagógica, Mediação, Brincar

Resumo

O artigo apresenta parte de uma pesquisa acerca do processo de alfabetização de crianças de terceiro ano do ensino fundamental. Embasada na Teoria Histórico-Cultural, objetiva descrever e discutir a repercussão de uma intervenção psicopedagógica por mediação lúdica no processo de alfabetização, bem como refletir sobre o brincar e interesses nesta fase do desenvolvimento infantil. Trata-se de estudo qualitativo do qual participaram dois alunos de terceiro ano de uma escola pública da região metropolitana de Porto Alegre, RS. A pesquisa ocorreu no segundo semestre de 2020, período da pandemia de Covid-19. Os dados foram construídos em 10 sessões psicopedagógicas com cada aluno, utilizando predominantemente metodologia lúdica e dialogada. Na análise dos dados constatou-se que os alunos estavam transitando entre a fase cuja atividade principal é o brincar e a fase cuja atividade principal são os estudos. Além disso, entendiam o sistema fonema-grafema e o uso social da escrita.

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Biografia do Autor

Fábia Daniela Schneider Lumertz, Universidade Feevale

Doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social (Feevale).

Lisiane Machado de Oliveira-Menegotto, Universidade Feevale

Professora do programa de pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social (Feevale). Doutora em Psicologia (UFRGS).

Referências

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Publicado

19/09/2023

Como Citar

LUMERTZ, F. D. S.; OLIVEIRA-MENEGOTTO, L. M. de. Alfabetização e mediação lúdica: Um estudo a partir da teoria histórico-cultural. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. esp.1, p. e023069, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18iesp.1.17528. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17528. Acesso em: 23 dez. 2024.