Os aspectos conceituais do letramento midiático no gênero notícia

Uma análise em jornais escolares de estudantes do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18iesp.1.17530

Palavras-chave:

Letramento midiático, Notícia, Jornal escolar, Ensino fundamental

Resumo

Como parte de uma pesquisa de Mestrado em Educação, analisamos os aspectos conceituais do letramento midiático (BUCKINGHAM, 2010) em notícias de três edições de um jornal escolar, produzidas, ao longo de 2017, por um grupo de estudantes dos anos finais do ensino fundamental, conhecido como Clube do Jornal, em uma escola pública de Fortaleza – CE. A análise das notícias revela que esse gênero representa vivências no contexto socioeconômico dos estudantes, materializadas em uma linguagem escrita com fragilidades quanto à norma padrão, embora eles mantenham objetividade no gênero e desenvolvam recursos linguísticos adequados de estilo. Em acréscimo, as notícias ressaltam narrativas convencionais do universo escolar, visto que a audiência principal são os leitores da própria instituição. Portanto, os estudantes acabam convergindo para um letramento midiático mais endógeno e intuitivo, com características do letramento escolar, uma vez que falta uma maior assessoria pedagógica ao Clube.

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Biografia do Autor

Giselle Bezerra Mesquita Dutra, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação. Linha de pesquisa Linguagens e Práticas Educativas.

Adriana Leite Limaverde Gomes, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação. Professora Associada III.

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Publicado

19/09/2023

Como Citar

DUTRA, G. B. M.; GOMES, A. L. L. Os aspectos conceituais do letramento midiático no gênero notícia: Uma análise em jornais escolares de estudantes do ensino fundamental. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. esp.1, p. e023070, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18iesp.1.17530. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17530. Acesso em: 23 dez. 2024.