Os aspectos conceituais do letramento midiático no gênero notícia
Uma análise em jornais escolares de estudantes do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18iesp.1.17530Palavras-chave:
Letramento midiático, Notícia, Jornal escolar, Ensino fundamentalResumo
Como parte de uma pesquisa de Mestrado em Educação, analisamos os aspectos conceituais do letramento midiático (BUCKINGHAM, 2010) em notícias de três edições de um jornal escolar, produzidas, ao longo de 2017, por um grupo de estudantes dos anos finais do ensino fundamental, conhecido como Clube do Jornal, em uma escola pública de Fortaleza – CE. A análise das notícias revela que esse gênero representa vivências no contexto socioeconômico dos estudantes, materializadas em uma linguagem escrita com fragilidades quanto à norma padrão, embora eles mantenham objetividade no gênero e desenvolvam recursos linguísticos adequados de estilo. Em acréscimo, as notícias ressaltam narrativas convencionais do universo escolar, visto que a audiência principal são os leitores da própria instituição. Portanto, os estudantes acabam convergindo para um letramento midiático mais endógeno e intuitivo, com características do letramento escolar, uma vez que falta uma maior assessoria pedagógica ao Clube.
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