A linguagem musical e seus múltiplos sentidos

Processos de musicalização como possibilidade de letramento musical

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18iesp.1.17535

Palavras-chave:

Letramento musical, Música como linguagem, Mecanismos cognitivos, Epistemologia genética

Resumo

O presente ensaio teórico objetiva discutir as relações entre o conceito de Letramento e o processo de musicalização, como possibilidade para se pensar o Letramento Musical. Para tanto, parte-se da ideia da música como linguagem intrinsicamente relacionada à percepção, ou seja, uma linguagem dos sentidos. Embora a experiência perceptiva seja necessária no processo de construção dos aspectos musicais, ela não é suficiente para dar sentido ao real. Faz-se necessária, portanto, a atribuição de significado pelo sujeito. Esse pensamento encontra eco na Epistemologia Genética de Jean Piaget (1896-1980), em especial no modo como essa teoria concebe a construção do real. Os processos de fazer e compreender música vinculam-se ao modo de atribuir sentido às construções envolvidas na linguagem musical. Desse modo, as aprendizagens de música por meio do Letramento Musical devem considerar a totalidade da música em contexto de suas aprendizagens e não a fragmentação de seus conteúdos.

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Biografia do Autor

Leandro Augusto dos Reis, Universidade Estadual de Londrina

Professor Adjunto do Departamento de Música e Teatro – UEL. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação (UEL). Doutor em Educação pela UEL. Líder do GEPPEM – Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia da Educação Musical, cadastrado no CNPq.

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Publicado

19/09/2023

Como Citar

REIS, L. A. dos. A linguagem musical e seus múltiplos sentidos: Processos de musicalização como possibilidade de letramento musical. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. esp.1, p. e023074, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18iesp.1.17535. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17535. Acesso em: 22 nov. 2024.