A linguagem musical e seus múltiplos sentidos
Processos de musicalização como possibilidade de letramento musical
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18iesp.1.17535Palavras-chave:
Letramento musical, Música como linguagem, Mecanismos cognitivos, Epistemologia genéticaResumo
O presente ensaio teórico objetiva discutir as relações entre o conceito de Letramento e o processo de musicalização, como possibilidade para se pensar o Letramento Musical. Para tanto, parte-se da ideia da música como linguagem intrinsicamente relacionada à percepção, ou seja, uma linguagem dos sentidos. Embora a experiência perceptiva seja necessária no processo de construção dos aspectos musicais, ela não é suficiente para dar sentido ao real. Faz-se necessária, portanto, a atribuição de significado pelo sujeito. Esse pensamento encontra eco na Epistemologia Genética de Jean Piaget (1896-1980), em especial no modo como essa teoria concebe a construção do real. Os processos de fazer e compreender música vinculam-se ao modo de atribuir sentido às construções envolvidas na linguagem musical. Desse modo, as aprendizagens de música por meio do Letramento Musical devem considerar a totalidade da música em contexto de suas aprendizagens e não a fragmentação de seus conteúdos.
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