Indígenas e Quilombolas no Ensino Superior

Uma análise a partir do Programa UFGInclui

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17712

Palavras-chave:

Ações afirmativas, UFGInclui, Ensino Superior, Negros quilombolas, Indígenas

Resumo

O artigo apresenta uma análise do perfil dos estudantes cotistas negros quilombolas e indígenas, que entraram na Universidade Federal de Catalão em 2020 pelo Programa UFGInclui. Partindo de uma discussão histórica sobre a questão racial e étnica no Brasil, apresentamos o programa, sua implementação e estruturação no âmbito da universidade e, por fim, apresentamos e analisamos os dados. Os resultados expressam que mesmo o programa existindo desde 2008, há uma baixa demanda em relação ao número de vagas ofertadas. Foi constatado que a maioria dos ingressantes são jovens, possuem especificidades que são inerentes à condição juvenil, além de particularidades acerca de seus territórios e grupos de origem, modos de vida e background educacional, evidenciando que apoio financeiro é fundamental, no entanto, o acolhimento e o reconhecimento dessas especificidades pela instituição é fundamental no processo de permanência, sobretudo, demandado por um diálogo intercultural.

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Biografia do Autor

Kamila Evelyn Martins Marques, Universidade Federal de Catalão

Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação.

Maria Zenaide Alves , Universidade Federal de Catalão

Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação (UFMG).

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Publicado

18/12/2023

Como Citar

MARQUES, K. E. M.; ALVES , M. Z. Indígenas e Quilombolas no Ensino Superior: Uma análise a partir do Programa UFGInclui. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023139, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17712. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17712. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos