Urgência odontopediátrica no ensino da Odontologia

Perfil dos atendimentos e percepção dos discentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.17718

Palavras-chave:

Avaliação educacional, Odontopediatria, Discentes, Serviço de urgência

Resumo

O estudo teve o objetivo de analisar o perfil de atendimento de urgência em Odontopediatria, além de identificar as dificuldades enfrentadas pelos discentes de Graduação em uma Universidade Federal brasileira. Trata-se de um estudo transversal com duas vertentes, retrospectiva e prospectiva. Na vertente retrospectiva, foram analisadas fichas de atendimento a crianças menores de 12 entre os anos de 2016 e 2019. Na vertente prospectiva, foram avaliadas as dificuldades dos discentes durante os procedimentos odontopediátricos de urgência, por meio da aplicação de questionário. Foram incluídas 4.785 fichas de atendimento. O procedimento mais realizado pelos alunos foi a exodontia simples (31,0%). Observou-se alto grau de dificuldade para os alunos de 7º, 8º e 9º períodos, especialmente nos procedimentos de endodontia e manejo do traumatismo dentário. Verificou-se uma necessidade de maior acompanhamento e apoio aos alunos nos atendimentos em Odontopediatria no serviço de urgência.

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Biografia do Autor

Fernanda Rodrigues Guedes, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Clínica Odontológica – UFU.

Alex Moreira Herval, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Assistente do Departamento de Odontologia Preventiva e Social – UFU.

Ana Paula Turrioni, Universidade Federal de Uberlândia

Professora Adjunto do Departamento de Odontologia Pediátrica – UFU.

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Publicado

17/01/2023

Como Citar

RODRIGUES GUEDES, F.; MOREIRA HERVAL, A.; TURRIONI, A. P. Urgência odontopediátrica no ensino da Odontologia: Perfil dos atendimentos e percepção dos discentes. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024009, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.17718. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17718. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos