Urgência odontopediátrica no ensino da Odontologia
Perfil dos atendimentos e percepção dos discentes
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.17718Palavras-chave:
Avaliação educacional, Odontopediatria, Discentes, Serviço de urgênciaResumo
O estudo teve o objetivo de analisar o perfil de atendimento de urgência em Odontopediatria, além de identificar as dificuldades enfrentadas pelos discentes de Graduação em uma Universidade Federal brasileira. Trata-se de um estudo transversal com duas vertentes, retrospectiva e prospectiva. Na vertente retrospectiva, foram analisadas fichas de atendimento a crianças menores de 12 entre os anos de 2016 e 2019. Na vertente prospectiva, foram avaliadas as dificuldades dos discentes durante os procedimentos odontopediátricos de urgência, por meio da aplicação de questionário. Foram incluídas 4.785 fichas de atendimento. O procedimento mais realizado pelos alunos foi a exodontia simples (31,0%). Observou-se alto grau de dificuldade para os alunos de 7º, 8º e 9º períodos, especialmente nos procedimentos de endodontia e manejo do traumatismo dentário. Verificou-se uma necessidade de maior acompanhamento e apoio aos alunos nos atendimentos em Odontopediatria no serviço de urgência.
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