Implicações de um processo formativo-colaborativo ao desenvolvimento profissional de professores iniciantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17742

Palavras-chave:

Desenvolvimento profissional docente, Professores iniciantes, Comunidade de aprendizagem

Resumo

Esta pesquisa teve o objetivo de compreender as implicações de um processo formativo-colaborativo ao desenvolvimento profissional de professores iniciantes que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal de Piçarras-SC. Desenvolveu-se uma investigação qualitativa e colaborativa, e os dados foram analisados por meio da análise textual discursiva. Durante o percurso da investigação, elencou-se os principais desafios dos professores iniciantes em seu exercício diário por meio de entrevista narrativa que foram: trabalho colaborativo, saberes docentes, compromisso ético do professor, relacionamentos interpessoais e a prática reflexiva. A partir destes desafios, constituiu-se uma comunidade de aprendizagem. As implicações obtidas na comunidade levaram a defender: a formação continuada que parta dos interesses e dos desafios enfrentados pelos professores; a formação continuada centrada na escola; e o trabalho colaborativo entre professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Jacinto, Universidade da Região de Joinville

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UNIVILLE).

Rita Buzzi Rausch, Universidade da Região de Joinville

Professora visitante no (PPGE). Doutorado em Educação (UNICAMP). Pós-Doutorado em Educação (UFSC).

Referências

A, PROFESSORA. Depoimento [ago. 2021]. Entrevistador: Juliana Jacinto. Joinville, 2021. 1 arquivo.mp3 (55 mim). Entrevista concedida para a pesquisa abordando os desafios enfrentados por professores iniciantes no início de carreira docente.

ALARCÃO, I. Ser professor reflexivo. In: ALARCÃO, I. (org.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 1996.

ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

ALMEIDA, L. R. Diretrizes para formação de professores: uma releitura. In: ALMEIDA, L. R.; PLACCO, V. M. N. S. (org.). Relações interpessoais na formação de professores. São Paulo: Edições Loyola, 2002.

DESGAGNÉ, S. O conceito de pesquisa colaborativa: a ideia de uma aproximação entre pesquisadores universitários e professores práticos. Revista Educação em Questão, Natal, v. 29, n. 15, p. 7-35, 1997. Disponível em: http://www.revistaeduquestao.educ.ufrn.br/pdfs/v29n15.pdf. Acesso em: 20 out. 2022.

FRANCO, F. C. Coordenador pedagógico e o professor iniciante. In: ALMEIDA, L. R.; BRUNO, E. B. G.; CHRISTOV, L. H. S. (org.). O coordenador pedagógico e a formação docente. São Paulo: Loyola, 2000.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GARCÍA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 2005.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto, 2000.

IMBERNÓN, F. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.

IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre, RS: Artmed Editora, 2010.

IMBERNÓN, F. Qualidade do ensino e formação do professorado: uma mudança necessária. São Paulo: Cortez, 2016.

JOVCHELOVITCH, S.; BAUER, M. W. Entrevista Narrativa. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. (org.). Pesquisa qualitativa com texto: imagem e som: um manual prático. Tradução: Pedrinho Guareschi. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. Disponível em: https://tecnologiamidiaeinteracao.files.wordpress.com/2017/10/pesquisa-qualitativa-com-texto-imagem-e-som-bauer-gaskell.pdf. Acesso em: 02 mar. 2022.

K, Professora. Depoimento [ago. 2021]. Entrevistador: Juliana Jacinto. Joinville, 2021. 1 arquivo. mp3 (55 mim). Entrevista concedida para a pesquisa abordando os desafios enfrentados por professores iniciantes no início de carreira docente.

L, Professor. Depoimento [ago. 2021]. Entrevistador: Juliana Jacinto. Joinville, 2021. 1 arquivo. mp3 (50 mim). Entrevista concedida para a pesquisa abordando os desafios enfrentados por professores iniciantes no início de carreira docente.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Tomando conta do ambiente em que se vive: aprendizagem e apropriação de discursos pela linguagem. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 3, n. 3, p. 5-22, 2003. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4100/2664. Acesso em: 15 jan. 2023.

NÓVOA, A. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.

NÓVOA, A. Entre a formação e a profissão: ensaio sobre o modo como nos tornamos professores. Currículo se Fronteiras, v. 19, n. 1, p. 198-208, jan./abr. 2019. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol19iss1articles/novoa.pdf. Acesso em: 17 out. 2022.

NÓVOA, A. Escolas e professores: proteger, transformar, valorizar. Salvador, BA: SEC; IAT, 2022.

NÓVOA, A.; VIEIRA, P. Um alfabeto da formação de professores. Crítica Educativa, Sorocaba, v. 3, n. esp. 2, p. 21-49, jan./jun. 2017. Disponível em: https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/217/275. Acesso em: 17 out. 2022.

PLACCO, V. M. N. S. Relações interpessoais em sala de aula e desenvolvimento pessoal de aluno e professor. In: ALMEIDA, L. R.; PLACCO, V. M. N. S. (org.). As relações interpessoais na formação de professores. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

RAUSCH, R. B.; SILVEIRA, M. A. Desafios de professores iniciantes na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. In: GARIGLIO, J. Á. (org.). A iniciação à docência na educação básica: dilemas, desafios e aprendizagem. 1. ed. Curitiba, PR: Appris, 2020.

SHULMAN, L. S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Tradução: Leda Beck. Cadernos Cenpec, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 196-229, dez. 2014. Disponível em: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/293. Acesso em: 12 mar. 2021.

T, Professora. Depoimento [ago. 2021]. Entrevistador: Juliana Jacinto. Joinville, 2021. 1 arquivo. mp3 (55 mim). Entrevista concedida para a pesquisa abordando os desafios enfrentados por professores iniciantes no início de carreira docente.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

TARDIF, M.; LESSARD, C.; LAHAYE, L. Os professores Face ao Saber: Esboço de uma problemática do saber docente. Teoria e educação, Porto Alegre, n. 4, p. 215-233, 1991. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=2656561&forceview=1. Acesso em: 17 out. 2022.

Publicado

30/11/2023

Como Citar

JACINTO, J.; RAUSCH, R. B. Implicações de um processo formativo-colaborativo ao desenvolvimento profissional de professores iniciantes. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023111, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17742. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17742. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos