Trajetórias de vida de docentes negras da Universidade Federal de Uberlândia, MG, Brasil

Experiências com o racismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.17914

Palavras-chave:

Docentes Negras, Trajetórias de Vida, Racismo, UFU

Resumo

Esse artigo tem como objetivo refletir sobre aspectos das histórias de vida de professoras negras que atuam nos Cursos de Formação de Professores na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Recorreu, como metodologia, a uma abordagem qualitativa, pois, permite aos pesquisadores(as) estabelecer uma linguagem para expressar suas descobertas sobre determinados fenômenos e processos. Foram entrevistadas sete professoras. Na realização da pesquisa, buscou-se produzir uma investigação centrada na construção da história de vida e profissional cotidiana das docentes mulheres entrevistadas. É um trabalho para performar a subjetividade, para reconhecer mulheres negras, particularmente docentes negras, como protagonistas. As narrativas revelaram as adversidades e preconceitos que as professoras, protagonistas da pesquisa, experienciaram durante a trajetória da vida escolar e/ou acadêmica. Explicitaram o racismo cotidiano vivenciado desde a infância que perpassa a vida escolar e profissional.

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Biografia do Autor

Astrogildo Fernandes da Silva Júnior, Universidade Federal de Uberlândia

Professor da Faculdade de Educação (FACED/UFU).

Kelly Cristina Caetano Silva, Prefeitura Municipal de Uberlândia

Professora.

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Publicado

02/04/2024

Como Citar

SILVA JÚNIOR, A. F. da; SILVA, K. C. C. Trajetórias de vida de docentes negras da Universidade Federal de Uberlândia, MG, Brasil: Experiências com o racismo . Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024046, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.17914. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17914. Acesso em: 13 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos