AS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS NA PÓS-GRADUAÇÃO: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO PERÍODO 2012-2022

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Palavras-chave:

Políticas educacionais, Pós-graduação, Ações afirmativas, Estado do conhecimento

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a evolução e as principais características da produção científica sobre as políticas de ações afirmativas na pós-graduação. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica e documental, desenvolvida por meio da análise de conteúdo e das técnicas comumente empregadas nos estudos do tipo estado do conhecimento. Os dados foram coletados no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, no Portal Periódicos CAPES, no Portal ANPEd, na Scientific Electronic Library Online (SciELO) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). O estudo evidenciou que a produção científica (i) cresceu significativamente a partir de 2016; (ii) está concentrada na região Sudeste do país; (iii) prioriza a análise das experiências de inclusão de pretos, pardos e indígenas e, (iv) não contempla estudos sobre pessoas com deficiência.

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Biografia do Autor

Joviles Vitório Trevisol, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Chapecó – SC, Brasil.

Pós-Doutorado pelo Centre for Science and Technology Studies pela Leiden University (Países Baixos, 2021-2022). Pós-Doutorado em Sociologia pelo Centro de Estudos Sociais, da Faculdade de Economia, da Universidade de Coimbra (2006). Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2000). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995). Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS - 2010-2019). Presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP - Gestões 2016-2017 e 2017-2018). Membro titular do Conselho Superior da CAPES (CS-CAPES 2016-2018), do Conselho Técnico-Científico da CAPES (CTC/CAPES 2016-2018), da Comissão de Acompanhamento do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG 2017-2018), do Conselho de Administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE 2016-2018) e do Conselho da Fundação de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina (FAPESC 2012-2019). Membro do Fórum Estadual de Educação (FEE/SC 2012-2019). Secretário Executivo do FOPROP (Gestões 2014-2015 e 2015-2016). Coordenador do FOPROP - Região Sul (2013-2014) e Vice-Coordenador do FOPROP - Região Sul (2012-2013). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFFS.

Érica da Silva Martins, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Chapecó – SC, Brasil.

Licenciada em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestranda em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Docente da Educação Básica

Marcio Giusti Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), Joaçaba – SC, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNOESC.

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Publicado

09/09/2024

Como Citar

TREVISOL, J. V.; VALDUGA, Érica da S. M.; TREVISOL, M. G. AS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS NA PÓS-GRADUAÇÃO: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO PERÍODO 2012-2022. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024111, 2024. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18550. Acesso em: 27 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos