Tradução e adaptação transcultural da Jefferson Scale of Patient Perceptions of Physician Empathy (JSPPPE) para uso na relação docente-discente no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17927

Palavras-chave:

Empatia, Tradução, Percepção., JSPPPE

Resumo

O presente estudo objetivou traduzir e adaptar transculturalmente o instrumento Jefferson Scale of Patient Perceptions of Physician Empathy para a língua portuguesa do Brasil e para o uso na relação docente-discente. Foram utilizadas seis etapas para o desenvolvimento da adaptação cultural: Tradução Inicial; Síntese das Traduções; Retrotradução; Comitê de Especialistas; Pré-teste; Envio da Documentação aos Desenvolvedores. O pré-teste envolveu 40 participantes, estudantes dos cursos de graduação, que avaliaram o instrumento pré-final com relação a clareza e adequação. Os resultados mostraram que os participantes consideraram todos os itens claros e adequados. O desenvolvedor aprovou a versão final. Concluiu-se que a tradução e adaptação transcultural do Jefferson Scale of Patient Perceptions of Physician Empathy para o uso na relação docente-discente apresentou adequadas equivalências, resultando na estruturação do instrumento “Escala Jefferson das Percepções do Estudante sobre a Empatia do Professor”.

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Biografia do Autor

Eliane Monteiro Cabral Warren, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Mestrado Profissional Ensino em Saúde e Tecnologia.

Almira Alves dos Santos, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Professora Titular do Centro de Ciências Integradoras. Pós-doutorado pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa – Portugal.

Rozangela Maria de Almeida Fernandes Wyszomirska, Universidade Federal de Alagoas

Professora Titular da Faculdade de Medicina. Pós-doutorado pela Universidade Aberta de Lisboa – Portugal.

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Publicado

27/12/2023

Como Citar

CABRAL WARREN, E. M.; SANTOS, A. A. dos; WYSZOMIRSKA, R. M. de A. F. Tradução e adaptação transcultural da Jefferson Scale of Patient Perceptions of Physician Empathy (JSPPPE) para uso na relação docente-discente no Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023161, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17927. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17927. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos