Tradução e adaptação transcultural da Jefferson Scale of Patient Perceptions of Physician Empathy (JSPPPE) para uso na relação docente-discente no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17927Palavras-chave:
Empatia, Tradução, Percepção., JSPPPEResumo
O presente estudo objetivou traduzir e adaptar transculturalmente o instrumento Jefferson Scale of Patient Perceptions of Physician Empathy para a língua portuguesa do Brasil e para o uso na relação docente-discente. Foram utilizadas seis etapas para o desenvolvimento da adaptação cultural: Tradução Inicial; Síntese das Traduções; Retrotradução; Comitê de Especialistas; Pré-teste; Envio da Documentação aos Desenvolvedores. O pré-teste envolveu 40 participantes, estudantes dos cursos de graduação, que avaliaram o instrumento pré-final com relação a clareza e adequação. Os resultados mostraram que os participantes consideraram todos os itens claros e adequados. O desenvolvedor aprovou a versão final. Concluiu-se que a tradução e adaptação transcultural do Jefferson Scale of Patient Perceptions of Physician Empathy para o uso na relação docente-discente apresentou adequadas equivalências, resultando na estruturação do instrumento “Escala Jefferson das Percepções do Estudante sobre a Empatia do Professor”.
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