Formação de professores e políticas públicas educacionais na Ibero-América

Análise transmetódica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.18020

Palavras-chave:

Formação Docente, Políticas Públicas, Decolonialidade

Resumo

Neste artigo, por meio da Análise Crítica do Discurso, discute-se a relação entre Políticas Públicas e Formação Docente na região Ibero-Americana, a partir das vozes de docentes entrevistados. Questionamos: como estes conceitos (decolonialidade, complexidade, entre outros) são vistos nas políticas públicas educacionais de seu país?, como são convertidos em ações efetivas nas instituições formadoras?, como se articulam as políticas públicas e como são efetivamente desenvolvidas nas universidades?. Os resultados não são animadores e em muitos países as contribuições das políticas educacionais estatais em prol da formação de professores são graves. Há um pedido de socorro em meio às vozes dos entrevistados, por isso continuamos a insistir e persistir rumo a uma educação libertadora.

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Biografia do Autor

Milagros Elena Rodriguez, Universidade do Oriente

Professora de Pesquisa Titular. Departamento de Matemática. Pós-doutorado em Ciências da Educação (UNEFA).

Ivan Fortunato, Instituto Federal de São Paulo

Coordenadoria de Formação Pedagógica. Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (UNESP).

Osmar Hélio Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Professor Adjunto. Doutorado em Educação (UFPB).

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Publicado

08/11/2023

Como Citar

RODRIGUEZ, M. E.; FORTUNATO, I.; ARAÚJO, O. H. Formação de professores e políticas públicas educacionais na Ibero-América: Análise transmetódica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023103, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.18020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18020. Acesso em: 4 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos