Formação de professores e políticas públicas educacionais na Ibero-América

Análise transmetódica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.18020

Palavras-chave:

Formação Docente, Políticas Públicas, Decolonialidade

Resumo

Neste artigo, por meio da Análise Crítica do Discurso, discute-se a relação entre Políticas Públicas e Formação Docente na região Ibero-Americana, a partir das vozes de docentes entrevistados. Questionamos: como estes conceitos (decolonialidade, complexidade, entre outros) são vistos nas políticas públicas educacionais de seu país?, como são convertidos em ações efetivas nas instituições formadoras?, como se articulam as políticas públicas e como são efetivamente desenvolvidas nas universidades?. Os resultados não são animadores e em muitos países as contribuições das políticas educacionais estatais em prol da formação de professores são graves. Há um pedido de socorro em meio às vozes dos entrevistados, por isso continuamos a insistir e persistir rumo a uma educação libertadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milagros Elena Rodriguez, Universidade do Oriente

Professora de Pesquisa Titular. Departamento de Matemática. Pós-doutorado em Ciências da Educação (UNEFA).

Ivan Fortunato, Instituto Federal de São Paulo

Coordenadoria de Formação Pedagógica. Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (UNESP).

Osmar Hélio Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Professor Adjunto. Doutorado em Educação (UFPB).

Referências

ALVAREZ, R. M. L. Epistemología de las políticas públicas de educación superior en Bolivia. Edu. Sup. Rev. Cient. Cepies, La Paz, v. 5, n. 2, p. 9-22, 2018. Disponível em: https://www.scielo.org.bo/scielo.php?pid=S2518-82832018000200004&script=sci_arttext. Acesso em: 10 dez. 2022.

DI FRANCO, M. G.; DI FRANCO, N. B.; SIDERAC, S. La formación docente en las políticas públicas: el campo de las prácticas como posibilidad. Praxis & Saber, v. 7, n. 15, p. 17–40, 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/4772/477250547002/html/. Acesso em: 15 dez. 2022.

DUSSEL, E. Hacia una pedagógica de la cultura popular en cultura popular y filosofía de la liberación. Buenos Aires: Fernando García Cambeiro, 1975.

GOERGEN, P. Educação & Sociedade e as politicas públicas em educação. Educ. Soc., Campinas, v. 40, e0215966, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/6LxHxWLNCrMY9BJ8FTZMmqq/?lang=pt. Acesso em: 17 dez. 2022.

GOMEZ COLLADO, M. Panorama del sistema educativo mexicano desde la perspectiva de las políticas públicas. Innov. educ., México, v. 17, n. 74, p. 143-163, 2017. Disponível em: https://www.scielo.org.mx/scielo.php?pid=S1665-26732017000200143&script=sci_abstract. Acesso em: 13 dez. 2022.

MENY, I.; THOENIG, J. C. Las políticas públicas. Barcelona: Ariel, 1992.

MOLERO DE CABEZA, L. El enfoque semántico pragmático en el análisis del discurso: visión teórica actual. Lengua Americana, v. 7, n. 12, p. 5-28, 2003. Disponível em: https://www.produccioncientificaluz.org/index.php/lingua/article/view/17104. Acesso em: 10 dez. 2022.

MONARCA, H. Políticas, prácticas y trayectorias escolares: dilemas y tensiones en los procesos de inclusión. Perfiles Educativos, Ciudad de México, v. 37, n. 147, p. 14-27, 2015. Disponível em: https://www.scielo.org.mx/pdf/peredu/v37n147/v37n147a2.pdf. Acesso em: 17 dez. 2022.

OCDE. Políticas docentes efectivas: Conclusiones del informe PISA. Paris: OECD Publishing, 2018.

RODRÍGUEZ, M. E. Re-ligar como práctica emergente del pensamiento filosófico transmoderno. ORINOCO Pensamiento y Praxis, v. 7, n. 11, p. 3-13, 2019a. Disponível em: https://orinocopensamientoypraxis.blogspot.com/2019/12/orinoco_28.html#more. Acesso em: 10 dez. 2022.

RODRÍGUEZ, M. E. Deconstrucción: un transmétodo rizomático transcomplejo en la transmodernidad. Sinergias educativas, Porto, v. 4, n. 2, p. 1-13, 2019b. Disponível em: http://portal.amelica.org/ameli/jatsRepo/382/3821582003/html/index.html. Acesso em: 10 dez. 2022.

RODRÍGUEZ, M. E. El análisis crítico del discurso: un transmétodo rizomático transcomplejo en la transmodernidad. Visión educativa IUNAES, v. 14, n. 31, p. 117-128, 2020a. Disponível em: https://zenodo.org/record/6940019. Acesso em: 10 nov. 2022.

RODRÍGUEZ, M. E.; FORTUNATO, I. Males de la psique en la educación: urgencia en el re-ligar del pensamiento. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 3, p. 1754-1773, 2021a. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15195. Acesso em: 17 dez. 2022.

RODRÍGUEZ, M. E.; FORTUNATO, I. Paulo Freire en la educación Iberoamericana hoy, a la luz del análisis crítico del discurso de sus protagonistas. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 21, p. 1-21, 2021b. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8664997. Acesso em: 19 dez. 2022.

RODRÍGUEZ, M. E.; PELETEIRO, I. Antropolítica en Venezuela: un cuenco de mendigo, más aún en tiempos de pandemia 2020. SUMMA - Revista Disciplinaria en Ciencias Económicas y Sociales, v. 2, n. esp., p. 117-139, 2020. Disponível em: https://aunarcali.edu.co/revistas/index.php/RDCES/article/view/159. Acesso em: 19 dez. 2022.

RODRÍGUEZ, M. E.; LEMUS, J. La educación venezolana en tiempos de pandemia: ¡Yo sólo sé que no sé nada! Revista Arjé, v. 14, n. 27, p. 705-726, 2020. Disponível em: https://arje.bc.uc.edu.ve/arje26/art10.pdf. Acesso em: 10 dez. 2022.

ROMERO, J. G.; MINA, J. M.; MELO, M. S. Apuntes de políticas públicas en Colombia: ¡fatalismo o realidad?. In: MONART, L. E. L. (org.). Itinerarios Transdisciplinares: prácticas artísticas y culturales en Iberoamérica. Cali: Editorial REDIPE, 2021.

SANTANDER, P. Por qué y cómo hacer Análisis de Discurso. Cinta Moebio, Santiago de Chile, n. 41, p. 207-224, 2011. Disponível em: https://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0717-554X2011000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en. Acesso em: 19 dez. 2022.

VAN DIJK, T. Análisis Crítico del Discurso. Revista Austral de Ciencias Sociales, Valdivia, v. 30, p. 203-222, 2016. Disponível em: http://revistas.uach.cl/pdf/racs/n30/art10.pdf. Acesso em: 13 dez. 2022.

VECCHIONE, C. D. M. Políticas públicas de formación inicial docente en el Perú. Formação Docente. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 12, n. 23, p. 83-98, 2020. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/282. Acesso em: 23 dez. 2022.

Publicado

08/11/2023

Como Citar

RODRIGUEZ, M. E.; FORTUNATO, I.; ARAÚJO, O. H. Formação de professores e políticas públicas educacionais na Ibero-América: Análise transmetódica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023103, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.18020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18020. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos