Males da psique na educação: urgência na religação do pensamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i3.15195

Palavras-chave:

Educação, Males, Psique

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão sobre a relação entre psiquismo, educação e seus reflexos sobre a humanidade, produzida a partir da opinião de 27 professores, os quais foram questionados sobre a necessidade vivida de repensar os processos educativos diante dos males que afetam a sociedade. Aqui, as concepções são enquadradas na teoria da complexidade, para que possamos conectar harmoniosamente o que foi separado. A investigação é realizada com o transmétodo, a análise crítica do discurso como transmétodo, além dos estatutos modernistas de investigação. Observamos: junto com os investimentos em infraestrutura escolar, a ideia de preparar melhor os professores é um consenso para amenizar os males da educação. No final, defendemos uma reforma do pensamento por meio da desconexão e reconexão que pode levar à estagnação se sua própria dinâmica não for revisada.

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Biografia do Autor

Milagros Elena Rodríguez, Universidad de Oriente (UDO), Núcleo de Sucre, Cumana - Sucre

Departamento de Matemática. Doutorado em Inovações Educativas (UNEFA) – Chuao e Doutorado em Patrimônio Cultural (ULAC) – Caracas.

Ivan Fortunato, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Itapetininga - SP

Docente na Coordenadoria de Formação Pedagógica.Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (UNESP).

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Publicado

01/07/2021

Como Citar

RODRÍGUEZ, M. E.; FORTUNATO, I. Males da psique na educação: urgência na religação do pensamento. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 3, p. 1754–1773, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i3.15195. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15195. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos