JOVENS E AÇÃO CLIMÁTICA: ABORDAGENS EDUCATIVAS PROMOTORAS DA DIMENSÃO COLETIVA DA PARTICIPAÇÃO JUVENIL NA ADAPTAÇÃO CLIMÁTICA DAS SUAS COMUNIDADES

Autores

  • Sara Pinheiro Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto/ Centro de Investigação e Intervenção Educativas https://orcid.org/0000-0002-0045-7647
  • Ana Cristina Torres Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP); Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) https://orcid.org/0000-0002-9068-1203
  • Isabel Menezes Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP); Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) https://orcid.org/0000-0001-9063-3773

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.1.18323

Palavras-chave:

Educação para a cidadania ambiental., Jovens., Ação climática juvenil., Metodologias participativas.

Resumo

O artigo resulta do desenvolvimento de um projeto de educação climática com alunos do ensino médio de 3 escolas públicas em Portugal. Utilizaram-se metodologias participativas para envolver jovens na identificação de problemas climáticos locais e no desenvolvimento de ações climáticas coletivas com as suas comunidades. O artigo pretende discutir a importância destes espaços nas escolas, para que jovens possam desenvolver capacidades de participação, debatendo soluções climáticas. Apresentam-se as abordagens de perfil comunitário climático e laboratórios colaborativos climáticos, cuja implementação foi monitorizada por uma metodologia mista onde se cruzaram notas de observação com dados de questionários pré-teste e pós-teste (190 em grupo experimental e 112 em grupo de controle). Os resultados apontam para a importância das ações coletivas entre jovens e da importância dos pares numa ação climática mais sustentada, designadamente pela melhoria da autoeficácia percebida dos/as jovens. Discutem-se implicações sobre como a participação e o envolvimento de jovens em metodologias participativas para a ação climática podem reforçar a agência coletiva, ser potenciadores de tomadas de decisão e promover uma cidadania ambiental mais ativa.

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Biografia do Autor

Sara Pinheiro, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto/ Centro de Investigação e Intervenção Educativas

Sara Pinheiro é licenciada (emitida em 2008), mestre (2010) e doutorada em Ciências da Educação (2020) pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). Sou também formadora acreditada nas seguintes áreas: Educação para a Cidadania (Educação Intercultural), Relações entre Educação e Sociedade e, Conceção e Organização de Projetos Educativos, pelo Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC). Publicou 7 artigos científicos em revistas indexadas, e tem 1 livro sobre os sentidos de pertença europeus e juvenis. Sara é coautora de 5 capítulos do livro: In Roma and Education: Collaborative research and knowledge co-production practices (2023). É também co-organizadora de 2 outros livros. Apresentou e participou em mais de 30 comunicações orais e resumos em eventos científicos nacionais e internacionais. Desenvolvi o meu projeto de doutoramento, financiado pela FCT (PD/BD/105705/2014), com uma tese de doutoramento intitulada "Cidadania Europeia: Para que é que a quero? Significados de cidadania nacional e europeia para jovens de grupos étnicos não dominantes numa escola portuguesa". Esta tese resultou de uma bolsa de quatro anos, publicação de artigos científicos, a atribuição de um Prémio Investigadores Emergentes atribuído pelo ECER, com dois artigos e, um estágio de investigação no Brasil. Iniciei o meu percurso de investigação em 2012 no Centro de Investigação e Intervenção Educativa da FPCEUP. Atualmente sou investigadora doutorada no Projeto ClimActiC: Connecting Citizenship and Science [NORTE-01-0145-FEDER-000071], na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto; durante 2021 foi investigadora doutorada no Projeto EduCig - Educational Achievements among Roma: research action and co-design project, no ISCTE [PTDC/CEDG-EDG/30175/2017]. Trabalhou como bolseira de investigação no projeto "GROW.UP - Crescer em regiões de fronteira em Portugal: jovens, percursos e agendas educativas" na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Em 2014, assumi a posição de estagiária de investigação no projeto "Construir Pilares do Projeto Europeu com Educação, Cultura e Cidadania". Trabalha nas áreas das Ciências Sociais, com ênfase nas Ciências da Educação. No Ciência Vitae, os termos mais frequentes no âmbito da contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Educação; Cidadania; Cidadania Europeia; Cidadania Nacional; Educação para a Cidadania Europeia; Participação Cívica; Alterações Climáticas; Justiça Climática; Tomada de decisão dos jovens; Populações em situação de vulnerabilidade social e económica; Grupos étnicos não dominantes; Grupos minoritários e sua relação com a educação; Percursos educativos; Jovens; Culturas juvenis; Regiões fronteiriças; Escola; Diversidade; Cultura; Investigação educacional; Estudos ciganos. Trabalhou como avaliadora de cursos do ensino superior português e de sistemas internos de garantia da qualidade na Agência Nacional de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Ana Cristina Torres, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP); Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE)

Ana Cristina Torres é Investigadora no Centro de Investigação e Intervenção em Educação (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (UPORTO). Licenciada em Ensino de Biologia e Geologia pela Faculdade de Ciências da UPorto (2003), trabalhou depois como professora em escolas. Em 2006, Ana Cristina foi bolseira de doutoramento da FCT para frequentar o Programa Doutoral em Didática e Formação, especialização em Educação em Ciências, da Universidade de Aveiro, concluído em 2012. Em 2018, foi nomeada para o CIIE para uma posição de investigação ao abrigo de um contrato a termo certo de 6 anos a tempo inteiro, financiado pela Agência Portuguesa de Financiamento da Investigação (FCT), para avançar com os seus objectivos de investigação e carreira. No CIIE, está envolvida na comunidade de prática de investigação IDEAFor - Identidade, Democracia, Escola, Administração e Formação -, um grupo de investigação e formação avançada do CIIE. Desde 2020, é co-coordenadora de uma das nove áreas estratégicas do CIIE: 9. 'Gestão Pedagógica e Participação Democrática'. Está também a desenvolver as suas capacidades de liderança ao co-coordenar a equipa nacional de um projeto KA3 Erasmus+ COSI.ed ('Co-created Education through Social Inclusion') liderado pela Universidade do Sudeste da Noruega (USN), Noruega, bem como ao co-coordenar a equipa portuguesa do eSGarden ('School Gardens for Future Citizens'), um projeto KA2 Erasmus+ liderado pela Universidade Politécnica de Valência, Espanha (UPV). Recentemente, co-liderando um consórcio interdisciplinar nacional sobre mitigação e sensibilização para as alterações climáticas, colaborou ativamente na redação da sua candidatura a um esquema de financiamento regional de I&D do FEDER que foi recentemente aceite para financiar o projeto ClimActiC com início em julho de 2021. Tem participado em investigações nacionais e internacionais financiadas em colaboração como membro de uma equipa. Durante o seu percurso na U.Aveiro e na U.Porto, tem leccionado as disciplinas de "Educação, Ambiente e Sustentabilidade", "Psicossociologia das Instituições Educativas", "Didática do Estudo do Meio", e "Ensino das Ciências" nos cursos de licenciatura e mestrado. Tem também desenvolvido trabalho de extensão, de desenvolvimento profissional de professores e de consultoria a escolas de territórios desfavorecidos. Publicou 14 artigos em revistas e 4 capítulos de livros a nível nacional e internacional e está atualmente a trabalhar na divulgação dos resultados da sua investigação de pós-doutoramento e dos seus projectos actuais. 

Isabel Menezes, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP); Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE)

Sou licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e bacharel em Teatro pela Escola Superior Artística do Porto. Fiz doutoramento em Psicologia em 1998, com uma tese sobre os impactos da área de Formação Pessoal e Social no desenvolvimento psicológico de jovens, e agregação em Ciências da Educação, com uma aula sobre ‘Da (inter)Ação como Alma da Política’.  Sou investigadora no Centro de Investigação e Intervenção Educativas. Tenho dado aulas de Metodologias de Investigação e de Intervenção Educativas, Educação para a Cidadania e Psicologia Política.

Tenho dirigido investigação no domínio da participação cívica e política de crianças, jovens e adultos, atendendo à forma estas experiências podem ter um papel no empoderamento de grupos em risco de exclusão em função do género, da orientação sexual, da literacia, do estatuto de imigrante, da incapacidade e da doença crónica. Isto inclui vários projetos no campo da cidadania de jovens (H2020 Catch-EyoU, FP7 PIDOP, FCT EduCiPart) e, mais recentemente, da responsabilidade social da universidade (Erasmus+ EU-USR, ESSA, Engage Students) e a participação em projetos coordenados por outros colegas. Atualmente estou envolvida em dois projetos sobre cidadania ambiental em contexto escolar e comunitário: o Healthy Waters envolve o trabalho em escolas sobre a preservação da água; e o ClimActiC, que coordeno com a Ana Cristina Torres, combina cidadania, ciência e adaptação local às alterações climáticas. 

Estou na direção do CIIE, Centro de Investigação e de Intervenção Educativas, desde 2020. Integro a comissão científica do Programa Doutoral em Ciências da Educação (DPE-UP), do Mestrado em Educação e Formação de Adultos e do Mestrado em Ciências da Educação. Tenho sido eleita para os órgãos de gestão da FCPEUP e fui membro do Conselho Geral da Universidade do Porto (2009/17). Atualmente, sou diretora do Departamento de Ciências da Educação.

Sou sócia fundadora da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE), e presido à sua direção desde Outubro de 2017.

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Publicado

07/06/2024

Como Citar

PINHEIRO, S.; TORRES, A. C.; MENEZES, I. JOVENS E AÇÃO CLIMÁTICA: ABORDAGENS EDUCATIVAS PROMOTORAS DA DIMENSÃO COLETIVA DA PARTICIPAÇÃO JUVENIL NA ADAPTAÇÃO CLIMÁTICA DAS SUAS COMUNIDADES. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.1, p. e024062, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19iesp.1.18323. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18323. Acesso em: 21 nov. 2024.