JOVENS E AÇÃO CLIMÁTICA: ABORDAGENS EDUCATIVAS PROMOTORAS DA DIMENSÃO COLETIVA DA PARTICIPAÇÃO JUVENIL NA ADAPTAÇÃO CLIMÁTICA DAS SUAS COMUNIDADES
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.1.18323Palavras-chave:
Educação para a cidadania ambiental., Jovens., Ação climática juvenil., Metodologias participativas.Resumo
O artigo resulta do desenvolvimento de um projeto de educação climática com alunos do ensino médio de 3 escolas públicas em Portugal. Utilizaram-se metodologias participativas para envolver jovens na identificação de problemas climáticos locais e no desenvolvimento de ações climáticas coletivas com as suas comunidades. O artigo pretende discutir a importância destes espaços nas escolas, para que jovens possam desenvolver capacidades de participação, debatendo soluções climáticas. Apresentam-se as abordagens de perfil comunitário climático e laboratórios colaborativos climáticos, cuja implementação foi monitorizada por uma metodologia mista onde se cruzaram notas de observação com dados de questionários pré-teste e pós-teste (190 em grupo experimental e 112 em grupo de controle). Os resultados apontam para a importância das ações coletivas entre jovens e da importância dos pares numa ação climática mais sustentada, designadamente pela melhoria da autoeficácia percebida dos/as jovens. Discutem-se implicações sobre como a participação e o envolvimento de jovens em metodologias participativas para a ação climática podem reforçar a agência coletiva, ser potenciadores de tomadas de decisão e promover uma cidadania ambiental mais ativa.
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