Formação continuada em educação ambiental para professores de educação infantil na visão da complexidade e da transdisciplinaridade
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.15052Palavras-chave:
Educação ambiental, Complexidade, Transdisciplinaridade, Formação continuada de professores, Educação infantilResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que se propôs a elaborar, desenvolver e analisar uma experiência formativa em Educação Ambiental na visão da complexidade e da transdisciplinaridade para professores de Educação Infantil, desenvolvida nos anos de 2017 e 2018 pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental e Complexidade. A metodologia, de abordagem qualitativa, contou com a participação de 11 professoras de Educação Infantil, por meio da oferta de um curso de formação continuada em Educação Ambiental organizado em 24 horas, entre encontros presenciais e atividades a distância. A pesquisa utilizou para análise os dados obtidos por meio da observação, entrevista e questionários, elaborados a partir do estudo teórico. Os resultados mostram o potencial da teoria da complexidade e da transdisciplinaridade como importante contributo no processo de formação continuada de professores para a superação da visão conservadora predominante na prática docente em Educação Ambiental.
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