Formação continuada em educação ambiental para professores de educação infantil na visão da complexidade e da transdisciplinaridade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.15052

Palavras-chave:

Educação ambiental, Complexidade, Transdisciplinaridade, Formação continuada de professores, Educação infantil

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que se propôs a elaborar, desenvolver e analisar uma experiência formativa em Educação Ambiental na visão da complexidade e da transdisciplinaridade para professores de Educação Infantil, desenvolvida nos anos de 2017 e 2018 pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental e Complexidade. A metodologia, de abordagem qualitativa, contou com a participação de 11 professoras de Educação Infantil, por meio da oferta de um curso de formação continuada em Educação Ambiental organizado em 24 horas, entre encontros presenciais e atividades a distância. A pesquisa utilizou para análise os dados obtidos por meio da observação, entrevista e questionários, elaborados a partir do estudo teórico. Os resultados mostram o potencial da teoria da complexidade e da transdisciplinaridade como importante contributo no processo de formação continuada de professores para a superação da visão conservadora predominante na prática docente em Educação Ambiental.

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Biografia do Autor

Daniele Saheb, Pontifícia Universidade Católica

Professora Titular. Doutorado em Educação (UFPR).

Daniela Gureski Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica

Doutoranda em Educação.

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Publicado

01/01/2023

Como Citar

SAHEB, D.; RODRIGUES, D. G. Formação continuada em educação ambiental para professores de educação infantil na visão da complexidade e da transdisciplinaridade. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023008, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.15052. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15052. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos