A metáfora da comunicação na compreensão do conceito de informação genética

Uma investigação da formação inicial de professores de Ciências e Biologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.18375

Palavras-chave:

Ensino de Biologia, Ensino de Genética, Informação, Metáfora, Linguagem

Resumo

O conceito de informação genética é de relevância para a compreensão de problemas socioambientais, como organismos geneticamente modificados e terapia gênica. Levando em consideração a possibilidade de esse conceito causar distorções conceituais por metáfora na aprendizagem, objetivamos descrever quais são as concepções de informação genética de professores de Biologia em formação e como suas compreensões foram modificadas ao longo de reflexões científicas e filosóficas. Coletamos dados por meio de questionários, entrevistas em grupo e representações individuais. Identificamos que professores em formação compreendiam a informação genética em termos metafóricos, avançaram para uma rejeição completa da metáfora e atingiram um ponto de equilíbrio no encerramento, exibindo compreensões compatíveis com o conceito científico proposto, apesar de exibirem uma combinação de perfis conceituais. Propusemos critérios linguísticos para utilizar a metáfora no ensino e para identificar o uso denotativo do termo. Oferecemos um quadro de assertivas para diagnóstico de concepções e indicamos implicações didáticas.

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Biografia do Autor

Matheus Ganiko-Dutra, Universidade Estadual Paulista

Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência.

Beatriz Ceschim, Universidade Estadual de Santa Cruz

Docente na Área de Ensino de Biologia do Departamento de Ciências Biológicas. Doutorado em Educação para Ciência (UNESP).

Ana Maria de Andrade Caldeira, Universidade Estadual Paulista

Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência. Doutorado em Educação (UNESP). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C.

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Publicado

17/10/2023

Como Citar

GANIKO-DUTRA, M.; CESCHIM, B.; CALDEIRA, A. M. de A. A metáfora da comunicação na compreensão do conceito de informação genética: Uma investigação da formação inicial de professores de Ciências e Biologia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023096, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.18375. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18375. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos