Práticas que transformam

Provocando o emergir de sujeitos potentes de linguagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18iesp.1.18472

Palavras-chave:

Terapia de linguagem, Escrita, Diálogo, Autoria

Resumo

Este artigo apresenta o relato de atividades terapêuticas fonoaudiológicas que destacam a importância das práticas discursivas, dialógicas, pautadas em referencial histórico-cultural, para o trabalho com a linguagem oral e escrita. O objetivo dos relatos feitos é mostrar que estratégias organizadas, pautadas em escolhas subjetivas de gêneros discursivos diferentes, podem promover a emergência do sujeito de linguagem que inicia o processo terapêutico fonoaudiológico como sujeito patológico. Apresentamos os relatos de quatro crianças, na vivência de dois projetos diferentes (coleção de livros “Eu, autor” e “Painel Interativo”), em que os tempos e relações de cada criança com o outro, consigo e sua linguagem, os diferentes interlocutores discursivos, são subjetivos, mas todos se transformam. Acompanham-nos nessa jornada Bakhtin e Vigotski, em especial, entre outros autores consagrados. Embora sem utilizarmos protocolos formais, as práticas apresentadas podem ser replicadas e evidenciam bons resultados.

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Biografia do Autor

Heloísa de Oliveira Macedo, Unità Faculdade

Docente do curso de Alfabetização e Letramento.

Lucia Masini , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Docente do Departamento de Teorias e Métodos e Fonoaudiologia e Fisioterapia.

Vera Regina Vitagliano Teixeira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Docente do Departamento de Teorias e Métodos em Fonoaudiologia e Fisioterapia.

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Publicado

19/09/2023

Como Citar

MACEDO, H. de O.; MASINI , L.; TEIXEIRA, V. R. V. Práticas que transformam: Provocando o emergir de sujeitos potentes de linguagem. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. esp.1, p. e023075, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18iesp.1.18472. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18472. Acesso em: 23 dez. 2024.