A extensão universitária como espaço de formação em linguagem

Uma discussão ético-responsável

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18iesp.1.18480

Palavras-chave:

Envelhecimento, Extensão universitária, Formação em linguagem

Resumo

Este artigo discute a relevância do papel formativo das extensões universitárias, fundamentadas na dialogicidade e no engajamento com a sociedade, tendo como ponto de partida uma reflexão sobre as atividades de dois projetos de extensão: o Centro de Convivência de Afásicos (UNICAMP) e o Observatório do Idadismo (UFBA/UFU). Enquanto o primeiro atua na reorganização linguístico-cognitiva de sujeitos cérebro-lesados, o segundo combate preconceitos e estigmatização com viés de idade, principalmente aqueles dirigidos à pessoa idosa. A partir das vivências relatadas e discutidas, defendemos que a extensão universitária pode ser espaço privilegiado para uma formação ético-responsável em linguagem, ainda que haja um longo caminho a ser percorrido para seu reconhecimento institucional. Destacamos, finalmente, que as experiências dialógicas e ético-responsáveis vivenciadas nas atividades extensionistas apontam para a importância da formação de profissionais engajados no enfrentamento de opressões, injustiças e preconceitos que operam por meio da linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Picinato Mazuchelli, Universidade Federal de Uberlândia

Professora Adjunta, Instituto de Letras e Linguística. Doutorado em Linguística.

Marcus Vinicius Borges Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Professor Adjunto do Departamento de Fonoaudiologia. Doutorado em Linguística.

Referências

BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos, SP: Editora Pedro e João, 2010.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.

BOAL, A. Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas. São Paulo: Editora 34, 2019 [1975].

COUDRY, M. I. H. 10 anos de Neurolinguística no IEL. Caderno de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 32, n. 1, p. 9-23, jan./jun. 1997. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636945/4667. Acesso em: 29 out. 2022.

COUDRY, M. I. H. Diário de Narciso. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1988 [1986].

FORPROEX. Fórum de Pró-Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. [S. l.]: FORPROEX, 2012.

FRANCHI, C. Linguagem: atividade constitutiva: teoria e poesia. São Paulo: Parábola Editorial, 2011 [1977].

FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1967.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

JAKOBSON, R. Linguística e Comunicação, São Paulo: Cultrix, 1981.

LIBERALI, F. C. et al. Teatro do oprimido e direitos humanos: estratégia pedagógica para a (trans)formação. Cadernos de Linguagem e Sociedade, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 232–252. 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/40905 Acesso em: 29 out. 2022.

LIBERALI, F. C. Multiletramento engajado para a prática do bem viver. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, v. 22, n. 1, p. 125-145, jan./abr. 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ld/a/KmYMbTKgh4MLvKvqMBMCQRk/?lang=pt. Acesso em: 29 out. 2022.

MAZUCHELLI, L. P. et al. Discursos sobre os idosos, desigualdade social e os efeitos das medidas de distanciamento social em tempos de Covid-19. Saúde e Sociedade, [S. l.], v. 30, n. 3, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sausoc/a/dkJwsGRvFs3tqC75gRkczxc/?lang=pt. Acesso em: 29 out. 2022.

MAZUCHELLI, L. P. Stereotypes and Representations: discourses on and in ag(e)ing. Orientadora: Rosana do Carmo Novaes-Pinto. 2019. 199 f. Tese (Doutorado em Linguística) –Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2019. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/163757.7 Acesso em: 29 out. 2022.

MORATO, E. O interacionismo no campo linguístico. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. (org.). Introdução à linguística: fundamentos epistemológicos. São Paulo, SP: Cortez Editora, 2004.

MORATO, E. Rotinas significativas e práticas discursivas: relato de experiência de um Centro de Convivência de Afásicos. Distúrbios da Comunicação, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 157-165, jun. 1999. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/11154/23683. Acesso em: 29 out. 2022.

NETO, J. F. de M. Extensão Popular. 2. ed. João Pessoa: Editora da UFPB, 2014.

NEW LONDON GROUP. The Pedagogy of Multiliteracies: Designing social futures. Harvard Educational Review, v. 66, n. 1, p. 60-92, 2000 [1996]. Disponível em: http://newarcproject.pbworks.com/f/Pedagogy+of+Multiliteracies_New+London+Group.pdf Acesso em: 29 out. 2022.

NOVAES-PINTO, R. Centro de Convivência de Afásicos (CCA): o trabalho com a linguagem por uma equipe multidisciplinar e seus efeitos terapêuticos. Projeto de Extensão (PEC/PREAC). Campinas, SP: UNICAMP, 2015.

NOVAES-PINTO, R. do C. A social cultural-approach to aphasia: contributions from the work developed at a center for aphasic subjects. In: TAN, Ü. (ed.). Latest Findings in Intellectual and Developmental Disabilities Research. Croatia: [s. n.], 2012. Disponível em: https://www.intechopen.com/chapters/28165. Acesso em: 29 out. 2022.

NOVAES-PINTO, R. do C. Preconceito linguístico e exclusão social nas chamadas patologias de linguagem. Avesso do Avesso: Revista de Educação, Araçatuba, SP, v. 5, n. 5, p. 8-36, 2008. Disponível em: https://feata.edu.br/downloads/revistas/avessodoavesso/v6_artigo01_preconceito.pdf Acesso em: 29 out. 2022.

NOVAES-PINTO, R. do C.; LIMA, A. R. Centro de Convivência de Afásicos (CCA): o trabalho com a linguagem em uma perspectiva interdisciplinar. In: CONGRESSO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO LATINA DE ANÁLISE DE SISTEMAS DE SAÚDE, 27., 2016, Brasília. Actas CALASS. Brasília: Ed. ALASS. v. 1, n. 1, p. 1-10, 2016.

OLIVEIRA, M. V. B. Palavras na ponta-da-língua: uma abordagem neurolinguística. (Séria na branca; 5). São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2022. E-Book. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/palavras-na-ponta-da-lingua-uma-abordagem-neurolinguistica/. Acesso em: 29 out. 2022.

OLIVEIRA, M. V. B.; MAZUCHELLI, L. P. Responsabilidade intergeracional e pandemia de Covid-19. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 16, n. 4, p. 29–52, dez. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bak/a/VRrbSWKGSdGS7NW36BXCxhC/?lang=pt. Acesso em: 29 out. 2022.

PONZIO, A. A concepção bakhtiniana de ato como dar um passo. In: BAKHTIN, M. M. Para uma filosofia do ato responsável, 2010.

VOLÓCHINOV. V. Marxismo e filosofia da linguagem: Problemas fundamentais do método sociológico, São Paulo: Ed. 34, 2018.

Publicado

19/09/2023

Como Citar

MAZUCHELLI, L. P.; OLIVEIRA, M. V. B. A extensão universitária como espaço de formação em linguagem: Uma discussão ético-responsável. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. esp.1, p. e023081, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18iesp.1.18480. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18480. Acesso em: 23 dez. 2024.