A extensão universitária como espaço de formação em linguagem
Uma discussão ético-responsável
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18iesp.1.18480Palavras-chave:
Envelhecimento, Extensão universitária, Formação em linguagemResumo
Este artigo discute a relevância do papel formativo das extensões universitárias, fundamentadas na dialogicidade e no engajamento com a sociedade, tendo como ponto de partida uma reflexão sobre as atividades de dois projetos de extensão: o Centro de Convivência de Afásicos (UNICAMP) e o Observatório do Idadismo (UFBA/UFU). Enquanto o primeiro atua na reorganização linguístico-cognitiva de sujeitos cérebro-lesados, o segundo combate preconceitos e estigmatização com viés de idade, principalmente aqueles dirigidos à pessoa idosa. A partir das vivências relatadas e discutidas, defendemos que a extensão universitária pode ser espaço privilegiado para uma formação ético-responsável em linguagem, ainda que haja um longo caminho a ser percorrido para seu reconhecimento institucional. Destacamos, finalmente, que as experiências dialógicas e ético-responsáveis vivenciadas nas atividades extensionistas apontam para a importância da formação de profissionais engajados no enfrentamento de opressões, injustiças e preconceitos que operam por meio da linguagem.
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