DESAFIOS DA DUPLA DIPLOMAÇÃO ENTRE UTFPR E IPB NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

Palavras-chave:

Dupla Diplomação, Cooperação Internacional, Formação Docente, IPB, UTFPR

Resumo

O presente estudo visa compreender os desafios do processo de Dupla Diplomação (DD) entre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná e o Instituto Politécnico de Bragança nos cursos de graduação voltados para a formação docente. Este trabalho qualitativo e exploratório utiliza documentos oficiais e entrevistas semiestruturadas com gestores das instituições, especialistas no percurso da DD. A técnica de Análise de Conteúdo foi aplicada aos dados coletados. Constatou-se que a cooperação entre o IPB e a UTFPR nas engenharias é altamente bem-sucedida, tornando-se possivelmente a maior parceria recente de DD entre Brasil e Portugal. Contudo, o sucesso alcançado nas engenharias não teve paralelo nos cursos de formação docente, principalmente devido a diferenças nos sistemas educacionais. Concluiu-se que os desafios na DD para formação docente entre a UTFPR e o IPB incluem equilibrar diferenças nos sistemas educacionais, compatibilizar currículos, superar resistências, construir confiança, lidar com restrições de graduação e garantir conformidade legal.

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Biografia do Autor

Elizane Maria de Siqueira Wilhelm, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Ponta Grossa – PR, Brasil.

Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Ponta Grossa – PR, Brasil. Mestre em Planejamento e Governança Pública, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP).

Luiz Alberto Pilatti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Ponta Grossa – PR, Brasil.

Professor Titular na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Foi Diretor-Geral do Campus Ponta Grossa (2004-2012), Vice-Reitor (2012-2016) e Reitor (2016-2020) da UTFPR. Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Está vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) e Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) no Campus Ponta Grossa. Bolsista de Produtividade em Pesquisa - CNPq.

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Publicado

09/09/2024

Como Citar

WILHELM, E. M. de S.; PILATTI, L. A. DESAFIOS DA DUPLA DIPLOMAÇÃO ENTRE UTFPR E IPB NA FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024100, 2024. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18481. Acesso em: 26 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos