DESAFIOS DA DUPLA DIPLOMAÇÃO ENTRE UTFPR E IPB NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

Palavras-chave:

Dupla Diplomação, Cooperação Internacional, Formação Docente, IPB, UTFPR

Resumo

O presente estudo visa compreender os desafios do processo de Dupla Diplomação (DD) entre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná e o Instituto Politécnico de Bragança nos cursos de graduação voltados para a formação docente. Este trabalho qualitativo e exploratório utiliza documentos oficiais e entrevistas semiestruturadas com gestores das instituições, especialistas no percurso da DD. A técnica de Análise de Conteúdo foi aplicada aos dados coletados. Constatou-se que a cooperação entre o IPB e a UTFPR nas engenharias é altamente bem-sucedida, tornando-se possivelmente a maior parceria recente de DD entre Brasil e Portugal. Contudo, o sucesso alcançado nas engenharias não teve paralelo nos cursos de formação docente, principalmente devido a diferenças nos sistemas educacionais. Concluiu-se que os desafios na DD para formação docente entre a UTFPR e o IPB incluem equilibrar diferenças nos sistemas educacionais, compatibilizar currículos, superar resistências, construir confiança, lidar com restrições de graduação e garantir conformidade legal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizane Maria de Siqueira Wilhelm, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Ponta Grossa – PR, Brasil.

Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Ponta Grossa – PR, Brasil. Mestre em Planejamento e Governança Pública, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP).

Luiz Alberto Pilatti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Ponta Grossa – PR, Brasil.

Professor Titular na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Foi Diretor-Geral do Campus Ponta Grossa (2004-2012), Vice-Reitor (2012-2016) e Reitor (2016-2020) da UTFPR. Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Está vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) e Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) no Campus Ponta Grossa. Bolsista de Produtividade em Pesquisa - CNPq.

Referências

AMARO DE MATOS, J., PINA E CUNHA, M., DE BERREDO, R. F. Leading university internationalization: the future of Euro-Chinese academic cooperation. European Journal of Education, v. 57, n. 1, p. 65–77, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1111/ejed.12490. Acesso em: 29 ago. 2023.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto e Pinheiro. (ed.); 3a). Almedina Brasil, 2011.

BEERKENS, E.; DERWENDE, M. The paradox in international cooperation: Institutionally embedded universities in a global environment. Higher Education. v. 53, n. 1, p. 61-79, 2007. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/29735042. Acesso em: 04 set. 2023.

BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 04 set. 2023.

BRASIL. Resolução CNE/CP no 2, de 1o de Julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF: MEC, 2015. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECPN22015.pdf?query=LICENCIATURA. Acesso em: 04 set. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Painel Universidade 360. Brasília, DF: MEC, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/universidade360/painel-universidade-360. Acesso em: 04 set. 2023.

BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Conselho Nacional de Deenvolvimento Científico e Tecnológico. Ciências sem Fronteira, [S. d.] Disponível em: https://www.gov.br/cnpq/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/ciencia-sem-fronteiras. Acesso em: 30 ago. 2023.

CENTENARO, G. L. Internacionalização de Instituições do Ensino Superior: uma comparação de dados entre IPB e UTFPR. Orientadores: Paula Odete Fernandes e Aurea Niada. 2019. 83 f. Dissertação (Mestrado em Gestão das Organizações) – Instituto Politécnico de Bragança. Bragança, PT, 2019. Disponível em: https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/22750/1/Centenaro_Giulia.pdf. Acesso em 28 ago. 2023.

CICHOSKI, P. B.; RUBIN-OLIVEIRA, M. Universidade em contextos emergentes: o processo de internacionalização da UTFPR. Perspectiva, Erechim, RS, v. 42, n. 160, p. 7–17, 2018. Disponível em: https://www.uricer.edu.br/rperspectiva/inicio_old.php?id_numero=85. Acesso em: 03 set. 2023.

DE MOORTEL, K.; CRISPEELS, T. International university-university technology transfer: Strategic management framework. Technological Forecasting and Social Change, v. 135, p. 145–155, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.techfore.2018.05.002. Acesso em: 30 ago. 2023.

DE OLIVEIRA, G. X.; VESTENA, D.; RÖHRIG DA COSTA, C. R.; TRAVERSO, L. D.; SHOPRONI BICUETI, R. Internacionalização das universidades: estudo sobre a produção científica. Gestão e Desenvolvimento, v. 17, n. 1, p. 195–211, 2020. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5142/514262385013/514262385013.pdf. Acesso em: 30 ago. 2023.

DE SOUZA, J. C. D. Internacionalização da Educação Superior no Contexto da Formação Profissional: o processo de dupla-diplomação do curso de administração da UTFPR e do Instituto Politécnico de Bragança. Orientadoras: Paula O. Frnandes e Giovana Pezarico. Dissertação (Mestrado em Gestão das Organizações, Ramo de Gestão de Empresas) – IPB. Bragança, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/10198/22690. Acesso em 28 ago. 2023.

EUROPEAN COMMISSION. ECTS users' guide 2015. London: Publications Office, 2015. Disponível em: https://op.europa.eu/en/publication-detail/-/publication/da7467e6-8450-11e5-b8b7-01aa75ed71a1. Acesso em: 30 ago. 2023.

IPB. IES parceiras em países de expressão portuguesa e extracomunitários. Relações Internacionais - Instituto Politécnico de Bragança. 2022a. https://portal3.ipb.pt/index.php/pt/gri/mobilidade-internacional. Acesso em: 03 set. 2023.

IPB. Instituto Politécnico de Bragança - Cursos. 2022b. Instituto Politécnico de Bragança. Disponível em: https://portal3.ipb.pt/index.php/pt/guiaects/cursos. Acesso em: 04 set. 2023.

IPB. Instituto Politécnico de Bragança - Mobilidade Internacional. Instituto Politécnico de Bragança. 2022c. Disponível em: https://portal3.ipb.pt/index.php/pt/ipb/estudar-no-ipb/mobilidade-internacional. Acesso em: 03 set. 2023.

IPB. Plataforma de Empreendedorismo Empregabilidade e Inovação Formativa - Projeto DEMOLA. Instituto Politécnico de Bragança. 2022d. Disponível em: https://if.ipb.pt/. Acesso em: 04 set. 2023.

KOMPANETS, V.; VÄÄTÄNEN, J. Different, yet similar: factors motivating international degree collaboration in higher education. The case of Finnish-Russian double degree programmes. European Journal of Engineering Education, v. 44, n. 3, p. 379–397, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1080/03043797.2018.1520811. Acesso em: 30 ago. 2023.

LARA, L. de M.; PILATTI, L. A.; BILYNKIEVYCZ, C. dos S.; PEDROSO, B. Das escolas de aprendizes artífices à Universidade Tecnológica Federal do Paraná: percursos da educação tecnológica no Brasil. Revista Tecnologia e Sociedade, Curitiba, v. 17, p. 49-67, 2021. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14437. Acesso em: 03 set. 2023.

LIEVORE, C.; PILATTI, L. A.; TEIXEIRA, J. A. S. Mobilidade estudantil internacional. Curitiba: EDUTFPR, 2022. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29298. Acesso em: 30 ago. 2023.

LUCE, M. B.; FAGUNDES, C. V.; MEDIEL, O. G. Internacionalização da educação superior: a dimensão intercultural e o suporte institucional na avaliação da mobilidade acadêmica. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, SP, v. 21, n. 2, p. 317–340, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-40772016000200002. Acesso em: 30 ago. 2023.

NEVES, C. E. B.; BARBOSA, M. L. de O. Internationalization of higher education in Brazil: advances, obstacles, and challenges. Sociologias, v. 22, n. 54, p. 144–175, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/15174522-99656. Acesso em: 30 ago. 2023.

NEVES, R. Ser Professor em Portugal: a problemática do acesso à formação/profissão. Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, v. 22, n. 2, p. 216–230, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.30715. Acesso em: 31 ago. 2023.

NIZAMOV, I. D.; NASIBULLOV, R. R.; OLEYNIKOVA, O. N.; GORYLEV, A. I. Algumas características da sistematização de Programas Internacionais Conjuntos de Ensino Superior. Revista on Line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, v. 25, n. esp. 1, p. 567–576, mar. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.1.14997. Acesso em: 30 ago. 2023.

NUNES, C. S. C.; NUNES, H. S. C. A formação inicial de professores em Portugal: hoje em dia, todo professor deve ser. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 4, n. 1, p. 224–237, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6624/0. Acesso em: 04 set. 2023.

OBST, D.; KUDER, M. International Joint- and Double-Degree Programs. International Higher Education, v. 66, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.6017/ihe.2012.66.8585. Acesso em: 01 set. 2023.

ORGANISATION FOR ECONOMIC COOPERATION AND DEVELOPMENT (OECD). OECD Science, Technology and Industry Scoreboard 2017. Paris: OECDiLibray, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1787/9789264268821-en. Acesso em: 30 ago. 2023.

PALERMO, O. A.; BISIGNANO, A. P.; MERCADO, S. The design of international dual degree programmes as effective transnational education experiences. In: TSILIGIRIS, V.; LAWTON, W. (ed.). Exporting Transnational Education. Cham: Palgrave Macmillan, 2018, p. 45-66. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-319-74739-2_4. Acesso em: 30 ago. 2023.

PORTUGAL. Lei de Bases do Sistema Educativo. Lei no 46/86, Pub. L. No. Sério I de 1986-10-14, 3067 (1986). 1986. Disponível em: https://dre.pt/dre/detalhe/lei/46-1986-222418. Acesso em: 01 set. 2023.

RAMÍREZ-ADRADOS, A.; FERNÁNDEZ-ELÍAS, V. E.; FERNÁNDEZ-MARTÍNEZ, S.; MARTÍNEZ-PASCUAL, B., GONZALEZ-DE-RAMOS, C.; CLEMENTE-SUÁREZ, V. J.;. The Effect of Studying a Double Degree in the Psychophysiological Stress Response in the Bachelor’s Thesis Defense. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 19, n. 3, p. 1207, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.3390/ijerph19031207. Acesso em: 02 set 2023.

RAMOS, C. C.; FARIA, E.; RAMOS, F.; RODRIGUES, I. P. A condição docente: contributos para uma reflexão [Relatório técnico]. Lisboa: Conselho Nacional de Educação, 2016. Disponível em: www.cnedu.pt. https://www.cnedu.pt/content/edicoes/estudos_e_relatorios/RTAcondicaodocente.pdf. Acesso em: 04 set. 2023.

RIGHI CECHIN, M.; RAMOND, B.; PILATTI, L. A. Universidade Tecnológica no Brasil e na França: um estudo comparativo. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 11, n. 26, p. 83–105, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.33361/RPQ.2023.v.11.n.26.562. Acesso em: 28 ago. 2023.

ROBSON, S.; KAMPFF, A. J. C.; MOROSINI, M.; GUILHERME, A. A. Internationalization at home: policies, practices and perspectives from the global north and south. Humanidades & Inovação, Palmas, v. 9, n. 2, p. 12–22, 2022. Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/handle/10923/23842?mode=full. Acesso em: 30 ago. 2023.

ROSYIDAH, N.; MATIN, M.; ROSYIDI, U. Internationalization in higher education: University’s effective promotion strategies in building international trust. European Journal of Educational Research, v. 9, n. 1, p. 351–361, 2020. Disponível em: https://pdf.eu-jer.com/EU-JER_9_1_351.pdf. Acesso em: 04 set. 2023.

RUEDA, J. L.; LIMA, P. G. Sobre a formação universitária centrada em competências: o Processo de Bolonha em debate. Laplage em Revista, São Carlos, SP, v. 2, n. 3, p. 163-179, 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=552756517015. Acesso em: 03 set. 2023.

SANTOS, C. W.; MORORÓ, L. P. O desenvolvimento das licenciaturas no Brasil. Revista HISTEDBR On-Line, v. 19, e019018, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652339. Acesso em: 04 set. 2023.

SIN, C.; TAVARES, O.; NEAVE, G. Student mobility in Portugal. Journal of Studies in International Education, v. 21, n. 2, p. 120–135, 2017. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1028315316669814. Acesso em: 03 set. 2023.

SITNICKI, M. W. Determining the priorities of the development of EU research universities based on the analysis of rating indicators of world-class universities. Baltic Journal of European Studies, v. 8, n. 1, p. 76–100, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1515/bjes-2018-0006. Acesso em: 30 ago. 2023.

STEAGALL, J. W.; FALK, P.; GALLO, A. PORTER, T. W. International Double Degree Programs as Accelerators for Internationalization: Lessons from the Trans-Atlantic Business School Alliance, Journal of Teaching in International Business, v. 2, n. 1, p. 7–35, 2021. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/08975930.2021.1906378 . Acesso em: 30 ago. 2023

SUFICIER, D. M.; AZADINHO, M. P. M.; MUZZETI, L. R. Exigências legais para a atuação de professores nos anos iniciais do ensino fundamental (1996-2019). Revista on Line de Política e Gestão Educacional, v. 24, n. 3, p. 1461–1473, set./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13597. Acesso em: 04 set. 2023.

TAVARES, M. Internacionalização da educação superior: estratégias e ações da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 2016. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional - Área de Concentração: Desenvolvimento Regional Sustentável) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, PR, 2016. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/1741/1/PB_PPGDR_M_Tavares%2C Marcelo_2016.pdf. Acesso em: 03 set. 2023.

TEIXEIRA, J. A. S. Mobilidade Estudantil Internacional – Introdução. In: LIEVORE, C.; PILATTI, L. A.; TEIXEIRA, J. A. S. (ed.). Mobilidade Estudantil Internacional. Curitiba - PR: EDUTFPR, p. 10–13. 2022. Acesso em 30 ago. 2023.

UTFPR. Relatório de Gestão - Exercício 2015. 2016. Disponível em: http://portal.utfpr.edu.br/documentos/reitoria/documentos-institucionais/prestacao-de-contas/deliberacao-01_2016-couni-relatorio-de-gestao.pdf/view. Acesso em: 30 abr. 2023.

UTFPR. Plano de Desenvolvimento institucional da UTFPR (PDI) 2018-2022. 2017. Disponível em: http://www.utfpr.edu.br/documentos/reitoria/documentos-institucionais/pdi. Acesso em: 30 ago. 2023.

UTFPR. Política de Internacionalização da UTFPR, 2018. Disponível em: http://www.utfpr.edu.br/internacional/politica-de-internacionalizacao/deliberacao-e-politica_2018.pdf. Acesso em: 30 ago. 2023.

UTFPR. Relatório de Gestão - Exercício 2021. 2022. http://www.utfpr.edu.br/documentos/reitoria/documentos-institucionais/prestacao-de-contas/2012-relatorio-de-gestao/view

UTFPR. Relatórios de Gestão 2001 a 2023. 2023. Disponível em: https://portal.utfpr.edu.br/documentos/reitoria/documentos-institucionais/prestacao-de-contas. Acesso em: 30 ago. 2023.

VINUTO, J. A amostragem em bola de neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto. Temáticas, Campinas, SP, v. 22, n. 44, p. 203–220, 2014. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tematicas/article/view/10977. Acesso em: 31 ago. 2023.

WIT, H. DE; ALTBACH, P. G. Internationalization in higher education: global trends and recommendations for its future. Policy Reviews in Higher Education, v. 5, n. 1, p. 28–46, 2021. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/23322969.2020.1820898. Acesso em: 30 ago. 2023.

Publicado

09/09/2024

Como Citar

WILHELM, E. M. de S.; PILATTI, L. A. DESAFIOS DA DUPLA DIPLOMAÇÃO ENTRE UTFPR E IPB NA FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024100, 2024. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18481. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos