A elaboração de enunciados concretos por crianças do primeiro ano do ensino fundamental

A materialização do dialogismo em textos orais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18iesp.1.18484

Palavras-chave:

Alfabetização, Gêneros discursivos, Dialogismo

Resumo

Este artigo pretende demonstrar que as crianças em processo de alfabetização são capazes de elaborar enunciados concretos, desde que lhes sejam dadas condições de ensino adequadas para tal atividade. Essa temática foi objeto de pesquisa de doutorado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESP/Marília, a qual foi realizada com o objetivo de compreender como se materializa o dialogismo bakhtiniano nos textos orais produzidos por crianças de uma sala de 1º ano do Ensino Fundamental – anos iniciais. Com base em pressupostos da teoria Histórico-Cultural e da abordagem dialógica da linguagem, apresentamos aqui um recorte dos dados gerados por meio da metodologia de pesquisa colaborativa, organizados em um eixo temático de discussão: marcas do dialogismo em textos orais, ilustrado pelos relatos de uma das crianças protagonistas da pesquisa. Os dados revelaram que as crianças constituíram relações dialógicas ao elaborarem seus enunciados concretos quando inseridos numa situação real de interação discursiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Moreira Cavalieri, Universidade Estadual Paulista

Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).

Claudia Regina Mosca Giroto, Universidade Estadual Paulista

Livre-Docente em Fonoaudiologia e Educação Inclusiva pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Professora Associada do Departamento de Ensino de Educação e Desenvolvimento Humano, Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Luciana Aparecida de Araujo, Universidade Estadual Paulista

Livre-Docente em Pesquisa Pedagógica pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Referências

ABAURRE, M. B.; M. MAYRINK-SABINSON, M. L. T. Cenas de Aquisição Da Escrita: o sujeito e o trabalho com o texto. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1997.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Bezerra, Paulo. Notas da edição russa: Seguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016. 164 p.

BAKHTIN, M.; VOLÓCHINOV, V. N. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1992.

FARACO, C. A. Linguagem & Diálogo: As ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. 168 p.

GOULART, C. M. A. Alfabetização em perspectiva discursiva. A realidade discursiva da sala de aula como eixo do processo de ensino-aprendizagem da escrita. Revista Brasileira de Alfabetização, Belo Horizonte, v. 1, n. 9, p. 60-78, 2019. Disponível em: http://abalf.org.br/revistaeletronica/index.php/rabalf. Acesso em: 10 abr. 2023.

GOULART, C. MATA, A. S. Linguagem oral e Linguagem escrita: concepções e inter-relações In: BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Linguagem oral e linguagem escrita na educação infantil: práticas e interações. Brasília: MEC, SEB, 2016.

MENDONÇA, M. C. GRECCO, N. Aquisição da escrita e estilo In: DEL RÉ, A. PAULA, L. MENDONÇA, M. C. (org.). A linguagem da criança: um olhar bakhtiniano. São Paulo: Contexto, 2014.

MIOTELLO, V. Algumas anotações para pensar a questão do método em Bakhtin. In: GRUPO DE ESTUDOS DOS GÊNEROS DO DISCURSO (GEGe). (org.). Palavras e Contrapalavras: enfrentando questões da metodologia Bakhtiniana. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2012. v. IV, p. 151-168.

SMOLKA, A. L. B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

SMOLKA, A. L. B. Relações de ensino e desenvolvimento humano: reflexões sobre as (trans)formações na atividade de (ensinar a) ler e escrever. Revista Brasileira de Alfabetização, Belo Horizonte, v. 1, n. 9, p. 12-28, 2019. Disponível em: http://abalf.org.br/revistaeletronica/index.php/rabalf. Acesso em: 10 abr. 2023.

SOBRAL, A. Do Dialogismo ao Gênero: as bases do pensamento do círculo de Bakhtin. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2009.

VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução: Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.

VOLÓCHINOV, V. N. A palavra na vida e a palavra na poesia. São Paulo: Editora 34, 2019.

Publicado

19/09/2023

Como Citar

CAVALIERI, A. M.; GIROTO, C. R. M.; ARAUJO, L. A. de. A elaboração de enunciados concretos por crianças do primeiro ano do ensino fundamental: A materialização do dialogismo em textos orais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. esp.1, p. e023068, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18iesp.1.18484. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18484. Acesso em: 28 abr. 2024.