A elaboração de enunciados concretos por crianças do primeiro ano do ensino fundamental
A materialização do dialogismo em textos orais
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18iesp.1.18484Palavras-chave:
Alfabetização, Gêneros discursivos, DialogismoResumo
Este artigo pretende demonstrar que as crianças em processo de alfabetização são capazes de elaborar enunciados concretos, desde que lhes sejam dadas condições de ensino adequadas para tal atividade. Essa temática foi objeto de pesquisa de doutorado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESP/Marília, a qual foi realizada com o objetivo de compreender como se materializa o dialogismo bakhtiniano nos textos orais produzidos por crianças de uma sala de 1º ano do Ensino Fundamental – anos iniciais. Com base em pressupostos da teoria Histórico-Cultural e da abordagem dialógica da linguagem, apresentamos aqui um recorte dos dados gerados por meio da metodologia de pesquisa colaborativa, organizados em um eixo temático de discussão: marcas do dialogismo em textos orais, ilustrado pelos relatos de uma das crianças protagonistas da pesquisa. Os dados revelaram que as crianças constituíram relações dialógicas ao elaborarem seus enunciados concretos quando inseridos numa situação real de interação discursiva.
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