O ensino de Língua Portuguesa no contexto da cultura digital

Narrativas docentes sobre práticas educativas com multiletramentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18iesp.1.18509

Palavras-chave:

Multialfabetizaciones, Cultura digital, Narrativas didácticas

Resumo

Este artigo analisa as práticas educativas utilizadas por professoras de Língua Portuguesa, mais especificamente relacionadas sobre as práticas de multiletramentos, abrangendo a cultura digital nos processos educativos. A metodologia abrangeu revisão bibliográfica de estudos que tratam das perspectivas dos multiletramentos e da cultura digital. Como instrumento de coleta de dados, foram realizados cinco encontros virtuais, com quatro professoras de Língua Portuguesa, que atuam em redes públicas estaduais de ensino no estado de São Paulo, com o objetivo de realizar o processo de escuta de suas narrativas sobre suas experiências com multiletramentos. Os resultados apontaram que a escola, com base nessas escutas de relatos de professores, precisa reavaliar seus processos pedagógicos no ensino de Língua Portuguesa, incluindo suas novas demandas sociais, que interferem nas linguagens e, sobretudo, nas práticas educativas e sociais.

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Biografia do Autor

Eduardo Fofonca, Universidade Tuiuti do Paraná

Professor Adjunto do Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Tuiuti do Paraná. Doutor em Educação, Arte e História da Cultura (UPM).

Marilene Santana dos Santos Garcia, Universidade Logos

Professora visitante e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação (UniLogos, FL, EUA). Realiza, desde 2022, uma pesquisa de pós-doutoramento na Universidade Aberta, UA – PT.

Andrea Barbosa Gomes Pereira, Prefeitura de Praia Grande

Mestre em Educação (UniLogos) com diploma reconhecido pelo Programa de Pós-graduação da Unimes, SP, Brasil. Recebeu o título Summa Cum Laude pelo conselho acadêmico da UniLogos. É professora da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura da Estância Balneária de Praia Grande, SP, Brasil.

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Publicado

19/09/2023

Como Citar

FOFONCA, E.; GARCIA, M. S. dos S.; PEREIRA, A. B. G. O ensino de Língua Portuguesa no contexto da cultura digital: Narrativas docentes sobre práticas educativas com multiletramentos. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. esp.1, p. e023084, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18iesp.1.18509. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18509. Acesso em: 23 dez. 2024.