O ensino de Língua Portuguesa no contexto da cultura digital

Narrativas docentes sobre práticas educativas com multiletramentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18iesp.1.18509

Palavras-chave:

Multialfabetizaciones, Cultura digital, Narrativas didácticas

Resumo

Este artigo analisa as práticas educativas utilizadas por professoras de Língua Portuguesa, mais especificamente relacionadas sobre as práticas de multiletramentos, abrangendo a cultura digital nos processos educativos. A metodologia abrangeu revisão bibliográfica de estudos que tratam das perspectivas dos multiletramentos e da cultura digital. Como instrumento de coleta de dados, foram realizados cinco encontros virtuais, com quatro professoras de Língua Portuguesa, que atuam em redes públicas estaduais de ensino no estado de São Paulo, com o objetivo de realizar o processo de escuta de suas narrativas sobre suas experiências com multiletramentos. Os resultados apontaram que a escola, com base nessas escutas de relatos de professores, precisa reavaliar seus processos pedagógicos no ensino de Língua Portuguesa, incluindo suas novas demandas sociais, que interferem nas linguagens e, sobretudo, nas práticas educativas e sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Fofonca, Universidade Tuiuti do Paraná

Professor Adjunto do Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Tuiuti do Paraná. Doutor em Educação, Arte e História da Cultura (UPM).

Marilene Santana dos Santos Garcia, Universidade Logos

Professora visitante e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação (UniLogos, FL, EUA). Realiza, desde 2022, uma pesquisa de pós-doutoramento na Universidade Aberta, UA – PT.

Andrea Barbosa Gomes Pereira, Prefeitura de Praia Grande

Mestre em Educação (UniLogos) com diploma reconhecido pelo Programa de Pós-graduação da Unimes, SP, Brasil. Recebeu o título Summa Cum Laude pelo conselho acadêmico da UniLogos. É professora da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura da Estância Balneária de Praia Grande, SP, Brasil.

Referências

BRITO, G. S.; FOFONCA, E. Metodologias Pedagógicas Inovadoras e Educação Híbrida: para pensar a construção ativa de perfis de curadores de conhecimento. In: FOFONCA, E. et al. (org.). Metodologias Pedagógicas Inovadoras: contextos da Educação Básica e da Educação Superior. 1. ed. Curitiba: Editora IFPR, 2018. v. 1, p. 12-24.

CRESWELL, J. W. Investigação Qualitativa e Projeto de Pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014.

FOFONCA, E. Entre as práticas de (multi)letramento e os processos de aprendizagem ubíqua da cultura digital: as percepções estéticas de educadores das linguagens. 2015. 190 f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GATTI, B. A. Educação, escola e formação de professores: políticas e impasses. Educar em Revista, Curitiba, n. 50, p. 51-67, out./dez. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/MXXDfbw5fnMPBQFR6v8CD5x/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 out. 2019.

KAELLE, J. M. B.; FOFONCA, E. Apropriação dos multiletramentos pela BNCC: perspectivas para uma educação do século XXI. In: FOFONCA, E.; CAMAS, N. P. V. (org.). Dos letramentos aos multiletramentos: percursos históricos e práticas escolares na cultura digital. Rio de Janeiro: BG Business Graphics, 2021. p. 12-26.

KATO, M. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. São Paulo: Martins Fontes, 1986.

LÉVY, P. A Máquina Universo: criação, cognição e cultura. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas, 1998 [1987].

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

PORTO, T. M. E. As tecnologias estão nas escolas. E agora, o que fazer com elas?. In: FANTIN, M.; RIVOLTELLA, P. C. (org.). Cultura digital e escola: pesquisa e formação de professores. Campinas: Papirus, 2013. p. 167-194.

ROJO, R.; Multiletramentos na escola. In: ROJO, R.; MOURA, E. (org.). São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.

TFOUNI, L. M.V. Adultos não alfabetizados: o avesso do avesso. Campinas, SP: Pontes, 1988.

Publicado

19/09/2023

Como Citar

FOFONCA, E.; GARCIA, M. S. dos S.; PEREIRA, A. B. G. O ensino de Língua Portuguesa no contexto da cultura digital: Narrativas docentes sobre práticas educativas com multiletramentos. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. esp.1, p. e023084, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18iesp.1.18509. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18509. Acesso em: 7 maio. 2024.