Produção colaborativa em ambientes digitais

O uso da ferramenta Wiki para a promoção do letramento digital e da comunicação em saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18iesp.1.18510

Palavras-chave:

Letramento digital, Wikipédia, Comunicação em saúde, Educação superior

Resumo

As plataformas de colaboração aberta mudaram a forma como o conhecimento é elaborado, difundido e consumido. Com objetivos de abrir e aumentar o acesso ao conhecimento, a Wikipédia é, em sua essência, um recurso educacional aberto e uma ferramenta pedagógica aberta, que permite a observação direta e transparente de práticas, conceitos relacionados ao processo de escrita, à pesquisa, à colaboração social e retórica no meio digital. A pesquisa, de caráter bibliográfico, apresenta uma análise de referenciais teóricos selecionados por sua relevância acadêmica e aderência ao contexto da produção colaborativa em ambientes digitais para a promoção do letramento digital e da comunicação em saúde. Traz os aspectos teóricos da utilização da Wikipédia como uma ferramenta de metodologia ativa, enfocando a sua aplicabilidade nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, e, assim, as competências adquiridas pelos estudantes, as estruturas de apoio para a prática pedagógica, difusão científica e educação em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilian Cássia Bórnia Jacob, Universidade de São Paulo

Professora do Departamento de Fonoaudiologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB/USP), Bauru-SP-Brasil. Professora do Departamento de Fonoaudiologia.

Maria Julia Ferreira Cardoso, Universidade de São Paulo

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB/USP), Bauru-SP-Brasil. Doutoranda do Programa de Pós- Graduação em Fonoaudiologia.

João Alexandre Peschanski, Wiki Movimento Brasil

Coordenador Executivo do Wiki Movimento Brasil.

Referências

ALVES, A; C. T. P. EaD e a Fomação de Formadores. In: VALENTE, J.A.; ALMEIDA, M. E. B. (org.). Formação de Professores a Distância e Integração de Mídias. São Paulo: Avercamp, 2007. p. 117-129.

AMORIM, C. B. et al. Comunicação de notícias difíceis na atenção básica à saúde: barreiras e facilitadores percebidos por enfermeiras. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 40, 2019. Disponível em: DOI: 10.1590/1983-1447.2019.20190017.

BALL, C. WikiLiteracy: Enhancing students' digital literacy with Wikipedia. Journal of Information Literacy, v. 13, n. 2, 2019. DOI: 10.11645/13.2.2669.

BENKLER, Y. Saber Comum: produção de materiais educacionais entre pares. Revista entreideias: educação, cultura e sociedade, n. 15, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/3649/3517. Acesso em: 23 fev. 2023.

BENTO, F. F.; ARAÚJO, J. O processo de reelaboração do gênero resenha acadêmica colaborativa na plataforma wiki. Linguagem em (Dis) curso, v. 22, p. 185-204, 2022. DOI: 10.1590/1982-4017-220112-8721.

BERBERIAN, A. P.; BORTOLOZZI, K. B.; GUARINELLO, A. C. Recurso terapêutico fonoaudiológico voltado à linguagem escrita do surdo: o software “Surdo aprendendo em silêncio”. Distúrbios da Comunicação, v. 18, n. 2, 2006. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/11785/8519. Acesso em: 23 fev. 2023.

BIZZO, M. L. G. Difusão científica, comunicação e saúde. Cadernos de Saúde Pública, v. 18, p. 307-314, 2002. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/ssm/content/raw/?resource_ssm_path=/media/assets/csp/v18n1/8167.pdf. Acesso em: 23 fev. 2023.

BIZZOCCHI, A. L. Culture and pleasure: The place of science. Ciência e Cultura, v. 51, p. 26-33, 1999.

BOHOLANO, H. et al. Smart social networking: 21st century teaching and learning skills. Research in Pedagogy, v. 7, n. 1, p. 21-29, 2017. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1149146. Acesso em: 23 fev. 2023.

BRANT, V. M. R. et al. Formação dos profissionais de saúde, o PSF e o SUS. In: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Participativa. Reorganizando o SUS na região. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2004. p. 33-37.

BRESCIA, A. T. et al. Wikipédia: um recurso de ensino e aprendizagem na universidade. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 5, n. 2, p. 101–128, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2032. Acesso em: 23 fev. 2023.

BUZATO, M. E. K. Letramentos digitais e formação de professores. Portal Educarede, São Paulo, 2006. Disponível em: http://www.educarede.org.br/educa/img_conteu-do/marcelobuzato.pdf. Acesso em: 2 jul. 2009.

CALKINS, S.; KELLEY, M. R. Who Writes the Past? Student Perceptions of Wikipedia Knowledge and Credibility in a World History Classroom. Journal on Excellence in College Teaching, v. 20, n. 3, p. 123-143, 2009. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ883735 Acesso em: 23 fev. 2023.

CEBALLOS, D. M. et al. Expanding Reach of Occupational Health Knowledge: Contributing Subject-Matter Expertise to Wikipedia as a Class Assignment. INQUIRY: The Journal of Health Care Organization, Provision, and Financing, v. 58, 2021. DOI: 10.1177/00469580211035735.

CUMMINGS, R. E. Lazy virtues: Teaching writing in the age of Wikipedia. [S. l.]: Vanderbilt University Press, 2009. Disponível em: https://muse.jhu.edu/pub/167/book/10346. Acesso em: 23. fev. 2023.

D'ANDRÉA, C. F. B. Ler, escrever, editar comentar, votar. Os desafios do letramento digital na web 2.0. Revista Língua Escrita, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, 2007.

DAVIS, L. L. et al. The Wikipedia Education Program as Open Educational Practice: Global Stories. In: Open Educational Resources in Higher Education: A Global Perspective. Singapore: Springer Nature Singapore, 2023. p. 251-278. Disponível em: https://link.springer.com/book/9789811985898. Acesso em: 23 fev. 2023.

DI LAURO, F.; JOHINKE, R. Employing Wikipedia for good not evil: innovative approaches to collaborative writing assessment. Assessment & Evaluation in Higher Education, v. 42, n. 3, p. 478-491, 2017. DOI: 10.1080/02602938.2015.1127322. Acesso em: 23 fev. 2023.

DIEB, D.A. A.; PESCHANSKI, J. A.; PAIXÃO, F. J. O uso da Wikiversidade no ensino do jornalismo científico: abertura, colaboração e conectivismo. Texto Livre, v. 14, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/24935. Acesso em: 23 fev. 2023.

DONIDA, L.O. et al. Letramentos digitais: mediadores no processo de inclusão educacional. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO ESCOLAR, 2019, Florianópolis. Anais eletrônicos [...]. Campinas, SP: Galoá, 2019. Disponível em: https://proceedings.science/cintedes-2019/trabalhos/letramentos-digitais-mediadores-no-processo-de-inclusao-educacional?lang=pt-br#. Acesso em: 23 fev. 2023.

FERLA, L. A. C.; LIMA, L. S.; FEITLER, B. Novidades no front: experiências com humanidades digitais em um curso de história na periferia da Grande São Paulo. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 33, p. 111-132, 2020. DOI: 10.1590/S2178-14942020000100007.

FERNANDES, T.; CRUZ, M. D.; AMENTES, L. Práticas e eventos de letramentos digitais na formação de estudantes Online na universidade. EDUCAÇÃO, v. 6, n. 1, p. 81-92, 2017. DOI: 10.17564/2316-3828.2017v6n1p81-92.

FRANCISCO, E.; FERREIRA, H. M.; GOULART, I. C. V. Letramento digital: do uso das tecnologias digitais à formação dos professores de língua portuguesa, o que se discute sobre isso?. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, v. 12, n. 3, p. 109-127, 2019. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5771/577163983009/577163983009.pdf. Acesso em: 23 fev. 2023.

GERALDI, J. W. Portos de Passagem. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

GOMES, R. Gêneros multissemióticos e ensino: uma proposta de matriz de leitura. Trem de Letras, v. 4, n. 1, p. 56-80, 30 jan. 2018. Disponível em: http://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/691. Acesso em: 23 fev. 2023.

GOMES, M. R.; PAGANOTTI, I. Cruzando espaços: proposta de contribuição para a Wikipédia. Comunicação & Educação, v. 18, n. 1, p. 43-53, 2013. DOI: 10.11606/issn.2316-9125.v18i1p43-53.

HEAD, A.; EISENBERG, M. How today's college students use Wikipedia for course-related research. First Monday, v. 15, n. 3, 2010. Disponível em: https://ssrn.com/abstract=2281527. Acesso em: 23 fev. 2023.

HEILMAN, J. M. et al. Wikipedia: a key tool for global public health promotion. Journal of medical Internet research, v. 13, n. 1, p. e1589, 2011. DOI: 10.2196/jmir.1589.

JOHINKE, R. Social production as authentic assessment: Wikipedia, digital writing, and hope labour. Studies in Higher Education, v. 45, n. 5, p. 1015-1025, 2020. DOI: 10.1080/03075079.2020.1750192.

KNIGHT, C.; PRYKE, S. Wikipedia and the University, a case study. Teaching in higher education, v. 17, n. 6, p. 649-659, 2012. DOI: 10.1080/13562517.2012.666734.

KONIECZNY, P. Teaching with Wikipedia in a 21st‐century classroom: Perceptions of Wikipedia and its educational benefits. Journal of the Association for Information Science and Technology, v. 67, n. 7, p. 1523-1534, 2016. DOI: 10.1002/asi.23616.

LAWLER, C. Action Research as a Congruent Methodology for Understanding Wikis: The Case of Wikiversity. Journal of Interactive Media in Education, 2008. Disponível em: http://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ840803.pdf. Acesso em: 23 fev. 2023.

LIM, S. How and why do college students use Wikipedia? Journal of the American Society for Information science and Technology, v. 60, n. 11, p. 2189-2202, 2009. DOI: 10.1002/asi.21142.

MCDOWELL, Z. J.; VETTER, M. A. It takes a village to combat a fake news army: Wikipedia’s community and policies for information literacy. Social Media+ Society, v. 6, n. 3, 2020. DOI: 10.1177/2056305120937309.

MCDOWELL, Z. J.; VETTER, M. A. Wikipedia as open educational practice: experiential learning, critical information literacy, and social justice. Social Media+ Society, v. 8, n. 1, p. 20563051221078224, 2022. DOI: 10.1177/20563051221078224

MCKENZIE, B. et al. From poetry to Palmerstown: Using Wikipedia to teach critical skills and information literacy in a first-year seminar. College Teaching, v. 66, n. 3, p. 140-147, 2018. DOI: 10.1080/87567555.2018.1463504.

MELLO, C. C. B.; ALVES, R O.; LEMOS, S. M. A. Metodologias de ensino e formação na área da saúde: revisão de literatura. Revista CEFAC, v. 16, p. 2015-2028, 2014.

MIETCHEN, D. et al. Developing a scalable framework for partnerships between health agencies and the Wikimedia ecosystem. ARPHA Preprints, v. 2, p. e68129, 2021. DOI: 10.3897/rio.7.e68121.

MORAES, R. et al. A wiki-pedagogia no Jornalismo:: o caso do Projeto Wikipédia da Faculdade Cásper Líbero. Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo, v. 6, n. 18, p. 8-8, 2016. Disponível em: https://rebej.abejor.org.br/index.php/rebej/article/view/184. Acesso em: 23 fev. 2023.

MURPHY, W. J. et al. Using Wikipedia to promote acoustics knowledge for the International Year of Sound 2020. Proc. Mtgs. Acoust., v. 39, n. 1, 025001, 2019. DOI: 10.1121/2.0001211.

MURRAY, Heather et al. Teaching evidence-based medicine to medical students using Wikipedia as a platform. Academic Medicine, v. 95, n. 3, p. 382-386, 2020. DOI: 10.1097/ACM.0000000000003085.

NIOSH. 2019 NIOSH Science Awards. National Institute for Occupational Safety and Health, Centers for Disease Control and Prevention, 2019. Disponível em: https://www.cdc.gov/niosh/awards/pdfs/2019-awards-booklet.pdf. Acesso em: 23 fev. 2023.

OLIVEIRA, E. F. Letramentos acadêmicos: abordagens sobre a escrita no ensino superior e a prática de letramento do gênero resenha crítica. Trama, v. 13, n. 28, p. 119-142, 2017.

PAIXÃO, F. D. et al. O uso da Wikipédia na difusão científica. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 39., 2016, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: INTERCOM, 2016. p. 1-12. Disponível em: http://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-1908-1.pdf. Acesso em: 26 abr. 2019.

PARK, T. K. “The Visibility of Wikipedia in Scholarly Publications.” First Monday, v. 16, n. 8, 2011. Disponível em: https://firstmonday.org/article/download/3492/3031. Acesso em: 23 fev. 2023.

PESCHANSKI, J. A.; DIELLO, M.; CARRERA, M. Wikipédia em sala de aula: uma revisão bibliográfica. SANTANA, B.; PRAZERES, M. Tecnologias digitais no ensino superior. São Paulo: Faculdade Cásper Líbero, 2015. Disponível em: https://neuromat.numec.prp.usp.br/static/media/uploads/artigos/wikipedia_em_sala_de_aula.pdf. Acesso em: 23 fev. 2023.

PREMAT, C. E. Wikipedia practices, quick facts, and plagiarism in higher education. In: Teaching academic writing as a discipline-specific skill in higher education. IGI Global, 2020. p. 199-221. DOI: 10.4018/978-1-7998-2265-3.ch009.

RIBEIRO, A. L. R.; GOTTSCHALG-DUQUE, C. Wikipédia e enciclopédia britânica: Informação confiável?. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 7, n. 2, p. 172-185, 2011. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/161. Acesso em: 23 fev. 2023.

RIBEIRO, M. G; TELES, M. E. O.; MARUCH, S. M. G. Morphological sciences museum: A multidisciplinary approach to the human body improves the teaching of science. Ciência e Cultura, v. 49, p. 169-171, 1997.

RUSH, E. K.; TRACY, S. J. Wikipedia as public scholarship: Communicating our impact online. Journal of Applied Communication Research, v. 38, n. 3, p. 309-315, 2010. DOI: 10.1080/00909882.2010.490846.

SCHUARTZ, A. S.; SARMENTO, H. B. de M. Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e processo de ensino. Revista katálysis, v. 23, p. 429-438, 2020. DOI: 10.1590/1982-02592020v23n3p429.

SEBOLD, L. F. et al. Metodologias ativas: uma inovação na disciplina de fundamentos para o cuidado profissional de enfermagem. Cogitare Enfermagem, v. 15, n. 4, 2010. DOI: 10.5380/ce.v15i4.20381.

SMITH, D. A. Situating Wikipedia as a health information resource in various contexts: A scoping review. PloS one, v. 15, n. 2, p. e0228786, 2020. DOI: 10.1371/journal.pone.0228786.

SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação & Sociedade, v. 23, p. 143-160, 2002. DOI: 10.1590/S0101-73302002008100008.

SOTIRIADOU, P. et al. The Role of Authentic Assessment to Preserve Academic Integrity and Promote Skill Development and Employability. Studies in Higher Education, v. 45, n. 11, p. 2132-2148, 2019. DOI:10.1080/03075079.2019.1582015.

STREET, Brian. 'Academic literacies approaches to genre'?. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 10, p. 347-361, 2010. DOI: 10.1590/S1984-63982010000200004.

TEPLITSKIY, M.; LU, G.; DUEDE, E. Amplifying the impact of open access: Wikipedia and the diffusion of science. Journal of the Association for Information Science and Technology, v. 68, n. 9, p. 2116-2127, 2017. DOI: 10.1002/asi.23687.

TROTTER, M. I.; MORGAN, D.W. Patients' use of the Internet for health related matters: a study of Internet usage in 2000 and 2006. Health informatics journal, v. 14, n. 3, p. 175-181, 2008. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/1081180X08092828. Acesso em: 23 fev. 2023.

VARELLA, F. F.; BONALDO, R. B. Negociando autoridades, construindo saberes: a historiografia digital e colaborativa no projeto Teoria da História na Wikipédia. Revista Brasileira de História, v. 40, p. 147-170, 2020. DOI: 10.1590/1806-93472020v40n85-08.

VETTER, M. A. Archive 2.0: What Composition Students and Academic Libraries Can Gain from Digital-Collaborative Pedagogies. Composition Studies, v. 42, n. 1, p. 35–53, 2014.

VETTER, M. A. Broadening representations of rhetoric in Wikipedia: disciplinary praxis as graduate pedagogy and research (7682). Studies in Higher Education, v. 45, n. 5, p. 990-1002, 2020. DOI: 10.1080/03075079.2020.1749798.

VETTER, M. A.; MCDOWELL, Z. J.; STEWART, M. From opportunities to outcomes: The Wikipedia-based writing assignment. Computers and composition, v. 52, p. 53-64, 2019. DOI: 10.1016/j.compcom.2019.01.008.

VITAL, S. Writing to be read, not just to be graded, 2017. WIKI EDU. Disponível em: https://wikiedu.org/blog/2017/06/27/writing-to-be-read-not-just-to-be-graded/. Acesso em: 23 fev. 2023

WATERS, Neil L. Why you can't cite Wikipedia in my class. Communications of the ACM, v. 50, n. 9, p. 15-17, 2007. DOI: 10.1145/1284621.1284635. Acesso em: 23 fev. 2023.

WIKI MOVIMENTO BRASIL. Wikipédia de A a Z. 1. ed. São Paulo: Wiki Movimento Brasil, 2020. E-Book. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a4/Wikipédia_de_A_a_Z.pdf. Acesso em: 23 fev. 2023.

WIKIMEDIA FOUNDATION. Estudos de caso: Como os professores estão ensinando com a Wikipédia. 2010. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e1/Como_os_professores_est%C3%A3o_ensinando_com_a_Wikip%C3%A9dia.pdf. Acesso em: 23 fev. 2023.

WIKIMEDIA. Education/News. Meta, discussion about Wikimedia projects. [21--]. https://meta.wikimedia.org/w/index.php?title=Education/News&oldid=24230076 Acesso em: 23 fev. 2023.

XING, J.; VETTER, M. Editing for equity: Understanding instructor motivations for integrating cross-disciplinary Wikipedia assignments. First Monday, 2020. DOI: 10.5210/fm.v25i6.10575. Acesso em: 23 fev. 2023.

ZOU, D. et al. Flipped learning with Wikipedia in higher education. Studies in Higher Education, v. 45, n. 5, p. 1026-1045, 2020. DOI: 10.1080/03075079.2020.1750195.

Publicado

19/09/2023

Como Citar

JACOB, L. C. B.; CARDOSO, M. J. F.; PESCHANSKI, J. A. Produção colaborativa em ambientes digitais: O uso da ferramenta Wiki para a promoção do letramento digital e da comunicação em saúde. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. esp.1, p. e023085, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18iesp.1.18510. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18510. Acesso em: 22 nov. 2024.