Produção colaborativa em ambientes digitais
O uso da ferramenta Wiki para a promoção do letramento digital e da comunicação em saúde
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18iesp.1.18510Palavras-chave:
Letramento digital, Wikipédia, Comunicação em saúde, Educação superiorResumo
As plataformas de colaboração aberta mudaram a forma como o conhecimento é elaborado, difundido e consumido. Com objetivos de abrir e aumentar o acesso ao conhecimento, a Wikipédia é, em sua essência, um recurso educacional aberto e uma ferramenta pedagógica aberta, que permite a observação direta e transparente de práticas, conceitos relacionados ao processo de escrita, à pesquisa, à colaboração social e retórica no meio digital. A pesquisa, de caráter bibliográfico, apresenta uma análise de referenciais teóricos selecionados por sua relevância acadêmica e aderência ao contexto da produção colaborativa em ambientes digitais para a promoção do letramento digital e da comunicação em saúde. Traz os aspectos teóricos da utilização da Wikipédia como uma ferramenta de metodologia ativa, enfocando a sua aplicabilidade nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, e, assim, as competências adquiridas pelos estudantes, as estruturas de apoio para a prática pedagógica, difusão científica e educação em saúde.
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