Produção colaborativa em ambientes digitais

O uso da ferramenta Wiki para a promoção do letramento digital e da comunicação em saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18iesp.1.18510

Palavras-chave:

Letramento digital, Wikipédia, Comunicação em saúde, Educação superior

Resumo

As plataformas de colaboração aberta mudaram a forma como o conhecimento é elaborado, difundido e consumido. Com objetivos de abrir e aumentar o acesso ao conhecimento, a Wikipédia é, em sua essência, um recurso educacional aberto e uma ferramenta pedagógica aberta, que permite a observação direta e transparente de práticas, conceitos relacionados ao processo de escrita, à pesquisa, à colaboração social e retórica no meio digital. A pesquisa, de caráter bibliográfico, apresenta uma análise de referenciais teóricos selecionados por sua relevância acadêmica e aderência ao contexto da produção colaborativa em ambientes digitais para a promoção do letramento digital e da comunicação em saúde. Traz os aspectos teóricos da utilização da Wikipédia como uma ferramenta de metodologia ativa, enfocando a sua aplicabilidade nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, e, assim, as competências adquiridas pelos estudantes, as estruturas de apoio para a prática pedagógica, difusão científica e educação em saúde.

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Biografia do Autor

Lilian Cássia Bórnia Jacob, Universidade de São Paulo

Professora do Departamento de Fonoaudiologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB/USP), Bauru-SP-Brasil. Professora do Departamento de Fonoaudiologia.

Maria Julia Ferreira Cardoso, Universidade de São Paulo

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB/USP), Bauru-SP-Brasil. Doutoranda do Programa de Pós- Graduação em Fonoaudiologia.

João Alexandre Peschanski, Wiki Movimento Brasil

Coordenador Executivo do Wiki Movimento Brasil.

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Publicado

19/09/2023

Como Citar

JACOB, L. C. B.; CARDOSO, M. J. F.; PESCHANSKI, J. A. Produção colaborativa em ambientes digitais: O uso da ferramenta Wiki para a promoção do letramento digital e da comunicação em saúde. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. esp.1, p. e023085, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18iesp.1.18510. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18510. Acesso em: 23 dez. 2024.