Educação na modernidade líquida

Percepções da construção de narrativas digitais na formação de professores na busca do inédito-viável

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18iesp.1.18511

Palavras-chave:

Narrativas Digitais, Formação de Professores, Modernidade Líquida, Linguagem, Inédito-Viável

Resumo

O presente trabalho buscou, por meio de uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, fazer uma reflexão acerca da produção de narrativas digitais como uso de uma diferente forma de linguagem na formação inicial de professores e na construção de seu currículo. Vivemos a modernidade líquida, na qual tudo é fugaz; nesse contexto, é importante que os futuros professores saibam utilizar-se de meios que atraiam esses jovens do século 21. Na busca do inédito viável, as narrativas digitais surgem como uma forma diferente de comunicação. Para isso, foi desenvolvida uma prática com alunos de um Curso de Pedagogia de uma Instituição Pública brasileira, na qual foram criadas Narrativas Digitais sobre ambientes informais e não formais de aprendizagem. A construção das narrativas levou os alunos a perceberem a utilidade de seu uso em sala de aula e compreender que existem diferentes formas e linguagens de trabalhar com o conhecimento e auxiliar na aprendizagem de seu aluno.

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Biografia do Autor

Nara Maria Bernardes Pasinato, Universidade Logos

Professor Orientador – Departamento de Educação.

Gabriel César Dias Lopes, Universidade Logos

Reitor – Escritório do Reitor.

Everson Luiz de Oliveira Motta, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Bolsa CAPES, Departamento de Educação.

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Publicado

19/09/2023

Como Citar

PASINATO, N. M. B.; LOPES, G. C. D.; MOTTA, E. L. de O. Educação na modernidade líquida: Percepções da construção de narrativas digitais na formação de professores na busca do inédito-viável. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. esp.1, p. e023086, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18iesp.1.18511. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18511. Acesso em: 5 maio. 2024.