ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (ACT) POR MEIO DE PROJETOS EM SALA DE AULA: CONSTRUINDO UMA ILHA INTERDISCIPLINAR DE RACIONALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.2.18519Palavras-chave:
Alfabetização Científica e Tecnológica, Formação de Professores, Ilha Interdisciplinar de Racionalidade, Problema, ProblematizaçãoResumo
Pesquisas educacionais retratam as contribuições da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) para a formação do aluno. Por outro lado, observa-se uma lacuna relacionada às estratégias didáticas que possibilitem ao professor trabalhar com a ACT. Desse modo, serão apresentados resultados parciais de uma pesquisa de doutorado, onde foi proposto a um grupo de professores um curso de formação continuada, no qual trabalhou-se a proposta metodológica “Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR)”. Nessa proposta, o professor propõe que o aluno utilize saberes construídos em diferentes disciplinas, para solucionar uma situação - problema. Desse modo, tem-se o objetivo de apresentar os resultados relativos, a compreensão dos professores participantes do curso no que concerne às concepções sobre o conceito de problema e problematização, os cuidados necessários para elaborar um problema e os tipos de problemas que podem estimular a participação dos alunos para que haja êxito na implementação da IIR, assim como elementos que contemplem a ACT.
Downloads
Referências
AULER, D. Enfoque Ciência-Tecnologia - Sociedade: Pressupostos para o Contexto Brasileiro. Revista Ciência & Ensino, [S. l.], v. 1, n. esp., nov. 2007.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70. 1979.
DELIZOICOV D. Problemas e Problematizações. In: PIETROCOLA, M. (org.). Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. 1 ed.Florianópolis: Editora da UFSC, 2000. p. 125-150.
FOUREZ, G. Qu'entendre par "îlot de rationalité"? Et par "îlot interdisciplinaire de rationalité"? Revue Aster, Paris, n. 25, p. 217-225, 1997.
FOUREZ, G. et al. Alfabetización Científica y Tecnológica: acerca de las finalidades de la enseñanza de las ciencias. Traducción: Elsa Gómez de Sarría. Buenos Aires: Ediciones Colihue, 1994.
FOUREZ, G. et al. Abordagens Didácticas da Interdisciplinaridade. Instituto Piaget, 2002.
FRACALANZA, H.; AMARAL, I. A.; GOUVEIA, M. S. F. O ensino de ciências no primeiro grau. São Paulo: Atual.1986.
web. Novas tecnologias na Educação, [S. l.], v. 4, n. 2, 2006.
PIETROCOLA, M; FILHO, J. P. A.; PINHEIRO, T. F. Prática interdisciplinar na formação disciplinar de professores de Ciências. Revista Investigações em Ensino de Ciências, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 131-152, 2003.
PRAIA, J.F.; CACHAPUZ, A.F. C.; GIL-PÉREZ, D. Problema, teoria e observação em ciência: para uma reorientação epistemológica da Educação em Ciência. Revista Ciência e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 127-145, 2002.
REGIANI, A.M. et al. Seguindo os passos de Sherlock Holmes: experiência Interdisciplinar em encontro de divulgação científica. Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], v. 14, n. 3, 2012.
RICARDO, E. C. A Problematização e a Contextualização no ensino das ciências: acerca das idéias de Paulo Freire e Gérard Fourez. 2003. Disponível em: http://fep.if.usp.br/~profis/arquivos/ivenpec/Arquivos/Orais/ORAL019.pdf. Acesso em: 20 set. 2023.
RICARDO, E. C. As Ciências no Ensino Médio e os Parâmetros Curriculares Nacionais: da proposta à prática. 2001. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001.
RUAS, P. A. A. R. Interdisciplinaridade, problematização e contextualização: a perspectiva de um grupo de professores em um curso de formação. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-10052017-144001/pt-br.php. Acesso em: 04 dez. 2023.
SCHMITZ, C. Desafio docente: As ilhas de racionalidade e seus Elementos interdisciplinares. 2004. 289 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.
TRIVINÕS, A.N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, Atlas, 1987
UNESCO. Ensino de ciências: o futuro em risco. Série Debates VI. 2005. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001399/139948por.pdf. Acesso em: 20 set. 2023.
VIECHENESKI, J. P.; CARLETTO, M. R. Iniciação à alfabetização científica nos anos iniciais: contribuições de uma sequência didática. Revista Investigações em Ensino de Ciências, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 525-543, 2013.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Paloma Alinne Alves Rodrigues, Elio Carlos Ricardo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.