ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (ACT) POR MEIO DE PROJETOS EM SALA DE AULA: CONSTRUINDO UMA ILHA INTERDISCIPLINAR DE RACIONALIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.2.18519

Palavras-chave:

Alfabetização Científica e Tecnológica, Formação de Professores, Ilha Interdisciplinar de Racionalidade, Problema, Problematização

Resumo

Pesquisas educacionais retratam as contribuições da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) para a formação do aluno. Por outro lado, observa-se uma lacuna relacionada às estratégias didáticas que possibilitem ao professor trabalhar com a ACT. Desse modo, serão apresentados resultados parciais de uma pesquisa de doutorado, onde foi proposto a um grupo de professores um curso de formação continuada, no qual trabalhou-se a proposta metodológica “Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR)”. Nessa proposta, o professor propõe que o aluno utilize saberes construídos em diferentes disciplinas, para solucionar uma situação - problema. Desse modo, tem-se o objetivo de apresentar os resultados relativos, a compreensão dos professores participantes do curso no que concerne às concepções sobre o conceito de problema e problematização, os cuidados necessários para elaborar um problema e os tipos de problemas que podem estimular a participação dos alunos para que haja êxito na implementação da IIR, assim como elementos que contemplem a ACT.

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Biografia do Autor

Paloma Alinne Alves Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Itajubá – MG – Brasil.

Professora na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).Possui Licenciatura em Física pela UNESP de Presidente Prudente; Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Matemática pela Universidade Federal do ABC (UFABC) ; Especialista em Educação Especial Inclusiva na Universidade Norte do Paraná (UNOPAR); Especialista em Design Instrucional (DI) pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI); e em Inovação em Tecnologias Educacionais pela Anhembi Morumbi e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Realiza pesquisas sobre os seguintes temas:Formação de Professores de Ciências, Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva,Ensino de Física, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e Educação a Distância. Atualmente é coordenadora do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Formação Docente, Tecnologias e Inclusão (NEFTI) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

Elio Carlos Ricardo, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo – SP – Brasil.

Professor Livre-Docente na Faculdade de Educação.

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Arquivos adicionais

Publicado

26/07/2024

Como Citar

RODRIGUES, P. A. A.; RICARDO, E. C. ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (ACT) POR MEIO DE PROJETOS EM SALA DE AULA: CONSTRUINDO UMA ILHA INTERDISCIPLINAR DE RACIONALIDADE. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.2, p. e024082, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19iesp.2.18519. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18519. Acesso em: 12 nov. 2024.