ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (ACT) POR MEIO DE PROJETOS EM SALA DE AULA: CONSTRUINDO UMA ILHA INTERDISCIPLINAR DE RACIONALIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.2.18519

Palavras-chave:

Alfabetização Científica e Tecnológica, Formação de Professores, Ilha Interdisciplinar de Racionalidade, Problema, Problematização

Resumo

Pesquisas educacionais retratam as contribuições da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) para a formação do aluno. Por outro lado, observa-se uma lacuna relacionada às estratégias didáticas que possibilitem ao professor trabalhar com a ACT. Desse modo, serão apresentados resultados parciais de uma pesquisa de doutorado, onde foi proposto a um grupo de professores um curso de formação continuada, no qual trabalhou-se a proposta metodológica “Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR)”. Nessa proposta, o professor propõe que o aluno utilize saberes construídos em diferentes disciplinas, para solucionar uma situação - problema. Desse modo, tem-se o objetivo de apresentar os resultados relativos, a compreensão dos professores participantes do curso no que concerne às concepções sobre o conceito de problema e problematização, os cuidados necessários para elaborar um problema e os tipos de problemas que podem estimular a participação dos alunos para que haja êxito na implementação da IIR, assim como elementos que contemplem a ACT.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paloma Alinne Alves Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Itajubá – MG – Brasil.

Professora na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).Possui Licenciatura em Física pela UNESP de Presidente Prudente; Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Matemática pela Universidade Federal do ABC (UFABC) ; Especialista em Educação Especial Inclusiva na Universidade Norte do Paraná (UNOPAR); Especialista em Design Instrucional (DI) pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI); e em Inovação em Tecnologias Educacionais pela Anhembi Morumbi e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Realiza pesquisas sobre os seguintes temas:Formação de Professores de Ciências, Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva,Ensino de Física, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e Educação a Distância. Atualmente é coordenadora do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Formação Docente, Tecnologias e Inclusão (NEFTI) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

Elio Carlos Ricardo, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo – SP – Brasil.

Professor Livre-Docente na Faculdade de Educação.

Referências

AULER, D. Enfoque Ciência-Tecnologia - Sociedade: Pressupostos para o Contexto Brasileiro. Revista Ciência & Ensino, [S. l.], v. 1, n. esp., nov. 2007.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70. 1979.

DELIZOICOV D. Problemas e Problematizações. In: PIETROCOLA, M. (org.). Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. 1 ed.Florianópolis: Editora da UFSC, 2000. p. 125-150.

FOUREZ, G. Qu'entendre par "îlot de rationalité"? Et par "îlot interdisciplinaire de rationalité"? Revue Aster, Paris, n. 25, p. 217-225, 1997.

FOUREZ, G. et al. Alfabetización Científica y Tecnológica: acerca de las finalidades de la enseñanza de las ciencias. Traducción: Elsa Gómez de Sarría. Buenos Aires: Ediciones Colihue, 1994.

FOUREZ, G. et al. Abordagens Didácticas da Interdisciplinaridade. Instituto Piaget, 2002.

FRACALANZA, H.; AMARAL, I. A.; GOUVEIA, M. S. F. O ensino de ciências no primeiro grau. São Paulo: Atual.1986.

web. Novas tecnologias na Educação, [S. l.], v. 4, n. 2, 2006.

PIETROCOLA, M; FILHO, J. P. A.; PINHEIRO, T. F. Prática interdisciplinar na formação disciplinar de professores de Ciências. Revista Investigações em Ensino de Ciências, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 131-152, 2003.

PRAIA, J.F.; CACHAPUZ, A.F. C.; GIL-PÉREZ, D. Problema, teoria e observação em ciência: para uma reorientação epistemológica da Educação em Ciência. Revista Ciência e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 127-145, 2002.

REGIANI, A.M. et al. Seguindo os passos de Sherlock Holmes: experiência Interdisciplinar em encontro de divulgação científica. Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], v. 14, n. 3, 2012.

RICARDO, E. C. A Problematização e a Contextualização no ensino das ciências: acerca das idéias de Paulo Freire e Gérard Fourez. 2003. Disponível em: http://fep.if.usp.br/~profis/arquivos/ivenpec/Arquivos/Orais/ORAL019.pdf. Acesso em: 20 set. 2023.

RICARDO, E. C. As Ciências no Ensino Médio e os Parâmetros Curriculares Nacionais: da proposta à prática. 2001. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001.

RUAS, P. A. A. R. Interdisciplinaridade, problematização e contextualização: a perspectiva de um grupo de professores em um curso de formação. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-10052017-144001/pt-br.php. Acesso em: 04 dez. 2023.

SCHMITZ, C. Desafio docente: As ilhas de racionalidade e seus Elementos interdisciplinares. 2004. 289 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

TRIVINÕS, A.N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, Atlas, 1987

UNESCO. Ensino de ciências: o futuro em risco. Série Debates VI. 2005. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001399/139948por.pdf. Acesso em: 20 set. 2023.

VIECHENESKI, J. P.; CARLETTO, M. R. Iniciação à alfabetização científica nos anos iniciais: contribuições de uma sequência didática. Revista Investigações em Ensino de Ciências, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 525-543, 2013.

Arquivos adicionais

Publicado

26/07/2024

Como Citar

RODRIGUES, P. A. A.; RICARDO, E. C. ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (ACT) POR MEIO DE PROJETOS EM SALA DE AULA: CONSTRUINDO UMA ILHA INTERDISCIPLINAR DE RACIONALIDADE. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.2, p. e024082, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19iesp.2.18519. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18519. Acesso em: 21 dez. 2024.