AS POLÍTICAS DE SELEÇÃO INFLUENCIAM NO DESEMPENHO INSTITUCIONAL? UM ESTUDO DE CASO DO CAMPUS CONCÓRDIA/IFC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18536

Palavras-chave:

Ensino Superior, Políticas de Seleção, Indicadores de Desempenho, Interiorização da Educação, Desenvolvimento Local

Resumo

As instituições de ensino contribuem para o desenvolvimento fornecendo profissionais qualificados e realizando pesquisas que impactam nos processos produtivos. Os Institutos Federais, especificamente, foram criados visando promover a interiorização do ensino e o alavancamento do desenvolvimento local. Este trabalho buscou avaliar a influência da política de seleção nos resultados dos indicadores acadêmicos, bem como, na interiorização e no desenvolvimento local pretendidos, por meio de um estudo de caso do curso de Medicina Veterinária do Campus Concórdia/IFC. Como resultados, constatou-se que a política influencia no desempenho da instituição, pois quando utilizado o SISU, os índices foram menos positivos. Também, grande parcela dos ingressantes pelo SISU é de outros locais, não permanecendo na região após a conclusão do curso. Considera-se necessária uma revisão da política de seleção, bem como, a implementação de ações que estimulem a permanência dos egressos nas cidades interioranas.

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Biografia do Autor

Francieli Marchesan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba – PR – Brasil.

Doutoranda do Programa de Mestrado e Doutorado Profissional em Panejamento e Governança Pública (PGP).

Rogério Allon Duenhas, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba – PR – Brasil.

Graduado em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário Franciscano do Paraná (2000) e mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (2009) e doutorado pela Universidade Federal do Paraná (2013). Visitou a Universidade de Newcastle University (2012 - Doutorado Sanduíche). Trabalha atualmente como professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná e é coordenador/docente do Programa de Planejamento e Governança Pública.

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Arquivos adicionais

Publicado

24/07/2024

Como Citar

MARCHESAN, F.; DUENHAS, R. A. AS POLÍTICAS DE SELEÇÃO INFLUENCIAM NO DESEMPENHO INSTITUCIONAL? UM ESTUDO DE CASO DO CAMPUS CONCÓRDIA/IFC. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024096, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18536. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18536. Acesso em: 31 ago. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos