AS POLÍTICAS DE SELEÇÃO INFLUENCIAM NO DESEMPENHO INSTITUCIONAL? UM ESTUDO DE CASO DO CAMPUS CONCÓRDIA/IFC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18536

Palavras-chave:

Ensino Superior, Políticas de Seleção, Indicadores de Desempenho, Interiorização da Educação, Desenvolvimento Local

Resumo

As instituições de ensino contribuem para o desenvolvimento fornecendo profissionais qualificados e realizando pesquisas que impactam nos processos produtivos. Os Institutos Federais, especificamente, foram criados visando promover a interiorização do ensino e o alavancamento do desenvolvimento local. Este trabalho buscou avaliar a influência da política de seleção nos resultados dos indicadores acadêmicos, bem como, na interiorização e no desenvolvimento local pretendidos, por meio de um estudo de caso do curso de Medicina Veterinária do Campus Concórdia/IFC. Como resultados, constatou-se que a política influencia no desempenho da instituição, pois quando utilizado o SISU, os índices foram menos positivos. Também, grande parcela dos ingressantes pelo SISU é de outros locais, não permanecendo na região após a conclusão do curso. Considera-se necessária uma revisão da política de seleção, bem como, a implementação de ações que estimulem a permanência dos egressos nas cidades interioranas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francieli Marchesan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba – PR – Brasil.

Doutoranda do Programa de Mestrado e Doutorado Profissional em Panejamento e Governança Pública (PGP).

Rogério Allon Duenhas, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba – PR – Brasil.

Graduado em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário Franciscano do Paraná (2000) e mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (2009) e doutorado pela Universidade Federal do Paraná (2013). Visitou a Universidade de Newcastle University (2012 - Doutorado Sanduíche). Trabalha atualmente como professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná e é coordenador/docente do Programa de Planejamento e Governança Pública.

Referências

ARRUDA, M. da C. C. Políticas de Educação Profissional de Nível Médio: limites e possibilidades. In: SEPNET, 2., 2010, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: UFMG, 2010. Disponível em: http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2009-2/3SF/ARRUDA-2010SEPNET.pdf. Acesso em: 16 jun. 2023.

ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO ALTO URUGUAI CATARINENSE (AMAUC). Histórico. 2019. Disponível em: https://amauc.org.br/pagina-6483/. Acesso em: 21 maio 2023.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 134, n. 248, p. 27833, 23 dez. 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer n. CES 606/98. Despacho da consulta formulada pela DEMEC/RJ quanto à abrangência da validade de resultados de concursos vestibulares. Brasília, DF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/1998/pces606_98.pdf. Acesso em: 15 jun. 2023.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Políticas públicas para a educação profissional e tecnológica. Brasília, DF, 2004. 70 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/p_publicas.pdf. Acesso em 23 maio 2023.

BRASIL. Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 253, p. 1, 30 dez. 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Um novo modelo em educação profissional e tecnológica. Concepção e diretrizes. Brasília, DF: MEC/SETEC, 2010. 23 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6691-if-concepcaoediretrizes&category_slug=setembro-2010-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 07 maio 2023.

BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 120, p. 1, 26 jun. 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Novo Enem. Proposta à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior. Brasília, DF: MEC, 2016. 6 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=768-proposta-novovestibular1-pdf&category_slug=documentos-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 01 jun. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. SISU. Brasília, DF: MEC, 2023. Disponível em: https://acessounico.mec.gov.br/sisu. Acesso em: 01 jun. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Apresentação. Brasília, DF: MEC. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/educacao-profissional-e-tecnologica-ept. Acesso em: 18 jan. 2024.

CAVALCANTE, S. M. de A. Avaliação da eficiência acadêmica dos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC): utilização de indicadores de desempenho como elementos estratégicos da gestão. Orientador: Wagner Bandeira Andriola. 2011. 216 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação FECED, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.

CONCÓRDIA. Características. Concórdia, SC: Prefeitura, 2023. Disponível em: https://concordia.atende.net/cidadao/pagina/caracteristicas. Acesso em: 27 mar. 2023.

DUENHAS, R. A.; OLIVEIRA, A. G. A inserção dos egressos do curso de administração da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco, no mercado de trabalho: Estudo empírico utilizando dados da RAIS. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA, 19., 2019. Anais [...]. 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/201794/101_00264.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 30 maio 2023.

FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. A política de educação profissional no Governo Lula: um percurso histórico controvertido. Educação & Sociedade, [S. l.], v. 26, n. 92, p. 1087–1113, 2005. DOI: 10.1590/S0101-73302005000300017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/ynppThv4sMqrxDRg8XLxjqv/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 18 jan. 2024.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICAS (IBGE). Cidades e Estados. Concórdia, SC, 2023. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/sc/concordia.html. Acesso em: 20 maio 2023.

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE (IFC). Regulamento do processo de Ingresso Discente dos Cursos Técnicos e de Graduação do Instituto Federal Catarinense, aprovado pelo CONSEPE, conforme Parecer Consepe n. 18/2019. Blumenau, SC, 2019, 19 p. Disponível em: https://www.ifc-riodosul.edu.br/site/secretaria/wp-content/uploads/sites/13/2021/05/Portaria-Normativa-02-2019-REGULAMENTO-DE-INGRESSO.pdf. Acesso em: 01 jun. 2023.

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE (IFC). Edital n. 57/2023. Edital de Reintegração, Transferência Interna, Externa e Ingresso de Diplomados. Blumenau, SC, 2023, 16 p. Disponível em: https://ingresso.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/41/2023/05/Edital-de-Transferencia-2023.2-Cursos-Superiores.pdf. Acesso em: 17 maio 2023.

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE - IFC-CONCÓRDIA. Histórico. 2019. Disponível em: https://concordia.ifc.edu.br/institucional/historico/. Acesso em 20 maio 2023.

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE - IFC-CONCÓRDIA. Medicina Veterinária - Sobre o curso: apresentação. 2023(a). Disponível em: https://medicina-veterinaria.concordia.ifc.edu.br/. Acesso em: 30 maio 2023.

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE - IFC-CONCÓRDIA. Medicina Veterinária - Perfil do curso: justificativa de criação. 2023b. Disponível em: https://medicina-veterinaria.concordia.ifc.edu.br/perfil-do-curso/. Acesso em: 30 maio 2023.

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE - IFC-CONCÓRDIA. Edital n. 2/2023 - GAB/CONC. Processo Seletivo para Vagas Não Ocupadas dos Cursos Superiores de Graduação. Concórdia, SC, 2023c, 6 p. Disponível em: https://ingresso.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/41/2023/02/Edital-Vagas-nao-ocupadas-Concordia.pdf. Acesso em: 17 maio 2023.

INSTITUTO SEMESP. Mapa do Ensino Superior no Brasil. 11. ed. São Paulo, 2021. Disponível em: https://s1.static.brasilescola.uol.com.br/vestibular/2022/03/mapa-ensino-superior-semesp.pdf. Acesso em: 18 jan. 2024.

OLIVEIRA, W. M. de; DELOU, C. M. C. A Educação Profissional e Tecnológica, os Institutos Federais e a Inclusão. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 04-25, 2022. DOI: 10.36524/profept.v6i2.1622. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1622. Acesso em: 18 jan. 2024.

PACHECO, E. (org.). Os Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Brasília, DF: Fundação Santillana. 2011. 122 p. Disponível em: https://www.fundacaosantillana.org.br/wp-content/uploads/2019/12/67_Institutosfederais.pdf. Acesso em: 30 maio 2023.

PLATAFORMA NILO PEÇANHA (PNP). Guia de referência metodológica. Brasília, DF: Editora Evobiz. 2020, 131 p. Disponível em: https://dadosabertos.mec.gov.br/images/pdf/grm-2020-isbn-revisado.pdf. Acesso em: 15 jun. 2023.

ROLIM, C. Índice de inserção regional das instituições de ensino superior. In: SERRA, M.; ROLIM, C.; BASTOS, A. P. (org). Universidades e Desenvolvimento Regional: as bases para a inovação competitiva. Rio de Janeiro: Ideia D, 2018.

SANTOS, M. A. de; COSTA, S. F. S. D.; PORTOLAN, A. C.; FONTANA, N. I.; SABEDOT, N.; SILVA, E. S. da; CUNHA, M. B. da; MALLMANN, M. S. Memória IFC Campus Concórdia: 50 anos de registros e relatos. In: MOSTRA NACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA INTERDISCIPLINAR, 5., 2015. Anais [...]. Santa Rosa do Sul, SC, 2015. Disponível em: https://mic.concordia.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/30/2017/10/559720d38aed98ee10126ab6.pdf. Acesso em: 18 maio 2023.

SERRA, M.; ROLIM, C.; BASTOS, A.P. (org.). Universidades e Desenvolvimento Regional: as bases para a inovação competitiva. Rio de Janeiro, RJ: Ideia D, 2018.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (SETEC/MEC); INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE (IFC). Acordo de Metas e Compromissos: Termo de Acordo e Metas celebrado entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) e os Institutos Federais, para estruturação e organização destas instituições. Brasília, DF, 2010.

SOUZA, T. L. de. Enem/Sisu: política pública de inclusão e democratização do acesso ao Ensino Superior? Orientador: Luiz Felipe Silva. 2017. 162 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, MG, 2017.

VILA, L. E. Abordagens micro e macro para o papel das universidades no desenvolvimento regional. In: SERRA, M.; ROLIM, C.; BASTOS, A. P. (org.). Universidades e Desenvolvimento Regional: as bases para a inovação competitiva. Rio de Janeiro: Ideia D, 2018.

VITELLI, R. F., FRITSCH, R., CORSETTI, B. Indicadores educacionais na avaliação da educação básica e possíveis impactos em escolas de Ensino Médio no município de Porto Alegre. Revista Brasileira de Educação, Rio Grande do Sul, v. 23, e230065, 2018. DOI: 10.1590/S1413-24782018230065. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/9CQfNj8PkWymXDwDtk9kJKd/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 maio 2023.

Arquivos adicionais

Publicado

24/07/2024

Como Citar

MARCHESAN, F.; DUENHAS, R. A. AS POLÍTICAS DE SELEÇÃO INFLUENCIAM NO DESEMPENHO INSTITUCIONAL? UM ESTUDO DE CASO DO CAMPUS CONCÓRDIA/IFC. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024096, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18536. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18536. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos