Comportamentos atípicos de crianças e adolescentes com TEA e outros transtornos

Efeitos de uma intervenção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.18549

Palavras-chave:

Educação, Psicologia, Análise do Comportamento

Resumo

Comportamentos atípicos, comportamentos destrutivos, autolesão ou manias podem dificultar a inclusão de crianças nas escolas. Para avaliar a emissão e frequência destes comportamentos, alguns instrumentos são utilizados, entre eles, o Aberrant Behavior Checklist (ABC), com o objetivo de avaliar se os procedimentos realizados tiveram êxito para aumentar a frequência de comportamentos mais adequados. Dezoito profissionais utilizaram o ABC para avaliar os comportamentos de seus pacientes e alunos após um programa de ensino em Análise do Comportamento, com o objetivo de ensinar os profissionais a manejarem os comportamentos atípicos, diminuindo a emissão destes e aumentando a emissão de outros comportamentos socialmente mais desejáveis. Em avaliação pré e pós-teste, foram obtidos diferença significativa em todos os domínios listados no ABC, inferindo que a emissão dos comportamentos atípicos diminuíra após os participantes entrarem em contato com o programa de ensino, sendo as professoras as participantes com melhores resultados no pós-teste.

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Biografia do Autor

Thaís Yazawa, Tribunal de Justiça de São Paulo

Brasil. Psicóloga do Judiciário. Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (UNESP).

Fabiola Colombani, Universidade de Marília

Docente e supervisora de estágio do Curso de Psicologia e Coordenadora da Clínica de Psicologia. Doutorado em Educação (UNESP).

Gelci Saffiotte Zafani, Universidade de Marília

Docente e supervisora de estágio do Curso de Psicologia. Mestrado em Educação (UNESP).

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Publicado

03/10/2023

Como Citar

YAZAWA, T.; COLOMBANI, F.; SAFFIOTTE ZAFANI, G. Comportamentos atípicos de crianças e adolescentes com TEA e outros transtornos: Efeitos de uma intervenção. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023090, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.18549. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18549. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos