PROGRAMA DE ESTIMULAÇÃO METAFONOLÓGICA, CONHECIMENTO DO ALFABETO E VOCABULÁRIO (PEMAV) PARA PRÉ-ESCOLARES: ELABORAÇÃO E ESTUDO-PILOTO
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18684Palavras-chave:
Aprendizagem, Estudos de Intervenção, Pré-escolaresResumo
Introdução: É descrita na literatura internacional a importância da estimulação das habilidades metafonológicas, vocabulário e o conhecimento do alfabeto para o posterior sucesso na aprendizagem da leitura e da escrita; porém, na literatura nacional ainda há uma escassez de estudos que enfatizam a estimulação dessas habilidades na educação infantil. Objetivos: Elaborar um programa de estimulação das habilidades metafonológicas, conhecimento do alfabeto e vocabulário (PEMAV) e verificar a sua aplicabilidade em um estudo-piloto com pré-escolares. Metodologia: Participaram desse estudo 40 pré-escolares na faixa etária de 5 anos a 5 anos e 11 meses, que foram divididos em grupo GI com 20 pré-escolares submetidos a estimulação com o PEMAV e grupo GII com 20 pré-escolares não submetidos a estimulação. Resultados: Foi observado domínio das habilidades metafonológicas, conhecimento do alfabeto e vocabulário nos pré-escolares do GI, quando comparados aos do GII. Discussão: Os achados deste estudo-piloto confirmaram a importância da estimulação integrada destas habilidades em pré-escolares. Conclusão: O programa elaborado mostrou-se eficaz e com aplicabilidade no contexto educacional.
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