Conflitos que se apresentam no uso da tecnologia digital em sala de aula acentuados pela pandemia da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18703

Palavras-chave:

Letramentos, Tecnologias Digitais, Professores, Pesquisadores, Lives

Resumo

Este artigo objetiva identificar conflitos que se apresentam no uso de tecnologias digitais (TD) em sala de aula acentuados pela pandemia da COVID-19. A metodologia desta pesquisa inscreve-se em uma abordagem qualitativa circunscrita em um enfoque documental a partir da análise da discursivização de duas professoras em uma live produzida pelo projeto Aula Aberta e a outra realizada pela Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) durante a pandemia da COVID-19, em 2020. Tal investigação afilia-se aos estudos dos letramentos que considera as práticas com tecnologias digitais sociais e plurais. Os resultados indicam que práticas de letramentos com TD podem potencializar o ensino. Contudo, tal perspectiva, paralelamente, evidencia que diversas TD utilizadas em práticas sociais antes conhecidas no cotidiano do estudante, para se inserirem na esfera escolar, ocasionam conflitos em detrimento da infraestrutura precária e da falta de formação específica de muitos professores quanto ao seu uso pedagógico na pandemia da COVID-19.

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Biografia do Autor

Aline Silva, Universidade Regional de Blumenau

Mestre em Educação.

Adriana Fischer, Universidade Regional de Blumenau

Professora Adjunta do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras (Departamento de Letras) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado). Doutora em Linguística (UFSC).

Sandra Pottmeier, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Linguística. Professora na Rede Pública Estadual de Santa Catarina (SED/SC).

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Publicado

08/04/2024

Como Citar

SILVA, A.; FISCHER, A.; POTTMEIER, S. Conflitos que se apresentam no uso da tecnologia digital em sala de aula acentuados pela pandemia da COVID-19. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024048, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18703. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18703. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos