Conflitos que se apresentam no uso da tecnologia digital em sala de aula acentuados pela pandemia da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18703Palavras-chave:
Letramentos, Tecnologias Digitais, Professores, Pesquisadores, LivesResumo
Este artigo objetiva identificar conflitos que se apresentam no uso de tecnologias digitais (TD) em sala de aula acentuados pela pandemia da COVID-19. A metodologia desta pesquisa inscreve-se em uma abordagem qualitativa circunscrita em um enfoque documental a partir da análise da discursivização de duas professoras em uma live produzida pelo projeto Aula Aberta e a outra realizada pela Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) durante a pandemia da COVID-19, em 2020. Tal investigação afilia-se aos estudos dos letramentos que considera as práticas com tecnologias digitais sociais e plurais. Os resultados indicam que práticas de letramentos com TD podem potencializar o ensino. Contudo, tal perspectiva, paralelamente, evidencia que diversas TD utilizadas em práticas sociais antes conhecidas no cotidiano do estudante, para se inserirem na esfera escolar, ocasionam conflitos em detrimento da infraestrutura precária e da falta de formação específica de muitos professores quanto ao seu uso pedagógico na pandemia da COVID-19.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. Tradução: Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011[1979].
BARBERIA, L. G.; CANTARELLI, L. G. R.; SCHMALZ, P. H. S. Uma avaliação dos programas de educação pública remota dos estados e capitais brasileiros durante a pandemia do Covid-19. [S. l.]: FGV, 2021. Disponível em: http://fgvclear.org/site/wp-content/uploads/remote-learning-in-the-covid-19-pandemic-v-1-0-portuguese-diagramado-1.pdf. Acesso em: 04 nov. 2023.
BARTON, D.; HAMILTON, M. Literacy Practices. In: BARTON, D.; HAMILTON, M. Local literacies: reading and writing in one community. London and New York: Routledge, 1998. p. 7-15.
BIANCHETTI, L.; VALLE, I. R. V. Produtivismo acadêmico e decorrências às condições de vida/trabalho de pesquisadores brasileiros e europeus. Ensaio: avaliação e políticas públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 22, n. 82, p. 89-110, jan./mar. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/McWkP54pFcYWp9t9Y48YftJ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 04 nov. 2023.
BORTONI-RICARDO, S. M. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/legislacaoconstituicao/anexo/cf.pdf. Acesso em: 04 nov. 2023.
BRASIL. Lei N. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: MEC, 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 04 nov. 2023.
BRASIL. Lei N. 11.738, de 16 de julho de 2008. Regulamenta a alínea “e” do inciso III do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. Brasília: Presidência da República, 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11738.htm. Acesso em: 04 nov. 2023.
BUCKINGHAM, D. Cultura digital, educação midiática e o lugar da escolarização. Educ. Real., Porto Alegre, v. 35, n. 03, p. 37-58, dez. 2010. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432010000300004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 nov. 2023.
CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Tradução: Ana Crístina Nasser. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
COSCARELLI, C. V. Ideias para se pensar o fim da escola. In: PROJETO DE EXTENSÃO AULA ABERTA do CEFET-MG, Belo Horizonte, 2020. 1 vídeo (96 min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UcCHga9c8RQ. Acesso em: 20 maio 2021.
CURY, C. R. J. A Educação Básica no Brasil. Educ. e Soc., Campinas, SP, v. 23, n. 80. p. 168-200, set. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/Hj6wG6H4g8q4LLXBcnxRcxD/?format=pdf. Acesso em: 04 nov. 2023.
CURY, C. R. J. A Educação Básica como direito. Cadernos de Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 38, n. 134, p. 293-303, maio/ago. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/QBBB9RrmKBx7MngxzBfWgcF/?format=pdf. Acesso em: 04 nov. 2023.
CORRÊA, M. L. G. Letramentos em perspectiva histórica: do império da escrita aos sonhos do pós-pandemia. Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades, v. 1, n. 1, maio/2022. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/5829/3625. Acesso em: 04 nov. 2023.
EXAME. IBGE: um quinto dos brasileiros entrou na pandemia sem acesso à internet. 2021. Disponível em: https://exame.com/tecnologia/no-pre-covid-brasil-tinha-12-mi-de-familias-sem-acesso-a-internet-em-casa/. Acesso em: 04 nov. 2023.
FISTAROL, C. F.; POTTMEIER, S.; DE CAETANO, M. H. O uso do aplicativo Google Classroom durante a pandemia Covid-19: o que enunciam docentes de língua inglesa da rede pública municipal de ensino de Blumenau/SC? Revista Científica do UBM, v. 23, n. 45, p. 14-25, 5 jul. 2021. Disponível em: https://revista.ubm.br/index.php/revistacientifica/article/view/1024/261. Acesso em: 04 nov. 2023.
GEE, J. P. Orality and literacy: from the savage mind to ways with words. In: MAYBIN, J. (ed.). Language and literacy in social practice. Clevedon: Multilingual Matters, 1994. p. 168-192.
GERALDI, J. W. Portos de Passagem. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2013[1991].
GERALDI, J. W. Ancoragens – Estudos bakhtinianos. 2. ed. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2015.
GONÇALVES, K. Práticas de letramentos acadêmicos com tecnologias digitais: tensões, sentidos e expectativas de professores formadores em um LIFE. 2018. 193 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, SC, 2018. Disponível em: http://www.bc.furb.br/docs/DS/2018/365782_1_1.pdf. Acesso em: 4 nov. 2023.
GOURLAY, L.; HAMILTON, M.; LEA, M. R. Textual practices in the new media digital landscape: messing with digital literacies. Research in Learning Technology, v. 21, 2014. Disponível em: https://journal.alt.ac.uk/index.php/rlt/article/view/1442. Acesso em: 04 nov. 2023.
IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, 2019. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9173-pesquisa-nacional-por-amostra-de-domicilios-continua-trimestral.html?=&t=destaques. Acesso em: 04 nov. 2023.
KOMESU, F.; ASSIS, J. A.; FLUCKRIGER, C. Em torno dos efeitos da Covid em práticas letradas acadêmicas. In: KOMESU, F.; ASSIS, J. A.; FLUCKRIGER, C. Práticas Discursivas em Letramento Acadêmico: questões em Estudo. Belo Horizonte: PUC- Minas, 2020. p. 15-100.
LEA, M.; STREET, B. The “Academic Literacies” Model: Theory and Applications. Theory Into Practice, v. 45, n. 4, p. 368-77, 2006. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/40071622. Acesso em: 12 maio 2023.
MARTINS, H. H. T. S. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 2, p. 289-300, maio/ago. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/4jbGxKMDjKq79VqwQ6t6Ppp/?format=pdf. Acesso em: 04 nov. 2023.
MENDES, M. A. Letramentos acadêmicos na educação profissional e tecnológica: práticas de docentes com tecnologias digitais. 2017. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, SC, 2017. Disponível em: http://www.bc.furb.br/docs/DS/2017/364492_1_1.pdf. Acesso em: 04 nov. 2023.
MIRANDA, F. D. S. S. Letramentos (en)formados por relações dialógicas na universidade: ressignificações e refrações com tecnologias digitais. 2016. 414 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP, 2016. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1629247. Acesso em: 04 nov. 2023.
MONTE MOR, W. Sociedade da escrita e sociedade digital: línguas e linguagens em revisão. In: TAKAKI, N. H.; MONTE MOR, W. (org.). Construções de sentido e letramento digital crítico na área de línguas/linguagens. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017. p. 267-286.
MORTATTI, M. R. L. Educação e letramento. São Paulo: UNESP, 2004.
NÓVOA, A. Formação Continuada - Aula Magna António Nóvoa. In: Instituto Anísio Teixeira – IAT, Canal Educação Bahia, Salvador, 14 abr. 2020. 1 vídeo (79 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wx-deAxdegE. Acesso em: 14 abr. 2020.
POTTMEIER, S.; CAETANO, M. H. C.; FERRI, C.; FISCHER, A. Currículo e Letramentos Digitais no Novo Ensino Médio. e-Curriculum, no prelo.
POTTMEIER, S.; CAETANO, M. H. C.; FISCHER, A. “Novo! Ensino Médio: diálogos possíveis sobre/com e a partir dos letramentos. SANTANA, W. K. F.; SILVEIRA, É. L. (org.). Educação, Múltiplas Linguagens e Estudos Contemporâneos. 1. ed. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2022, v. 1, p. 203-215. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/educacao-multiplas-linguagens-e-estudos-contemporaneos-vol-1/. Acesso em: 26 ago. 2022.
RIBEIRO, A. E. Educação e tecnologias digitais: ciclos da precariedade diante da pandemia. In: ABRALIN - Associação Brasileira de Linguística, Campinas, SP, 2020. 1 vídeo (93 min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_-lfTZT7oFI. Acesso em: 20 maio 2021.
STREET, B. Cross-cultural Approaches to Literacy. New York: Cambrigde University Press, 1993.
STREET, B. Abordagens alternativas ao letramento e desenvolvimento. Teleconferência Unesco Brasil sobre letramento e diversidade, out. 2003.
STREET, B. Perspectivas Interculturais sobre o letramento. In: STREET, B.; BAGNO, M. Perspectivas interculturais sobre o letramento. Filologia E Linguística Portuguesa, v. 8, p. 465-488, 2006. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/flp/article/view/59767/62876. Acesso em: 02 set. 2022.
STREET, B.; STREET, J. A escolarização do letramento. In: STREET, B. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução: Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014. cap. 5. p. 121-144.
VICENTINI, M. A. Práticas de letramentos com tecnologias digitais: gamificação em um clube de inglês no ensino médio. 2019. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2019. Disponível em: http://www.bc.furb.br/docs/DS/2019/366893_1_1.pdf. Acesso em: 04 nov. 2023.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Aline Silva, Adriana Fischer, Sandra Pottmeier
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.