Desafios e possibilidades da formação de professores para atuar em escolas do campo
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.18776Palavras-chave:
Licenciaturas em Educação do Campo-UFMG-UFVJM, Educação do Campo, Formação de Professores, Direito à Educação Superior, ProtagonismoResumo
O artigo apresenta discussões sobre os resultados de nove pesquisas realizadas com estudantes e egressos dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Minas Gerais e da Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri. A produção de conhecimentos nestes contextos torna-se relevante tendo em vista que os cursos se constituem como experiência pioneira no atendimento às demandas dos movimentos sociais e sindicais campesinos. Foram selecionados trechos de entrevistas que contêm elementos indicadores da repercussão do processo formativo vivenciado nos cursos em tela. Os dados obtidos foram analisados na perspectiva dos três princípios da Educação do Campo: protagonismo dos sujeitos, a luta pela educação como direito; projeto de escola vinculado a um projeto de campo numa perspectiva sustentável e emancipatória. Os resultados demonstram que os estudantes e egressos estão construindo uma compreensão de si mesmos como sujeitos que lutam para conquistar direitos.
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