Desafios e possibilidades da formação de professores para atuar em escolas do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.18776

Palavras-chave:

Licenciaturas em Educação do Campo-UFMG-UFVJM, Educação do Campo, Formação de Professores, Direito à Educação Superior, Protagonismo

Resumo

O artigo apresenta discussões sobre os resultados de nove pesquisas realizadas com estudantes e egressos dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Minas Gerais e da Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri. A produção de conhecimentos nestes contextos torna-se relevante tendo em vista que os cursos se constituem como experiência pioneira no atendimento às demandas dos movimentos sociais e sindicais campesinos. Foram selecionados trechos de entrevistas que contêm elementos indicadores da repercussão do processo formativo vivenciado nos cursos em tela. Os dados obtidos foram analisados na perspectiva dos três princípios da Educação do Campo: protagonismo dos sujeitos, a luta pela educação como direito; projeto de escola vinculado a um projeto de campo numa perspectiva sustentável e emancipatória. Os resultados demonstram que os estudantes e egressos estão construindo uma compreensão de si mesmos como sujeitos que lutam para conquistar direitos.

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Biografia do Autor

Maria Isabel Antunes-Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Titular no Departamento de Ciências Aplicadas à Educação (DECAE), Faculdade de Educação (FaE), UFMG.

Leila de Cássia Faria Alves , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Professora do Instituto de Engenharia, Ciência e Tecnologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (IECT/UFVJM).

Adriane Cristina de Melo Hunziker, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, FaE/UFMG.

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Publicado

07/12/2023

Como Citar

ANTUNES-ROCHA, M. I.; ALVES , L. de C. F.; HUNZIKER, A. C. de M. Desafios e possibilidades da formação de professores para atuar em escolas do campo. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023123, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.18776. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18776. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos