O LETRAMENTO CIENTÍFICO E A FORMAÇÃO OMNILATERAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.2.18809

Palavras-chave:

Letramento, Letramento científico, Ensino médio integrado, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

O letramento científico se configura como uma possibilidade para favorecer a formação omnilateral por meio dá acesso e compreensão de pesquisas científicas. Esta pesquisa tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre o papel do letramento científico para a formação omnilateral no Ensino Médio Integrado. Para a compreensão sobre a temática são abordados e discutidos os conceitos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), Ensino Médio Integrado (EMI) e letramento científico. Esta revisão bibliográfica nos possibilitou observar que, no contexto do EMI, o letramento científico se apresenta como uma possibilidade para a formação integral do estudante, bem como para a popularização da Ciência e Tecnologia na EPT.

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Biografia do Autor

Websa Paula Souza Silva, Instituto Federal Goiano (IFGoiano), Campus Ceres – GO – Brasil.

Mestranda no Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (IFGoiano).

Suelen Marçal Nogueira, Instituto Federal Goiano (IFGoiano), Campus Ceres – GO – Brasil.

Professora visitante do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica. Doutorado em Ciências da Saúde (UFG).

Rhanya Rafaella Rodrigues, Instituto Federal Goiano (IFGoiano), Campus Ceres – GO – Brasil.

Coordenadora e professora do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (IFGoiano). Doutora em Letras e Linguística (UFG).

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Arquivos adicionais

Publicado

26/07/2024

Como Citar

SILVA, W. P. S.; NOGUEIRA, S. M.; RODRIGUES, R. R. O LETRAMENTO CIENTÍFICO E A FORMAÇÃO OMNILATERAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.2, p. e024083, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19iesp.2.18809. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18809. Acesso em: 27 jul. 2024.

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