O LETRAMENTO CIENTÍFICO E A FORMAÇÃO OMNILATERAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.2.18809Palavras-chave:
Letramento, Letramento científico, Ensino médio integrado, Educação Profissional e TecnológicaResumo
O letramento científico se configura como uma possibilidade para favorecer a formação omnilateral por meio dá acesso e compreensão de pesquisas científicas. Esta pesquisa tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre o papel do letramento científico para a formação omnilateral no Ensino Médio Integrado. Para a compreensão sobre a temática são abordados e discutidos os conceitos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), Ensino Médio Integrado (EMI) e letramento científico. Esta revisão bibliográfica nos possibilitou observar que, no contexto do EMI, o letramento científico se apresenta como uma possibilidade para a formação integral do estudante, bem como para a popularização da Ciência e Tecnologia na EPT.
Downloads
Referências
ABUSAMRA, V.; CHIMENTI, A.; TISCORNIA, S. La ciencia de la lectura: los desafíos de leer y comprender textos. Buenos Aires: Tilde Editora, 2021.
ARROYO, M. G. A educação profissional e tecnológica nos interroga. Que interrogações? Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 5–18, 2019. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/374/335. Acesso em: 23 maio 2023.
BRANCO, A. B. DE G. et al. Alfabetização e letramento científico na BNCC e os desafios para uma educação científica e tecnológica. Revista Valore, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 702–713, 2018. Disponível em: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/174. Acesso em: 31 maio 2023.
BRASIL. Relatório Brasil no PISA 2018. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2019. Disponível em: http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/documentos/2019/relatorio_PISA_2018_preliminar.pdf. Acesso em: 20 jun. 2023.
BRASIL. Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a rede Federal de Educação Profissional, Cientifica e Tecnológica. Brasília, DF: Presidência da República, 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 31 maio 2023.
CIAVATTA, M. A formação Integrada a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Revista Trabalho Necessário, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 1–20, 2008. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/325954886_A_FORMACAO_INTEGRADA_A_ESCOLA_E_O_TRABALHO_COMO_LUGARES_DE_MEMORIA_E_DE_IDENTIDADE Acesso em: 31 maio 2023.
CIAVATTA, M. Ensino integrado, a politecnia e a educação omnilateral. Por que lutamos? Trabalho e Educação, [S. l.], v. 23, p. 187–205, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9303. Acesso em: 05 jun. 2023.
CIAVATTA, M.; RAMOS, M. Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil: Dualidade e fragmentação. Revista Retratos da Escola, Brasília, [S. l.], v. 5, n. 8, p. 27–41, 2012. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v5i8.45 Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/45 Acesso em: 24 maio 2023.
CUNHA, R. B. Alfabetização científica ou letramento científico? Interesses envolvidos nas interpretações da noção de scientific literacy Revista Brasileira de Educacão, [S. l.], v. 22, n. 68, p. 169–186, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782017226809 Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/cWsmkrWxxvcm9RFvvQBWm5s/ Acesso em: 23 maio 2023.
CUNHA, R. B. Por que falar em letramento científico? Raízes do conceito nos estudos da linguagem. 1. ed. Campinas, SP: Estante Labjor, 2019.
DELLA FONTE, S. S. Formação no e para o trabalho. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 6–19, 2018. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/383. Acesso em: 23 maio 2023.
FRIGOTTO, G. A polissemia da categoria trabalho e a batalha das ideias nas sociedades de classe. Revista Brasileira de Educação, [S. l.], v. 14, n. 40, p. 168–194, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/QFXsLx9gvgFvHTcmfNbQKQL/abstract/?lang=pt. Acesso em: 23 maio 2023.
FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. Educar o trabalhador cidadão produtivo ou o ser humano emancipado? Trabalho, Educação e Saúde, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 45–60, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/JSYmSMnc7TKKrxWjm3xHLGd/?lang=pt. Acesso em: 23 maio 2023.
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. 17. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2022.
KUENZER, A. Z. O Ensino Médio agora é para a vida: entre o pretendido, o dito e o feito. Educação & Sociedade, [S. l.], v. 21, n. 70, p. 15–39, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/LGpgCTxWgVvB3DYzKVWFjwJ/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 maio 2023.
LEITE, P. DE S. C. Contribuições do materialismo histórico-dialético para as pesquisas em Mestrados Profissionais na área de ensino de humanidades. Investigação Qualitativa em Educação, [S. l.], v. 1, p. 847–8561, 2017. Disponível em: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2017/article/download/1405/1362. Acesso em: 20 jun. 2023.
MARX, K. O capital: Livro 1. São Paulo: Editorial Boitempo, 2004.
MINUZZI, E. D.; MACHADO, L. R. DE S.; COUTINHO, R. X. A relação entre o ensino técnico e o propedêutico nas reformas e contrarreformas da educação brasileira. Revista Contexto & Educação, [S. l.], v. 37, n. 119, p. e13135, 2022. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/13135. Acesso em: 20 jun. 2023.
MOURA, D. H. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 23–38, 2017. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/2863. Acesso em: 23 maio 2023.
NOSELLA, P.; AZEVEDO, M. L. N. DE. A educação em Gramsci. Teoria e Prática da Educação, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 25–33, 2013. Disponível em: https://paginas.uepa.br/gcpi/wp-content/uploads/GRAMSCI_E_A_EDUCACAO_ARTIGO.pdf Acesso em: 20 jun. 2023.
RAMOS, M. N. O currículo para o Ensino Médio em suas diferentes modalidades: concepções, propostas e problemas. Educação & Sociedade, [S. l.], v. 32, n. 116, p. 771–788, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/NrgqwnZ4vG6DP8p5ZYGn4Sm/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 jun. 2023.
RAMOS, M. N. Ensino médio integrado: da conceituação à operacionalização. Cadernos de Pesquisa, [S. l.], v. 19, n. 39, p. 15–29, 2014. DOI; https://doi.org/10.22535/cpe.v0i39.10243 Disponível em: https://periodicos.ufes.br/educacao/article/view/10243 Acesso em: 15 maio 2023.
SAVIANI, D. O trabalho como princípio educativo frente as novas tecnologias. In: Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. [S. l.: s. n.], 1994. p. 151–168.
SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, [S. l.], v. 12, n. 34, p. 152–180, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/wBnPGNkvstzMTLYkmXdrkWP/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 20 maio 2023.
SERRAO, L. F. S. et al. A experiência de um indicador de letramento científico. Cadernos de Pesquisa, [S. l.], v. 46, n. 160, p. 334–361, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/198053143498 Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/k7d6r8nVhKfRM38yLnHRNKt/ Acesso em: 20 maio 2023.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Suelen Marçal Nogueira, Websa Paula Souza Silva, Rhanya Rafaella Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.