O LETRAMENTO CIENTÍFICO E A FORMAÇÃO OMNILATERAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.2.18809

Palavras-chave:

Letramento, Letramento científico, Ensino médio integrado, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

O letramento científico se configura como uma possibilidade para favorecer a formação omnilateral por meio dá acesso e compreensão de pesquisas científicas. Esta pesquisa tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre o papel do letramento científico para a formação omnilateral no Ensino Médio Integrado. Para a compreensão sobre a temática são abordados e discutidos os conceitos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), Ensino Médio Integrado (EMI) e letramento científico. Esta revisão bibliográfica nos possibilitou observar que, no contexto do EMI, o letramento científico se apresenta como uma possibilidade para a formação integral do estudante, bem como para a popularização da Ciência e Tecnologia na EPT.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Websa Paula Souza Silva, Instituto Federal Goiano (IFGoiano), Campus Ceres – GO – Brasil.

Mestranda no Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (IFGoiano).

Suelen Marçal Nogueira, Instituto Federal Goiano (IFGoiano), Campus Ceres – GO – Brasil.

Professora visitante do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica. Doutorado em Ciências da Saúde (UFG).

Rhanya Rafaella Rodrigues, Instituto Federal Goiano (IFGoiano), Campus Ceres – GO – Brasil.

Coordenadora e professora do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (IFGoiano). Doutora em Letras e Linguística (UFG).

Referências

ABUSAMRA, V.; CHIMENTI, A.; TISCORNIA, S. La ciencia de la lectura: los desafíos de leer y comprender textos. Buenos Aires: Tilde Editora, 2021.

ARROYO, M. G. A educação profissional e tecnológica nos interroga. Que interrogações? Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 5–18, 2019. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/374/335. Acesso em: 23 maio 2023.

BRANCO, A. B. DE G. et al. Alfabetização e letramento científico na BNCC e os desafios para uma educação científica e tecnológica. Revista Valore, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 702–713, 2018. Disponível em: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/174. Acesso em: 31 maio 2023.

BRASIL. Relatório Brasil no PISA 2018. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2019. Disponível em: http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/documentos/2019/relatorio_PISA_2018_preliminar.pdf. Acesso em: 20 jun. 2023.

BRASIL. Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a rede Federal de Educação Profissional, Cientifica e Tecnológica. Brasília, DF: Presidência da República, 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 31 maio 2023.

CIAVATTA, M. A formação Integrada a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Revista Trabalho Necessário, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 1–20, 2008. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/325954886_A_FORMACAO_INTEGRADA_A_ESCOLA_E_O_TRABALHO_COMO_LUGARES_DE_MEMORIA_E_DE_IDENTIDADE Acesso em: 31 maio 2023.

CIAVATTA, M. Ensino integrado, a politecnia e a educação omnilateral. Por que lutamos? Trabalho e Educação, [S. l.], v. 23, p. 187–205, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9303. Acesso em: 05 jun. 2023.

CIAVATTA, M.; RAMOS, M. Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil: Dualidade e fragmentação. Revista Retratos da Escola, Brasília, [S. l.], v. 5, n. 8, p. 27–41, 2012. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v5i8.45 Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/45 Acesso em: 24 maio 2023.

CUNHA, R. B. Alfabetização científica ou letramento científico? Interesses envolvidos nas interpretações da noção de scientific literacy Revista Brasileira de Educacão, [S. l.], v. 22, n. 68, p. 169–186, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782017226809 Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/cWsmkrWxxvcm9RFvvQBWm5s/ Acesso em: 23 maio 2023.

CUNHA, R. B. Por que falar em letramento científico? Raízes do conceito nos estudos da linguagem. 1. ed. Campinas, SP: Estante Labjor, 2019.

DELLA FONTE, S. S. Formação no e para o trabalho. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 6–19, 2018. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/383. Acesso em: 23 maio 2023.

FRIGOTTO, G. A polissemia da categoria trabalho e a batalha das ideias nas sociedades de classe. Revista Brasileira de Educação, [S. l.], v. 14, n. 40, p. 168–194, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/QFXsLx9gvgFvHTcmfNbQKQL/abstract/?lang=pt. Acesso em: 23 maio 2023.

FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. Educar o trabalhador cidadão produtivo ou o ser humano emancipado? Trabalho, Educação e Saúde, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 45–60, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/JSYmSMnc7TKKrxWjm3xHLGd/?lang=pt. Acesso em: 23 maio 2023.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. 17. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2022.

KUENZER, A. Z. O Ensino Médio agora é para a vida: entre o pretendido, o dito e o feito. Educação & Sociedade, [S. l.], v. 21, n. 70, p. 15–39, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/LGpgCTxWgVvB3DYzKVWFjwJ/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 maio 2023.

LEITE, P. DE S. C. Contribuições do materialismo histórico-dialético para as pesquisas em Mestrados Profissionais na área de ensino de humanidades. Investigação Qualitativa em Educação, [S. l.], v. 1, p. 847–8561, 2017. Disponível em: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2017/article/download/1405/1362. Acesso em: 20 jun. 2023.

MARX, K. O capital: Livro 1. São Paulo: Editorial Boitempo, 2004.

MINUZZI, E. D.; MACHADO, L. R. DE S.; COUTINHO, R. X. A relação entre o ensino técnico e o propedêutico nas reformas e contrarreformas da educação brasileira. Revista Contexto & Educação, [S. l.], v. 37, n. 119, p. e13135, 2022. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/13135. Acesso em: 20 jun. 2023.

MOURA, D. H. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 23–38, 2017. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/2863. Acesso em: 23 maio 2023.

NOSELLA, P.; AZEVEDO, M. L. N. DE. A educação em Gramsci. Teoria e Prática da Educação, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 25–33, 2013. Disponível em: https://paginas.uepa.br/gcpi/wp-content/uploads/GRAMSCI_E_A_EDUCACAO_ARTIGO.pdf Acesso em: 20 jun. 2023.

RAMOS, M. N. O currículo para o Ensino Médio em suas diferentes modalidades: concepções, propostas e problemas. Educação & Sociedade, [S. l.], v. 32, n. 116, p. 771–788, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/NrgqwnZ4vG6DP8p5ZYGn4Sm/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 jun. 2023.

RAMOS, M. N. Ensino médio integrado: da conceituação à operacionalização. Cadernos de Pesquisa, [S. l.], v. 19, n. 39, p. 15–29, 2014. DOI; https://doi.org/10.22535/cpe.v0i39.10243 Disponível em: https://periodicos.ufes.br/educacao/article/view/10243 Acesso em: 15 maio 2023.

SAVIANI, D. O trabalho como princípio educativo frente as novas tecnologias. In: Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. [S. l.: s. n.], 1994. p. 151–168.

SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, [S. l.], v. 12, n. 34, p. 152–180, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/wBnPGNkvstzMTLYkmXdrkWP/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 20 maio 2023.

SERRAO, L. F. S. et al. A experiência de um indicador de letramento científico. Cadernos de Pesquisa, [S. l.], v. 46, n. 160, p. 334–361, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/198053143498 Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/k7d6r8nVhKfRM38yLnHRNKt/ Acesso em: 20 maio 2023.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.

Arquivos adicionais

Publicado

26/07/2024

Como Citar

SILVA, W. P. S.; NOGUEIRA, S. M.; RODRIGUES, R. R. O LETRAMENTO CIENTÍFICO E A FORMAÇÃO OMNILATERAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.2, p. e024083, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19iesp.2.18809. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18809. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.