A ARTE CINEMATOGRÁFICA E O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ESTUDANTES DO FUNDAMENTAL II: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.2.18827

Palavras-chave:

cinema, inovação pedagógica, Aedes aegypti, Arboviroses, Zika

Resumo

Trata-se de um Relato de Experiência ao nível do ensino fundamental II, utilizando-se o cinema para suscitar questões de aprendizagem e promover uma aprendizagem ativa. A Experiência ocorreu durante uma sequência didática sobre arboviroses. Para ilustrar o assunto, a Regente de Classe utilizou um documentário sobre a Epidemia de Zika no Brasil. Após a exibição do documentário, as crianças começaram a fazer perguntas sobre várias questões relacionadas à Zika, o inseto vetor, mas, também, sobre a arte cinematográfica. Com muita sensibilidade, a Regente transformou o seu não-saber em uma inovação pedagógica: sugeriu aos estudantes que escrevessem uma carta à mão endereçada ao Diretor do documentário. As cartas e as respostas criaram uma enriquecedora experiência coletiva de construção e reconstrução do conhecimento escolar. Como conclusão, ressaltamos a importância de se utilizar o cinema como recurso didático no ensino fundamental, com a apropriada mediação docente.

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Biografia do Autor

Kamilla Rosa, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói – RJ – Brasil.

Doutoranda no Programa de Ciências, Tecnologias e Inclusão.

Felipe Xavier, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói – RJ – Brasil.

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão.

Luiz Andrade, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói – RJ – Brasil.

Biólogo, Doutor em Imunologia pelo Instituto Pasteur, Professor Associado IV do Departamento de Imunobiologia da UFF, membro do Programa de Pós-graduação em Diversidade e Inclusão da UFF, membro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPE). Tem experiência no ensino de ciências, educação inclusiva, epistemologia, produção de filme educativo e divulgação cientifica. Atualmente exerce o cargo de Presidente da Associacao Brasileira de Diversidade e Inclusão (ABDIn).

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Arquivos adicionais

Publicado

26/07/2024

Como Citar

ROSA, K.; XAVIER, F.; ANDRADE, L. A. B. A ARTE CINEMATOGRÁFICA E O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ESTUDANTES DO FUNDAMENTAL II: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.2, p. e024085, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19iesp.2.18827. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18827. Acesso em: 12 nov. 2024.