A ARTE CINEMATOGRÁFICA E O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ESTUDANTES DO FUNDAMENTAL II: RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.2.18827Palavras-chave:
cinema, inovação pedagógica, Aedes aegypti, Arboviroses, ZikaResumo
Trata-se de um Relato de Experiência ao nível do ensino fundamental II, utilizando-se o cinema para suscitar questões de aprendizagem e promover uma aprendizagem ativa. A Experiência ocorreu durante uma sequência didática sobre arboviroses. Para ilustrar o assunto, a Regente de Classe utilizou um documentário sobre a Epidemia de Zika no Brasil. Após a exibição do documentário, as crianças começaram a fazer perguntas sobre várias questões relacionadas à Zika, o inseto vetor, mas, também, sobre a arte cinematográfica. Com muita sensibilidade, a Regente transformou o seu não-saber em uma inovação pedagógica: sugeriu aos estudantes que escrevessem uma carta à mão endereçada ao Diretor do documentário. As cartas e as respostas criaram uma enriquecedora experiência coletiva de construção e reconstrução do conhecimento escolar. Como conclusão, ressaltamos a importância de se utilizar o cinema como recurso didático no ensino fundamental, com a apropriada mediação docente.
Downloads
Referências
BARROS, L. P.; KASTRUP, V. Cartografar é acompanhar processos. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. (org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2012.
DESCARTES, R. O Discurso do Método. Santos, SP: Nova Cultural, 1996.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs. 34. ed. Rio de Janeiro: Letras, 2011.
DEWEY, J. Essays in experimental logic. New York: Dover publications, 1953.
DEWEY, J. Como pensamos e como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo: uma reexposição. Tradução: CAMPS, H. C. 4. ed. São Paulo: Nacional. Atualidades pedagógicas, 1979a.
DEWEY, J. Democracia e educação. São Paulo: Nacional, 1979b.
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequencias didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004.
DUARTE, R. Cinema & Educação. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2006.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.
MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.
PASSOS, E.; KASTRUP, V.; TEDESCO, S. Pistas do método da cartografia: experiência da pesquisa e o plano comum. Porto Alegre, RS: Sulina, 2014.
SILVA, E. P. Cinema, Ciência, Ensino – I Mostra UFF CineCiências, Produção, Integração e socialização de conhecimentos científicos através de filmes educativos. Labaciencias, PROPPI, 2018.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre, RS: Artmed, 1998.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Kamilla Rosa, Felipe Xavier, Luiz Andrade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.