A ARTE CINEMATOGRÁFICA E O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ESTUDANTES DO FUNDAMENTAL II: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.2.18827

Palavras-chave:

cinema, inovação pedagógica, Aedes aegypti, Arboviroses, Zika

Resumo

Trata-se de um Relato de Experiência ao nível do ensino fundamental II, utilizando-se o cinema para suscitar questões de aprendizagem e promover uma aprendizagem ativa. A Experiência ocorreu durante uma sequência didática sobre arboviroses. Para ilustrar o assunto, a Regente de Classe utilizou um documentário sobre a Epidemia de Zika no Brasil. Após a exibição do documentário, as crianças começaram a fazer perguntas sobre várias questões relacionadas à Zika, o inseto vetor, mas, também, sobre a arte cinematográfica. Com muita sensibilidade, a Regente transformou o seu não-saber em uma inovação pedagógica: sugeriu aos estudantes que escrevessem uma carta à mão endereçada ao Diretor do documentário. As cartas e as respostas criaram uma enriquecedora experiência coletiva de construção e reconstrução do conhecimento escolar. Como conclusão, ressaltamos a importância de se utilizar o cinema como recurso didático no ensino fundamental, com a apropriada mediação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kamilla Rosa, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói – RJ – Brasil.

Doutoranda no Programa de Ciências, Tecnologias e Inclusão.

Felipe Xavier, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói – RJ – Brasil.

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão.

Luiz Andrade, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói – RJ – Brasil.

Biólogo, Doutor em Imunologia pelo Instituto Pasteur, Professor Associado IV do Departamento de Imunobiologia da UFF, membro do Programa de Pós-graduação em Diversidade e Inclusão da UFF, membro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPE). Tem experiência no ensino de ciências, educação inclusiva, epistemologia, produção de filme educativo e divulgação cientifica. Atualmente exerce o cargo de Presidente da Associacao Brasileira de Diversidade e Inclusão (ABDIn).

Referências

BARROS, L. P.; KASTRUP, V. Cartografar é acompanhar processos. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. (org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2012.

DESCARTES, R. O Discurso do Método. Santos, SP: Nova Cultural, 1996.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs. 34. ed. Rio de Janeiro: Letras, 2011.

DEWEY, J. Essays in experimental logic. New York: Dover publications, 1953.

DEWEY, J. Como pensamos e como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo: uma reexposição. Tradução: CAMPS, H. C. 4. ed. São Paulo: Nacional. Atualidades pedagógicas, 1979a.

DEWEY, J. Democracia e educação. São Paulo: Nacional, 1979b.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequencias didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004.

DUARTE, R. Cinema & Educação. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2006.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.

MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.

PASSOS, E.; KASTRUP, V.; TEDESCO, S. Pistas do método da cartografia: experiência da pesquisa e o plano comum. Porto Alegre, RS: Sulina, 2014.

SILVA, E. P. Cinema, Ciência, Ensino – I Mostra UFF CineCiências, Produção, Integração e socialização de conhecimentos científicos através de filmes educativos. Labaciencias, PROPPI, 2018.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre, RS: Artmed, 1998.

Arquivos adicionais

Publicado

26/07/2024

Como Citar

ROSA, K.; XAVIER, F.; ANDRADE, L. A. B. A ARTE CINEMATOGRÁFICA E O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ESTUDANTES DO FUNDAMENTAL II: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.2, p. e024085, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19iesp.2.18827. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18827. Acesso em: 27 jul. 2024.