A ARTE CINEMATOGRÁFICA E O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ESTUDANTES DO FUNDAMENTAL II: RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.2.18827Palavras-chave:
cinema, inovação pedagógica, Aedes aegypti, Arboviroses, ZikaResumo
Trata-se de um Relato de Experiência ao nível do ensino fundamental II, utilizando-se o cinema para suscitar questões de aprendizagem e promover uma aprendizagem ativa. A Experiência ocorreu durante uma sequência didática sobre arboviroses. Para ilustrar o assunto, a Regente de Classe utilizou um documentário sobre a Epidemia de Zika no Brasil. Após a exibição do documentário, as crianças começaram a fazer perguntas sobre várias questões relacionadas à Zika, o inseto vetor, mas, também, sobre a arte cinematográfica. Com muita sensibilidade, a Regente transformou o seu não-saber em uma inovação pedagógica: sugeriu aos estudantes que escrevessem uma carta à mão endereçada ao Diretor do documentário. As cartas e as respostas criaram uma enriquecedora experiência coletiva de construção e reconstrução do conhecimento escolar. Como conclusão, ressaltamos a importância de se utilizar o cinema como recurso didático no ensino fundamental, com a apropriada mediação docente.
Downloads
Referências
BARROS, L. P.; KASTRUP, V. Cartografar é acompanhar processos. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. (org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2012.
DESCARTES, R. O Discurso do Método. Santos, SP: Nova Cultural, 1996.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs. 34. ed. Rio de Janeiro: Letras, 2011.
DEWEY, J. Essays in experimental logic. New York: Dover publications, 1953.
DEWEY, J. Como pensamos e como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo: uma reexposição. Tradução: CAMPS, H. C. 4. ed. São Paulo: Nacional. Atualidades pedagógicas, 1979a.
DEWEY, J. Democracia e educação. São Paulo: Nacional, 1979b.
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequencias didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004.
DUARTE, R. Cinema & Educação. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2006.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.
MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.
PASSOS, E.; KASTRUP, V.; TEDESCO, S. Pistas do método da cartografia: experiência da pesquisa e o plano comum. Porto Alegre, RS: Sulina, 2014.
SILVA, E. P. Cinema, Ciência, Ensino – I Mostra UFF CineCiências, Produção, Integração e socialização de conhecimentos científicos através de filmes educativos. Labaciencias, PROPPI, 2018.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre, RS: Artmed, 1998.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Kamilla Rosa, Felipe Xavier, Luiz Andrade
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.