Grit: Um traço característico de pessoas com altas capacidades?
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.18851Palavras-chave:
Altas habilidades, Superdotação, Grit, Educação SuperiorResumo
O grit corresponde à associação entre paixão e perseverança, expressa ao longo do tempo, frequentemente percebida em pessoas bem-sucedidas. Objetivou-se investigar se existe diferença entre estudantes universitários com e sem altas capacidades em termos de grit. O estudo apresenta desenho analítico, observacional e de corte transversal e contou com a participação de 188 estudantes universitários com e sem altas capacidades provenientes de universidades da Espanha e um da Alemanha. Para a coleta de dados, utilizou-se a Escala Grit de Oviedo (EGO) e o teste de inteligência geral Matrices-TAI. Os resultados revelaram que a diferença entre os grupos em termos de grit não possui significância estatística e refutaram a hipótese inicial de que as altas capacidades e o grit estariam relacionados. Acredita-se que o enfoque nas pontuações de QI para a identificação dos participantes com altas capacidades representa uma limitação do estudo e se sugerem novas investigações sobre o tema.
Downloads
Referências
ABAD, F. J.; SÁNCHEZ-SÁNCHEZ, F.; SANTAMARÍA, P. Matrices-TAI. Test Adaptativo de Inteligencia General. [S. l.]: TEA Ediciones, 2023. https://web.teaediciones.com/Matrices-TAI-Test-Adaptativo-de-Inteligencia-General.aspx. Acesso em: 12 jan. 2023.
ALMEIDA, L. S. Inteligência: definição e medida. Aveiro: CIDInE, 1994.
ALMEIDA, L. S. As aptidões na definição e avaliação da inteligência: o concurso da análise fatorial. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 12, n. 23, p. 5-17, 2002. DOI: 10.1590/S0103-863X2002000200002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2002000200002. Acesso em: 15 mar. 2023.
ALMEIDA, L. S.; FERRANDO, M.; FERREIRA, A. I.; PRIETO, M. D.; FERNÁNDEZ, M. C.; SAINZ, M. Inteligências múltiplas de Gardner: é possível pensar a inteligência sem um factor g? Psychologica, Coimbra, n. 50, p. 41-55, 2009. DOI: 10.14195/1647-8606_50_3. Disponível em: https://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/1647-8606_50_3. Acesso em: 09 jun. 2023.
CANÁRIAS. Consejería de Educación, Universidades, Cultura y Deportes. Alumnado con altas capacidades intelectuales. [S. l.: s. n], 2023.
Disponível em: https://www.gobiernodecanarias.org/educacion/web/servicios/necesidades_apoyo_educativo/otras_neae/altas_capacidades_intelectuales/. Acesso em:23 maio 2023.
CARROLL, J. Human Cognitive Abilities. A Survey of Factor-Analytic Studies. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.
CASTELLÓ, A. Concepto de superdotación y modelos de inteligencia. In: BENITO MATE, Y. (coord.). Desarrollo y educación de los niños superdotados. 2. ed. Salamanca: Amarú Ediciones, 1996.
CLEVENGER, A. J. Non-cognitive attributes: correlations to high ability students’academic achievement. Orientador: Marilynn Quick, 2018. 166 f. Tese (Doutorado em Educação) – Ball State University, Muncie, Indiana, Estados Unidos, 2018.
CLINKENBEARD, P. R. Motivation and gifted students: Implications of theory and research. Psychology in the Schools, [S. l.], v. 49, n. 7, p. 622-630, 2012. Disponível em: DOI: 10.1002/pits.21628. Disponível em: https://doi.org/10.1002/pits.21628. Acesso em: 05 jul. 2023.
CODY, M. A. A closer look at mindset and grit among third grade students in gifted education: A comparative study. Orientadora: Sarah Watt, 2019. 32 f. Dissertação (Especialista Educacional) – Miami University, Oxford, Ohio, Estados Unidos, 2019.
COSTA, M. de P. R. da; RANGNI, R. de A. Altas habilidades/superdotação e deficiência: dupla necessidade educacional. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 5, n. 2, p. 208–217, 2011. DOI: 10.21723/riaee.v5i2.3484. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/3484. Acesso em: 7 abr. 2023.
DATU, J. A. D.; YUEN, M.; FUNG, E.; ZHANG, J.; CHAN, S.; WU, F. The Satisfied Lives of Gifted and Gritty Adolescents: Linking Grit to Career Self-Efficacy and Life Satisfaction. Journal of Early Adolescence, [S. l.], v. 42, n. 8, p. 1–21, 2022. DOI: 10.1177/02724316221096082. Disponível em: https://doi.org/10.1177/02724316221096082. Acesso em: 08 jun. 2023.
DIXSON, D. D.; WORRELL, F. C.; OLSZEWSKI-KUBILIUS, P.; SUBOTNIK, R. F. Beyond perceived ability: the contribution of psychosocial factors to academic performance. Annals of the New York Academy of Sciences, [S. l.], v. 1377, p. 67-77, 2016. DOI: 10.1111/nyas.13210. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27626785/. Acesso em:
DUCKWORTH, A.; PETERSON, P.; MATTHEWS, M. D.; KELLY, D. R. Grit: Perseverance and passion for long term goals. Journal of Personality and Social Psychology, [S. l.], v. 92, n. 6, p. 1087–1101, 2007.
DUCKWORTH, A. L.; QUINN, P. D. Development and validation of the Short Grit Scale (GritS). Journal of Personality Assessment, [S. l.], v. 91, p. 166-174, 2009.
DUCKWORTH, A. L. Grit: The power of passion and perseverance. New York: Scribner, 2016.
ESPANHA. Ley Orgánica 3/2018, de 5 de diciembre, de Protección de Datos Personales y garantía de los derechos digitales. Boletín Oficial del Estado, 294 de 6 de diciembre. Disponível em: https://www.boe.es/eli/es/lo/2018/12/05/3. Acesso em: 27 dez. 2022.
ESTEVES FAJARDO, Z.; CHENET ZUTA, M. E.; PIBAQUE PONCE, M. S.; CHÁVEZ ROCHA, M. L. Estilos de aprendizaje para la superdotación en el talento humano de estudiantes universitários. Revista de Ciencias Sociales, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 225-235, abr./jun. 2020. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7500754. Acesso em: 27 maio. 2023.
FONTELLES, M. J; SIMÕES, M. G.; FARIAS, S. H.; FONTELLES, R. G. S. Metodologia da pesquisa científica: diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa/ Scientific research methodology: guidelines for elaboration of a research protocol. Rev. Para. Med., [S. l.], v. 23, n. 3, jul./set. 2009. Disponível em: files.bvs.br/upload/S/0101-5907/2009/v23n3/a1967.pdf. Acesso em: 10 jun. 2023.
GARDNER, H. Frames of mind: The theory of multiple intelligences. New York: Basic Books, 1983.
GOLEMAN, D. Inteligência emocional. Tradução de Mário Dias Correia. 9. ed. Lisboa: Temas e Debates, 2000.
GOLEMAN, D. Inteligência social: o poder oculto das relações humanas. São Paulo: Ed. Campus, 2006.
KASSAR, M. C. M. Neurologia e implicações pedagógicas. In: MELETTI, S. M. F.; KASSAR, M. C. M. (org.). Escolarização de alunos com deficiências: desafios e possibilidades. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2013. p. 77-107.
MAIA-PINTO, R. R. Aceleração de ensino na educação infantil: percepção de alunos superdotados, mães e professores. Brasília: UNB. 2012. 153 f. Tese (Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde) – Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
MARÔCO, J. Análise Estatística com o SPSS Statistics. 6. ed. Reportnumber: Perô Pinheiro, 2014.
MARTINS, A. A.; ALVES, A. F.; ALMEIDA, S. L. A estrutura da inteligência na infância: desenvolvimento e diferenciação cognitiva. Internacional Journal of Developmental and Educational Psycology, [S. l.], v. 01, n. 01, p. 57-66, 2015. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/35754. Acesso em: 13 dez. 2022.
MILLWARD, P.; WARDMAN, J.; RUBIE-DAVIES, C. Becoming and being a talented undergraduate student. Higher Education Research & Development, [S. l.], v. 36, n. 6, p. 1242-1255, 2016. DOI: 10.1080/07294360.2016.1144569. Disponível em: https://doi.org/10.1080/07294360.2016.1144569. Acesso em: 13 jun. 2023.
PARK, G. H. The role of extracurricular activity in positive youth development. Orientador: Michael Sachs. 2010. 238 f. Tese (Doutorado em Filosofia) – Temple University, Filadélfia, Pensilvânia, Estados Unidos, 2010.
PÉREZ, E.; MEDRANO, L. A. Teorías contemporáneas de la inteligencia. Uma revisión crítica de la literatura. Psiencia: Revista Latinoamericana de Ciencia Psicológica, Buenos Aires, v. 05, n. 02, p. 105-118, nov. 2013. DOI: 10.5872/psiencia/5.2.32. Disponível em: http://www.psiencia.org/ojs/index.php/psiencia/article/view/113. Acesso em: 22 dez. 2022.
PÉREZ, J., APERRIBAI, L., CORTABARRÍA, L., BORGES, A. Examining the Most and Least Changeable Elements of the Social Representation of Giftedness. Sustainability, [S. l.], v. 12, n. 13, p. 5361, 2020. DOI: 10.3390/su12135361. Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-1050/12/13/5361. Acesso: 16 out. 2022.
POSTIGO GUTIÉRREZ, Á. Medición de los rasgos psicológicos de la persona empreendedora. Orientadores: Eduardo García Cueto; Marcelino Cuesta Izquierdo. 2021. 234 f. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) – Universidade de Oviedo, Espanha, 2021.
POSTIGO GUTIÉRREZ, Á., CUESTA, M., GARCÍA-CUETO, E., MENÉNDEZ-ALLER, Á., GONZÁLEZ-NUEVO, C., Y MUÑIZ, J. Grit assessment: Is one dimension enough? Journal of Personality Assessment, [S. l.], v. 103, n. 6, p. 786-796, 2021. DOI: 10.1080/00223891.2020.1848853. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00223891.2020.1848853. Acesso em: 10 jun. 2023.
RENZULLI, J. S. En qué consiste lo sobresaliente: un reexamen de la definición de sobresaliente y talentoso. Dossier, México, n. 5, p. 12-29, 1996.
RENZULLI. J. S. What Makes Giftedness? Reexamining a Definition. Kappan, [S. l.], v. 92, n. 08, p. 81-88, mai. 2011. DOI: 10.1177/003172171109200821. Disponível em: https://doi.org/10.1177/003172171109200821 Acesso em: 10 jun. 2023.
SÁNCHEZ, E. El modelo tetrártico de superdotación emergente. [The emerging model of giftedness quad]. Revista de Psicología y Educación, [S. l.], v. 1, n. 5, p. 51-68, 2010. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3630355 Acesso em: 05 jul. 2023.
SÁNCHEZ ANEAS, A. Altas capacidades intelectuales: sobredotación y talentos: Detección, evalución, diagnóstico e intervención educativa y familiar. Formación Alcalá: Alcalá la Real, 2013.
SCHELINI, P. W. Teoria das Inteligências fluida e cristalizada: início e evolução. Estudos de Psicologia, [S. l.], v. 11, n. 03, p. 323-332, 2006. DOI: 10.1590/S1413-294X2006000300010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epsic/a/BCX9HwQJpSFXjJSfVmrYDKH/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 17 jul. 2023.
STERNBERG, R. J. Beyond IQ: A triarchic theory of human intelligence. Cambridge: Cambridge University Press, 1985.
VYGOTSKY, L. S. The genesis of higher mental functions. In: J. V. WERTSCH (ed.). The concept of activity in soviet psycology. New York: Sharpe, 1981. p. 144-189.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Bárbara Amaral Martins, Amanda Rodrigues de Souza, África Borges
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.