Grit: Um traço característico de pessoas com altas capacidades?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.18851

Palavras-chave:

Altas habilidades, Superdotação, Grit, Educação Superior

Resumo

O grit corresponde à associação entre paixão e perseverança, expressa ao longo do tempo, frequentemente percebida em pessoas bem-sucedidas. Objetivou-se investigar se existe diferença entre estudantes universitários com e sem altas capacidades em termos de grit. O estudo apresenta desenho analítico, observacional e de corte transversal e contou com a participação de 188 estudantes universitários com e sem altas capacidades provenientes de universidades da Espanha e um da Alemanha. Para a coleta de dados, utilizou-se a Escala Grit de Oviedo (EGO) e o teste de inteligência geral Matrices-TAI. Os resultados revelaram que a diferença entre os grupos em termos de grit não possui significância estatística e refutaram a hipótese inicial de que as altas capacidades e o grit estariam relacionados. Acredita-se que o enfoque nas pontuações de QI para a identificação dos participantes com altas capacidades representa uma limitação do estudo e se sugerem novas investigações sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Amaral Martins, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação do Campus do Pantanal.

Amanda Rodrigues de Souza, Universidad Internacional de Valencia

Pós-doutora em Psicologia pela Universidad de La Laguna (ULL). Professora no Mestrado de Psicopedagogia.

África Borges, Universidad de La Laguna

Catedrática em Psicología na Universidad de La Laguna (ULL).

Referências

ABAD, F. J.; SÁNCHEZ-SÁNCHEZ, F.; SANTAMARÍA, P. Matrices-TAI. Test Adaptativo de Inteligencia General. [S. l.]: TEA Ediciones, 2023. https://web.teaediciones.com/Matrices-TAI-Test-Adaptativo-de-Inteligencia-General.aspx. Acesso em: 12 jan. 2023.

ALMEIDA, L. S. Inteligência: definição e medida. Aveiro: CIDInE, 1994.

ALMEIDA, L. S. As aptidões na definição e avaliação da inteligência: o concurso da análise fatorial. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 12, n. 23, p. 5-17, 2002. DOI: 10.1590/S0103-863X2002000200002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2002000200002. Acesso em: 15 mar. 2023.

ALMEIDA, L. S.; FERRANDO, M.; FERREIRA, A. I.; PRIETO, M. D.; FERNÁNDEZ, M. C.; SAINZ, M. Inteligências múltiplas de Gardner: é possível pensar a inteligência sem um factor g? Psychologica, Coimbra, n. 50, p. 41-55, 2009. DOI: 10.14195/1647-8606_50_3. Disponível em: https://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/1647-8606_50_3. Acesso em: 09 jun. 2023.

CANÁRIAS. Consejería de Educación, Universidades, Cultura y Deportes. Alumnado con altas capacidades intelectuales. [S. l.: s. n], 2023.

Disponível em: https://www.gobiernodecanarias.org/educacion/web/servicios/necesidades_apoyo_educativo/otras_neae/altas_capacidades_intelectuales/. Acesso em:23 maio 2023.

CARROLL, J. Human Cognitive Abilities. A Survey of Factor-Analytic Studies. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.

CASTELLÓ, A. Concepto de superdotación y modelos de inteligencia. In: BENITO MATE, Y. (coord.). Desarrollo y educación de los niños superdotados. 2. ed. Salamanca: Amarú Ediciones, 1996.

CLEVENGER, A. J. Non-cognitive attributes: correlations to high ability students’academic achievement. Orientador: Marilynn Quick, 2018. 166 f. Tese (Doutorado em Educação) – Ball State University, Muncie, Indiana, Estados Unidos, 2018.

CLINKENBEARD, P. R. Motivation and gifted students: Implications of theory and research. Psychology in the Schools, [S. l.], v. 49, n. 7, p. 622-630, 2012. Disponível em: DOI: 10.1002/pits.21628. Disponível em: https://doi.org/10.1002/pits.21628. Acesso em: 05 jul. 2023.

CODY, M. A. A closer look at mindset and grit among third grade students in gifted education: A comparative study. Orientadora: Sarah Watt, 2019. 32 f. Dissertação (Especialista Educacional) – Miami University, Oxford, Ohio, Estados Unidos, 2019.

COSTA, M. de P. R. da; RANGNI, R. de A. Altas habilidades/superdotação e deficiência: dupla necessidade educacional. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 5, n. 2, p. 208–217, 2011. DOI: 10.21723/riaee.v5i2.3484. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/3484. Acesso em: 7 abr. 2023.

DATU, J. A. D.; YUEN, M.; FUNG, E.; ZHANG, J.; CHAN, S.; WU, F. The Satisfied Lives of Gifted and Gritty Adolescents: Linking Grit to Career Self-Efficacy and Life Satisfaction. Journal of Early Adolescence, [S. l.], v. 42, n. 8, p. 1–21, 2022. DOI: 10.1177/02724316221096082. Disponível em: https://doi.org/10.1177/02724316221096082. Acesso em: 08 jun. 2023.

DIXSON, D. D.; WORRELL, F. C.; OLSZEWSKI-KUBILIUS, P.; SUBOTNIK, R. F. Beyond perceived ability: the contribution of psychosocial factors to academic performance. Annals of the New York Academy of Sciences, [S. l.], v. 1377, p. 67-77, 2016. DOI: 10.1111/nyas.13210. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27626785/. Acesso em:

DUCKWORTH, A.; PETERSON, P.; MATTHEWS, M. D.; KELLY, D. R. Grit: Perseverance and passion for long term goals. Journal of Personality and Social Psychology, [S. l.], v. 92, n. 6, p. 1087–1101, 2007.

DUCKWORTH, A. L.; QUINN, P. D. Development and validation of the Short Grit Scale (GritS). Journal of Personality Assessment, [S. l.], v. 91, p. 166-174, 2009.

DUCKWORTH, A. L. Grit: The power of passion and perseverance. New York: Scribner, 2016.

ESPANHA. Ley Orgánica 3/2018, de 5 de diciembre, de Protección de Datos Personales y garantía de los derechos digitales. Boletín Oficial del Estado, 294 de 6 de diciembre. Disponível em: https://www.boe.es/eli/es/lo/2018/12/05/3. Acesso em: 27 dez. 2022.

ESTEVES FAJARDO, Z.; CHENET ZUTA, M. E.; PIBAQUE PONCE, M. S.; CHÁVEZ ROCHA, M. L. Estilos de aprendizaje para la superdotación en el talento humano de estudiantes universitários. Revista de Ciencias Sociales, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 225-235, abr./jun. 2020. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7500754. Acesso em: 27 maio. 2023.

FONTELLES, M. J; SIMÕES, M. G.; FARIAS, S. H.; FONTELLES, R. G. S. Metodologia da pesquisa científica: diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa/ Scientific research methodology: guidelines for elaboration of a research protocol. Rev. Para. Med., [S. l.], v. 23, n. 3, jul./set. 2009. Disponível em: files.bvs.br/upload/S/0101-5907/2009/v23n3/a1967.pdf. Acesso em: 10 jun. 2023.

GARDNER, H. Frames of mind: The theory of multiple intelligences. New York: Basic Books, 1983.

GOLEMAN, D. Inteligência emocional. Tradução de Mário Dias Correia. 9. ed. Lisboa: Temas e Debates, 2000.

GOLEMAN, D. Inteligência social: o poder oculto das relações humanas. São Paulo: Ed. Campus, 2006.

KASSAR, M. C. M. Neurologia e implicações pedagógicas. In: MELETTI, S. M. F.; KASSAR, M. C. M. (org.). Escolarização de alunos com deficiências: desafios e possibilidades. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2013. p. 77-107.

MAIA-PINTO, R. R. Aceleração de ensino na educação infantil: percepção de alunos superdotados, mães e professores. Brasília: UNB. 2012. 153 f. Tese (Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde) – Universidade de Brasília, Brasília, 2012.

MARÔCO, J. Análise Estatística com o SPSS Statistics. 6. ed. Reportnumber: Perô Pinheiro, 2014.

MARTINS, A. A.; ALVES, A. F.; ALMEIDA, S. L. A estrutura da inteligência na infância: desenvolvimento e diferenciação cognitiva. Internacional Journal of Developmental and Educational Psycology, [S. l.], v. 01, n. 01, p. 57-66, 2015. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/35754. Acesso em: 13 dez. 2022.

MILLWARD, P.; WARDMAN, J.; RUBIE-DAVIES, C. Becoming and being a talented undergraduate student. Higher Education Research & Development, [S. l.], v. 36, n. 6, p. 1242-1255, 2016. DOI: 10.1080/07294360.2016.1144569. Disponível em: https://doi.org/10.1080/07294360.2016.1144569. Acesso em: 13 jun. 2023.

PARK, G. H. The role of extracurricular activity in positive youth development. Orientador: Michael Sachs. 2010. 238 f. Tese (Doutorado em Filosofia) – Temple University, Filadélfia, Pensilvânia, Estados Unidos, 2010.

PÉREZ, E.; MEDRANO, L. A. Teorías contemporáneas de la inteligencia. Uma revisión crítica de la literatura. Psiencia: Revista Latinoamericana de Ciencia Psicológica, Buenos Aires, v. 05, n. 02, p. 105-118, nov. 2013. DOI: 10.5872/psiencia/5.2.32. Disponível em: http://www.psiencia.org/ojs/index.php/psiencia/article/view/113. Acesso em: 22 dez. 2022.

PÉREZ, J., APERRIBAI, L., CORTABARRÍA, L., BORGES, A. Examining the Most and Least Changeable Elements of the Social Representation of Giftedness. Sustainability, [S. l.], v. 12, n. 13, p. 5361, 2020. DOI: 10.3390/su12135361. Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-1050/12/13/5361. Acesso: 16 out. 2022.

POSTIGO GUTIÉRREZ, Á. Medición de los rasgos psicológicos de la persona empreendedora. Orientadores: Eduardo García Cueto; Marcelino Cuesta Izquierdo. 2021. 234 f. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) – Universidade de Oviedo, Espanha, 2021.

POSTIGO GUTIÉRREZ, Á., CUESTA, M., GARCÍA-CUETO, E., MENÉNDEZ-ALLER, Á., GONZÁLEZ-NUEVO, C., Y MUÑIZ, J. Grit assessment: Is one dimension enough? Journal of Personality Assessment, [S. l.], v. 103, n. 6, p. 786-796, 2021. DOI: 10.1080/00223891.2020.1848853. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00223891.2020.1848853. Acesso em: 10 jun. 2023.

RENZULLI, J. S. En qué consiste lo sobresaliente: un reexamen de la definición de sobresaliente y talentoso. Dossier, México, n. 5, p. 12-29, 1996.

RENZULLI. J. S. What Makes Giftedness? Reexamining a Definition. Kappan, [S. l.], v. 92, n. 08, p. 81-88, mai. 2011. DOI: 10.1177/003172171109200821. Disponível em: https://doi.org/10.1177/003172171109200821 Acesso em: 10 jun. 2023.

SÁNCHEZ, E. El modelo tetrártico de superdotación emergente. [The emerging model of giftedness quad]. Revista de Psicología y Educación, [S. l.], v. 1, n. 5, p. 51-68, 2010. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3630355 Acesso em: 05 jul. 2023.

SÁNCHEZ ANEAS, A. Altas capacidades intelectuales: sobredotación y talentos: Detección, evalución, diagnóstico e intervención educativa y familiar. Formación Alcalá: Alcalá la Real, 2013.

SCHELINI, P. W. Teoria das Inteligências fluida e cristalizada: início e evolução. Estudos de Psicologia, [S. l.], v. 11, n. 03, p. 323-332, 2006. DOI: 10.1590/S1413-294X2006000300010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epsic/a/BCX9HwQJpSFXjJSfVmrYDKH/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 17 jul. 2023.

STERNBERG, R. J. Beyond IQ: A triarchic theory of human intelligence. Cambridge: Cambridge University Press, 1985.

VYGOTSKY, L. S. The genesis of higher mental functions. In: J. V. WERTSCH (ed.). The concept of activity in soviet psycology. New York: Sharpe, 1981. p. 144-189.

Publicado

27/12/2023

Como Citar

MARTINS, B. A.; SOUZA, A. R. de; BORGES, África. Grit: Um traço característico de pessoas com altas capacidades?. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023162, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.18851. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18851. Acesso em: 26 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos