Grit: Um traço característico de pessoas com altas capacidades?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.18851

Palavras-chave:

Altas habilidades, Superdotação, Grit, Educação Superior

Resumo

O grit corresponde à associação entre paixão e perseverança, expressa ao longo do tempo, frequentemente percebida em pessoas bem-sucedidas. Objetivou-se investigar se existe diferença entre estudantes universitários com e sem altas capacidades em termos de grit. O estudo apresenta desenho analítico, observacional e de corte transversal e contou com a participação de 188 estudantes universitários com e sem altas capacidades provenientes de universidades da Espanha e um da Alemanha. Para a coleta de dados, utilizou-se a Escala Grit de Oviedo (EGO) e o teste de inteligência geral Matrices-TAI. Os resultados revelaram que a diferença entre os grupos em termos de grit não possui significância estatística e refutaram a hipótese inicial de que as altas capacidades e o grit estariam relacionados. Acredita-se que o enfoque nas pontuações de QI para a identificação dos participantes com altas capacidades representa uma limitação do estudo e se sugerem novas investigações sobre o tema.

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Biografia do Autor

Bárbara Amaral Martins, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação do Campus do Pantanal.

Amanda Rodrigues de Souza, Universidad Internacional de Valencia

Pós-doutora em Psicologia pela Universidad de La Laguna (ULL). Professora no Mestrado de Psicopedagogia.

África Borges, Universidad de La Laguna

Catedrática em Psicología na Universidad de La Laguna (ULL).

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Publicado

27/12/2023

Como Citar

MARTINS, B. A.; SOUZA, A. R. de; BORGES, África. Grit: Um traço característico de pessoas com altas capacidades?. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023162, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.18851. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18851. Acesso em: 2 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos