Dialogar com crianças

O que aprendemos com elas?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.18858

Palavras-chave:

Reflexividade narrativa, Agentividade, Narrativas de crianças, Aprendizagens biográficas

Resumo

O artigo coloca em debate modos de dialogar com crianças no âmbito da pesquisa qualitativa em educação. O estudo pauta-se em narrativas de crianças sobre as experiências por elas vividas em instituições voltadas para a infância. Apresenta-se, inicialmente, o quadro teórico para em seguida focalizar os cenários da pesquisa, os desafios de métodos e protocolos utilizados ao longo de onze anos de pesquisas realizadas com crianças. O interesse é problematizar o desdobramento desses diálogos sob o prisma do olhar de quem pesquisa e das aprendizagens que se fazem mutuamente entre pesquisadores e crianças. Conclui-se pela importância desses diálogos como base necessária à formação do pesquisador, da criança, de seus professores e de implementação de políticas públicas para o bem-estar da criança nas instituições por elas responsáveis.

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Biografia do Autor

Ecleide Cunico Furlanetto, Universidade Cidade de São Paulo

Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais. Doutora em Educação (PUC-SP).

Maria Passeggi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Universidade Cidade de São Paulo

Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutora em Linguística e Mestre em Letras Modernas pela Université Paul Valéry (Montpellier-França). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D

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Publicado

28/12/2023

Como Citar

FURLANETTO, E. C.; PASSEGGI, M. Dialogar com crianças: O que aprendemos com elas?. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023167, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.18858. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18858. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos