Dialogar com crianças
O que aprendemos com elas?
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.18858Palavras-chave:
Reflexividade narrativa, Agentividade, Narrativas de crianças, Aprendizagens biográficasResumo
O artigo coloca em debate modos de dialogar com crianças no âmbito da pesquisa qualitativa em educação. O estudo pauta-se em narrativas de crianças sobre as experiências por elas vividas em instituições voltadas para a infância. Apresenta-se, inicialmente, o quadro teórico para em seguida focalizar os cenários da pesquisa, os desafios de métodos e protocolos utilizados ao longo de onze anos de pesquisas realizadas com crianças. O interesse é problematizar o desdobramento desses diálogos sob o prisma do olhar de quem pesquisa e das aprendizagens que se fazem mutuamente entre pesquisadores e crianças. Conclui-se pela importância desses diálogos como base necessária à formação do pesquisador, da criança, de seus professores e de implementação de políticas públicas para o bem-estar da criança nas instituições por elas responsáveis.
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