Relatos e retratos de vidas e vivências femininas

Autores

  • Rosane Duarte Rosa Seluchinesk Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação e Linguagem, Campus Jane Vanine, Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres – Mato Grosso – Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6182-9582
  • Adriano Batista Castorino Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap) – Campus de Palmas- Universidade Federal do Tocantins, Palmas – Tocantins – Brasil. https://orcid.org/0000-0001-7979-6694
  • Géssica Souza Lacerda Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação e Linguagem, Campus Jane Vanine, Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres – Mato Grosso – Brasil. https://orcid.org/0009-0000-4498-3393

Palavras-chave:

Natureza, Educação, Feminismo, Mato Grosso

Resumo

Este estudo é focado na interação feminina com ambiente, no Estado de Mato Grosso. O ambiente aqui se constitui em espaços de vivências com a natureza e consequente uso de recursos naturais. O objetivo é conhecer como se dá a relação mulher e natureza, nos propomos a ouvir as mulheres. Como método de estudo foi utilizado a pesquisa qualitativa e etnográfica, com interface na pesquisa participativa, pautada na história de vida. O que se observa nas falas das mulheres que estas se consideram, assim como a natureza, geradoras de vidas. Mesmo sendo dotadas da condição criadora, isso não afasta o fato de que são violadas constantemente, perpetuando o modelo de relação predatória que é o prisma do poder masculino. Por isso, é urgente distinguir, dentro da ação humana, os processos de pertencimento e reciprocidade, próprios do universo feminino, do modelo predatório machista.

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.1948801

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Biografia do Autor

Rosane Duarte Rosa Seluchinesk, Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação e Linguagem, Campus Jane Vanine, Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres – Mato Grosso – Brasil.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1993) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1999) e Doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2008). Estância Acadêmica em Estudos de Gênero na Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Atualmente é professor titular da Universidade do Estado de Mato Grosso na graduação e pós-graduação. Tem experiência na área de estudos sobre educação, ocupação da Amazônia, meio ambiente, desenvolvimento sustentável, gestão e políticas públicas, formação de professores e estudos de gênero. Desenvolve projeto de pesquisa, ensino e extensão com pequenos agricultores e assentados, quilombolas, ribeirinhos e povos indígenas.

Adriano Batista Castorino, Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap) – Campus de Palmas- Universidade Federal do Tocantins, Palmas – Tocantins – Brasil.

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Goiás (2004), mestrado em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins (2011) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014). Pós-Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2021). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, cultura, gestão pública, imaginário, literatura e ciências sociais.

Géssica Souza Lacerda, Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação e Linguagem, Campus Jane Vanine, Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres – Mato Grosso – Brasil.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2017). Especialização em Química e Física - Faculdade FUTURA (2018) e segunda licenciatura em Física pela instituição FAVENI -Faculdade Venda Nova do Imigrante (2021). Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação – PPGEdu pela Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT. É professora da Educação Básica na rede estadual de ensino de Mato Grosso. Realiza pesquisas com populações assentadas nas áreas de Educação Ambiental, Educação Popular e Estudos de Gênero e ambiente.

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Publicado

30/12/2024

Como Citar

SELUCHINESK, R. D. R.; CASTORINO, A. B.; LACERDA, G. S. Relatos e retratos de vidas e vivências femininas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.3, p. e19488, 2024. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19488. Acesso em: 14 jan. 2025.