O universo feminino como centro de interesse e de estudo em teses de doutorado: notas para a reflexão a partir de uma pesquisa bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v3i.2686Palavras-chave:
Gênero, Mídia, Sexualidade, Revistas Femininas,Resumo
O presente artigo se propõe a analisar produções acadêmicas de doutorado, que se utilizaram da mídia escrita em revistas voltadas especificamente ao público feminino, defendidas entre 1999 e 2007. O objetivo da pesquisa foi verificar como pesquisadores que tratam do tema têm contribuído para a compreensão do modo que a mulher é retratada na mídia escrita. As teses de doutorado foram escritas por mulheres que falam sobre o sexo feminino a partir de revistas destinadas prioritariamente para esse público, exceção feita no estudo da Revista de Educação Physica, que não guarda especificamente essa característica. Os resultados encontrados nas diferentes produções retratam a mulher em sua condição de submissão feminina; de culto ao corpo; e sua sexualidade, construindo de modo relativamente explicito, um ideal de mulher; o comportamento feminino condizente a classe social e ao espaço urbano; ser mãe; ser esposa; sua forma de pensar; sua educação; seu lugar de consumidora; seu lugar no espaço público; sua atuação no mercado de trabalho; e estereótipos a ser seguido e consumido. É possível concluir que as características que fazem parte do universo feminino referem-se à higiene da mulher das classes média e alta urbana; construção do novo papel social da mulher mãe; a mulher como necessitada de ajuda; a mulher que precisa ver seu corpo grávido governado e regulado pelos especialistas; interferir na subjetivação de meninas e mulheres contemporâneas em sua forma de pensar, e em sua educação; conceberem as mulheres como excelente opção de mercado consumidor; reconhecerem a necessidade de modificar seus hábitos e atitudes; por fim de educar o corpo da mulher.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.