Análise comparativa de um documento de adequação curricular

Autores

  • Ana Lúcia Côrrea Varella
  • Laura Moreira Borelli
  • Lucia Pereira Leite
  • Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v5i2.3482

Resumo

A partir dos ideários de educação inclusiva, buscam-se meios e instrumentais que possam oferecer condições diferenciadas para possibilitar o acesso aos mesmos direitos às pessoas com diferentes necessidades. Neste sentido, elaborou-se um documento individual de adequação curricular, que foi aplicado a professores de alunos com necessidades educacionais especiais, em particular alunos com deficiência ou forte indicativo, em diversas escolas do ensino público de uma cidade do oeste paulista. O trabalho aqui apresentado tem como objetivo apresentar uma análise comparativa da avaliação do documento de adequação curricular por dois diferentes grupos de professores, o primeiro (G-1) já teve contato com o instrumento, e o segundo (G-2) o desconhece. A metodologia utilizada foi a aplicação de questionário composto de 11 questões de múltipla escolha, das quais duas solicitavam justificativas. Observou-se que a avaliação do documento foi positiva para a maior parte dos participantes de G-1, e os participantes de G-2 apontam interesse em ter um instrumento que facilite a atividade do professor e a aprendizagem com esse alunado. Tais resultados indicam que o ACI pode ser útil enquanto um recurso didático capaz de orientar a prática pedagógica e para que alunos com deficiência acessem o currículo comum.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

09/03/2011

Como Citar

VARELLA, A. L. C.; BORELLI, L. M.; LEITE, L. P.; MARTINS, S. E. S. de O. Análise comparativa de um documento de adequação curricular. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 5, n. 2, p. 183–195, 2011. DOI: 10.21723/riaee.v5i2.3482. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/3482. Acesso em: 11 maio. 2021.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)