Formação docente e prática reflexiva: interesses políticos e ideológicos na interpretação do conceito

Autores

  • Silvia Regina Pincerato Petrilli
  • Dulce Maria Pompêo Camargo

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v1i1.431

Resumo

O presente trabalho é parte da pesquisa de mestrado desenvolvida no Laboratório de Ensino, Sociedade e Cultura (LESC) do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC/Campinas, cujo objetivo foi fazer um estudo crítico sobre a formação docente, partindo da ampla disseminação e apropriação dos conceitos de professor e prática reflexiva. Buscamos pelo ser professor no exercício da profissão no interior de um grupo de formação continuada em serviço, procurando compreender o papel da formação continuada, o que aprendem no dia-a-dia do processo formador, e a importância da Universidade nesse processo. O referencial teórico fundamentou-se em estudos e pesquisas sobre a prática reflexiva na formação docente no Brasil e no mundo, de forma a interpretar dialeticamente a realidade educacional, possibilitando, assim, diante das inúmeras críticas ao paradigma da racionalidade técnica, compreender o papel da reflexão no desenvolvimento profissional do professor, bem como as possibilidades de mudança.

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Publicado

06/12/2007

Como Citar

PETRILLI, S. R. P.; CAMARGO, D. M. P. Formação docente e prática reflexiva: interesses políticos e ideológicos na interpretação do conceito. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 1, n. 1, p. 54–63, 2007. DOI: 10.21723/riaee.v1i1.431. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/431. Acesso em: 28 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos