Política de reforço escolar e estudos de recuperação na rede municipal de ensino: entre o dito e o feito.

Ana Claudia Celice Vasconcelos Alves, Iraíde Marques Barreiro de Freitas

Resumo


Este trabalho, em andamento, tem por objetivo analisar a proposta de reforço escolar e estudos de recuperação de uma rede municipal de ensino do interior paulista, no que concerne à implementação do programa nas escolas de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental e à articulação entre os responsáveis pela proposta legal e os gestores das unidades escolares. Para análise nos fundamentamos na abordagem qualitativa. O reforço escolar e os estudos de recuperação fazem parte de propostas do sistema educacional brasileiro no combate ao fracasso escolar. Ao longo desses anos, são explicitados pela forma das políticas educacionais que os sistematizam e os legitimam. Parece haver, contudo, um distanciamento entre as iniciativas do poder público e a realidade articulada dentro da escola, passando a fazer parte deste estudo identificar elementos que compõem os desafios da implantação da proposta de reforço e recuperação, desde a rede municipal até as unidades escolares.

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DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v1i2.445



Direitos autorais 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação

 

Rev. Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1982-5587

DOI Prefix: 10.21723/riaee

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